ANÁLISE: Samsung ST550

ANÁLISE: Samsung ST550

A Samsung ST5500 é uma inovadora câmera de 14.2 megapixels com conectividade wi-fi integrada e uma tela AMOLED de 3,7 polegadas touchscreen. A ST5500 ainda suporta outras formas de conexão wireless, o Bluetooth e o DLNA, e pode mandar fotos e vídeos por e-mail ou subir direto para websites populares como Facebook, Picasa e Youtube.

Com uma lente Schneider-Kreuznach com zoom óptico de 7x e estabilizador óptico, a ST5500 faz vídeos HD em 720p e 30 fps usando o formato H.264.

Características técnicas:

Foto
Resolução:
14.5 megapixels
Lente: f = 5.6 - 39.2 mm (equivalente a filme de 35 mm : 31 - 217 mm) - Marca: Schneider-Kreuznach
Estabilização de imagem:
Duplo (óptico e eletrônico)
Foco: Foco automÁtico (Multi af, Af central, AF de reconhecimento de faces, AF de detecção de faces, Smart Touch AF, Fotografía com um toque)
ISO: 80-3200
Sensor: CCD 1 / 2.3″
Alcance do flash: Amplo : 0.3 m - 3.2 m, Tele : 0.5 m - 1.9 m

Vídeo
Resolução mÁxima: HD (720p), FPS: 30
Codec: H.264

Alimentação: Bateria de íons de lítio (1130 mAh)
Dimensões: 103.8 x 58.3 x 19.6 mm
Peso: 161.1 g

{break::Desenho e funcionalidades}A Samsung ST5500 é a primeira câmera digital a ser fabricada usando a técnica Hydro-Forming, que usa Água para modelar as peças, o que permitiu à Samsung incorporar ao desenho curvas acentuadas, especialmente em torno da lente, mantendo junções perfeitas entre as peças.

Seu corpo conta com uma estrutura interna em metal, na qual o corpo plÁstico é encaixado. A solidez desta câmera é algo que impressiona. Tudo nela é firme e perfeitamente encaixado, mesmo as partes móveis como a tampa da bateria e das conexões USB.

A beleza da ST5500 chama atenção jÁ nos primeiros momentos. O desenho é elegante, discreto e de muito bom gosto. Elegância, inclusive, é uma das principais características da ST5500 e para isto a Samsung caprichou nos detalhes. Toques finos como as especificações da lente, que só são exibidas quando a câmera estÁ ligada, aparecendo refletidas em um anel côncavo espelhado que circunda o conjunto óptico, dão à ST5500 um ar de sofisticação.

- Continua após a publicidade -




Com apenas três botões, graças à tela touchscreen de 3,7 polegadas que peca apenas por ser resistiva, o seu desenho é todo harmonioso e conta com soluções interessantes. Ao apoiar a câmera sobre uma superfície, sua lente fica em um ângulo de 7 graus, apontando pra cima. O objetivo é facilitar auto-retratos e fotos em grupo no estilo "câmera na estante, acione o timer, corra, junte-se aos amigos e sorria".


O botão do disparador também é inclinado para frente em alguns poucos graus, facilitando auto-retratos, especialmente no estilo "câmera ao alto, sorriso no rosto e decote", tão comum em redes sociais.

Claro que essas mudanças no desenho podem causar certo estranhamento em pessoas mais habituadas a câmeras "normais", mas são úteis em uma câmera como a ST5500, que leva a filosofia "point-and-shoot" ao extremo (como serÁ explicado adiante). São detalhes que mostram que a Samsung não mediu esforços para agradar seu público alvo: o fotógrafo casual.

{break::Aspectos técnicos e operação - I}A ST5500 conta com zoom óptico de 7X, que estende sua distância focal de 31mm para 217mm. Apesar de algumas câmeras concorrentes oferecerem mais zoom e ângulos mais abertos, os números da ST5500 são o suficiente para praticamente qualquer foto, de paisagens a retratos.


- Continua após a publicidade -

A lente desta câmera não é exatamente das mais luminosas, com f/3.3 em 31 mm e f/5.5 em 217mm, mas o duplo estabilizador de imagem (óptico e digital) ajuda em situações de baixa luz - jÁ que, como a lente não é muito luminosa, a falta de luz tem de ser compensada com mais tempo de exposição, o que gera imagens "tremidas".

O ISO vai de 80 a 3200, o que é bastante adequado para uma câmera do porte da ST5500.

{break::Aspectos técnicos e operação - II}O flash é adequado para a proposta da câmera e fica muito bem posicionado, tornando quase impossível deixar acidentalmentte o dedo sobre ele.

O zoom leva aproximadamente dois segundos para ir de 31mm para 217mm, um número bom. Uma vez que o zoom foi setado e o fotógrafo conseguiu a composição desejada, apertar o disparador até a metade do seu curso faz com que a câmera determine o foco e a exposição. O ponto de foco automÁtico pisca em verde na tela e um "bip" confirma que a câmera estÁ pronta para o disparo. Apesar da operação parecer complexa, em geral leva pouco mais de alguns décimos de segundo.

As opções para Área de foco incluem foco automÁtico no centro, foco múltiplo e a função One Touch Shooting, que permite que se sete o ponto de foco encostando no ponto desejado no display. O destaque fica para a função Smart Touch AF, que faz com que a câmera siga o objeto escolhido como ponto de foco e mantenha-o focado mesmo que ele se mova.

Os tempos de resposta da ST5500 são mínimos. Mesmo com fotos na resolução mÁxima, a câmera leva pouco mais de dois segundos para armazenÁ-las na memória.

{break::Aspectos técnicos e operação - III}O display AMOLED de 3,7 polegadas apresenta alta resolução e luminosidade. Mesmo sob sol é fÁcil operÁ-lo, o que é importante jÁ que praticamente todas as funções da câmera são controladas nele.

- Continua após a publicidade -


A experiência geral com esta câmera é agradÁvel, graças especialmente a alta resolução do display, menu intuitivo e os comandos por gesto que, apesar de frequentemente presentes em outros dispositivos, como smartphones, são impressionantes em uma câmera digial. Algumas ações, como deletar uma imagem, podem ser feitas através de gestos na tela, algo útil quando se estÁ com preguiça de achar o ícone específico na tela.

Para pessoas especialmente preguiçosas, a ST550 ainda permite que se use o acelerômetro para comandÁ-la. Inclinando a câmera para os lados, por exemplo, alterna-se entre os arquivos no modo playback.

Um ícone sempre presente no topo esquerdo da tela fornece acesso rÁpído aos modos de disparo. HÁ lÁ os habituais modo automÁtico e P (que permite que se faça alguns ajustes), além dos modos de cena. O destaque aqui fica para o modo Smart Auto, que faz com que a  ST5500 mostre realmente a que veio. Com ele, não é necessÁrio nem mesmo selecionar o modo de cena, jÁ que a câmera "descobre" sozinha e faz o melhor ajuste. Mesmo o modo macro é ativado automaticamente ao aproximar a câmera de um objeto. É este modo, combinado com a pouca possibilidade de ajustes mesmo nos outros modos, que faz com que a ST5500, como dito antes, leve a filosofia "point-and-shoot" ao extremo.

Esses detalhes mostram bem o foco da ST5500, o fotógrafo casual, que vai se focar em fotos da família ou com os amigos. Daí o fato da integração com redes sociais e e-mail ser tão privilegiada. Vale destacar que a câmera conecta-se facilmente a redes wi-fi e o upload das fotos é facilitado por ícones exclusivos para este fim.


Visando esse público, hÁ ainda o clÁssico disparo comandado por sorriso e foco automÁtico no rosto. Algo que me parece exclusividade, porém, é um dos modos, chamado Beauty Shot, que promete retocar automaticamente a pele das pessoas, fazendo-as parecerem mais bonitas e economizando horas preciosas no Photoshop antes de subir a foto no Orkut. Abaixo vai um comparativo da pele da mesma pessoa usando o modo Beauty Shot e o modo automÁtico da câmera.

A ST5500 usa o formato MicroSD para cartão de memória, o que não é o mais adequado para câmeras, jÁ que frequentemente leva-se mais de um cartão para estender a capacidade de armazenamento e um MicroSD, devido ao seu tamanho, é muito fÁcil de ser extraviado. Provavelmente seria mais interessante equipar esta câmera com um slot para cartões SD/SDHC, que são inclusive mais baratos.

A ST5500 oferece vídeos de uma qualidade no mÁximo razoÁvel, com resolução de 1280x720 pixels (HD). Durante as filmagens foram notadas distorções, ruído e opacidade nas cores. Aspecto interessante é a possibilidade de pausar a filmagem e continuar no mesmo arquivo, o que permite uma certa edição rudimentar nas filmagens. Todo o alcance do zoom é utilizÁvel durante as filmagens, que são feitas no formato H.264. A taxa de quadros mÁxima em HD é 30 fps, mas em resoluções maiores ela faz até 60 fps.

Para exibir os vídeos e as fotos diretamente em um monitor ou HDTV, hÁ uma porta HDMI próxima ao conector que carrega a câmera.

{break::Testes de imagem}Para os testes, além da ST5500, utilizamos uma Sony Cybershot DSC-T90, concorrente da ST5500, e uma Canon EOS Rebel XSi reflex, apenas a título de comparação. Para tal, deixamos as três câmeras no modo automÁtico e com qualidade de 12 megapixels, o mÁximo que a DSC-T90 e a Canon XSi fazem.


À esquerda, a Sony DSC-T90, concorrente da ST5500. À direita a Canon EOS Rebel XSi, uma câmera semi-profissional.

A DSC-T90 foi escolhida por bater de frente com a ST5500. É uma "point-and-shoot" de 12.1 megapixels e display touchscreen. Ela leva vantagem no vídeo, jÁ que faz FullHD. Nas fotografias, você pode tirar suas conclusões abaixo.

 A Canon EOS Rebel XSi foi utilizada apenas a título de curiosidade. Ela se destina ao mercado semi profissional e não compete com a ST5500. O comparativo, porém, serve para mostrar que em situações normais, não hÁ necessidade de uma câmera reflex para fazer uma boa foto. Os resultados obtidos com câmeras" point-and-shoot", mais discretas e prÁticas são bem parecidos. 

No final, hÁ uma demonstração do ruído na imagem na medida em que se amplia o zoom na ST5500.

  

A primeira imagem do teste mostra a fidelidade na reprodução das cores pelas câmeras. A ordem das fotos é Samsung ST5500, Sony DSC-t90, Canon EOS Rebel XSi.

A segunda imagem mostra a fidelidade na reprodução de contraste entre luz e sombra em condições de pouca luz. A ordem das fotos é Samsung ST5500, Sony DSC-t90, Canon EOS Rebel XSi.

  

Reparem na última imagem o aumento do ruído a medida que se aumenta o ISO (sensibilidade). Isso é normal com qualquer câmera e a ST5500 se saiu bem no teste, tendo um aumento praticamente imperceptível até o ISO 800.

{break::Conclusão}A Samsung caprichou na ST5500. Uma câmera que atende como poucas o seu público alvo: quem simplesmente quer uma boa foto e não se preocupa muito em saber como a fotografia funciona, nem tem vontade de explorar possibilidades de ajustes. 

Muito mais prÁtica e discreta que uma câmera reflex, a ST5500 é capaz de fotos com qualidade bem parecida, desde que se tenha as condições adequadas de iluminação. Conectividade também é um ponto alto, com destaque para a integração com o Facebook e o Picasa.

Com construção e acabamento impecÁvel e visual elegante a ST5500 é recomendada para quem quer uma câmera simples para operar e rica em recursos.

UPDATE: Na postagem da review havia faltado a nota do vídeo. Com a postagem, a nota geral da câmera foi alterada.

PRÓS
Conectividade sem fio
Tela grande e de alta qualidade
Facilidade de uso
CONTRAS
Falta de possibilidade de ajustes mais completos de exposição
Vídeo poderia ser melhor
Cabo USB com conexão proprietÁria
Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.