ANÁLISE: Tt eSports Challenger Pro Gaming Keyboard

ANÁLISE: Tt eSports Challenger Pro Gaming Keyboard

A linha Tt eSports é o resultado de uma tentativa da consagrada Thermaltake de se aventurar no mundo dos acessórios para gamers. O Challenger Pro é, junto com o teclado Challenger e o mouse Black, um dos primeiros frutos desta empreitada. O teclado vem com teclas de perfil baixo no padrão ABNT 2 e conta com quatro perfis de uso (que serão detalhados no decorrer da review), com possibilidade para cadastrar até 10 teclas macro por perfil, além de 6 teclas multimídia. Uma característica interessante da linha é a presença de um pequeno cooler que pode ser posicionado em uma das extremidades superiores do teclado e serve para evitar que o jogador fique com as mãos suadas.

Características técnicas:

Teclado
- Interface: USB
- Sistema operacional: Windows 7/Vista/XP
- Teclas macro: 10
- Teclas multimídia: 6
- Comprimento do cabo: 2m
- Dimensões (largura x altura x profundidade): 505mm x 195mm x 27 mm
- 2 entradas USB 2.0

Cooler
- Velocidade: 6,000 RPM(±15%)
- Nível de ruído: 21.7dB
- Voltagem: DC 5.0V
- Durabilidade estimada: 50 mil horas
- Dimensões (largura x altura x profundidade) (LxWxH): 30x30x10mm 

{break::Design e conforto}

Bem menos discreto que seu irmão menor, Challenger, o Challenger Pro chama atenção jÁ na primeira olhada, não só pelo logotipo luminoso da Tt e o cooler para ventilação das mãos - características comuns em ambos os teclados da linha - mas também pelas 10 teclas macro dedicadas distribuídas nas extremidades laterais e a bela luz de fundo das teclas.

Ergonomia, acabamento e construção

- Continua após a publicidade -

Acabamento é um dos pontos fortes do Challenger Pro. É feito com um plÁstico levemente rugoso que aparenta ter bastante resitência. As peças são bem encaixadas e firmes, o que contribui com a aparência geral de produto durÁvel. Ao contrÁrio do seu irmão menor, Challenger, o Pro tem teclas de perfil baixo, firmes e muito silenciosas. A precisão e a ergonomia são pontos fortes do teclado.

Como os outros teclados da linha, o Challenger Pro apresenta duas Winkeys. Para quem quer evitar toques acidentais durante a partida, a Tt fornece junto ao teclado uma pinça para remover teclas e duas "teclas falsas" que podem substituir as Winkeys existente.

Além das "teclas falsas", a Tt ainda envia junto com o Challenger Pro 6 teclas vermelhas, que podem ser usadas para substituir as setas de direção e as letras A,S,D e W.


Um dos pontos mais interessantes da linha, o cooler que vem junto com o modelo é pequeno, mas faz um vento agradÁvel. Não é nada impressinante, mas aumenta o conforto para pessoas que suam muito nas mãos. O usuÁrio pode posicionÁ-lo na parte esquerda do teclado, logo acima do F1 e do ESC, ou na parte direita, acima do teclado numérico. Para quem não quiser utilizÁ-lo, hÁ um compartimento na parte traseira do teclado onde ele pode ser encaixado. O seu nível de ruído é bastante baixo, mas ele transmite um pouco de vibração para o teclado. É perceptível, mas não chega a incomodar.

A haste que o prende - idêntica àquela presente no Challenger - aparenta fragilidade dÁ alguns bons sustos quando se esbarra no cooler, coisa que nos testes aconteceu com alguma frequência.

- Continua após a publicidade -

As teclas do Challenger, de perfil baixo, são silenciosas e o conforto ao digitar é impressionante. O único senão com relação à ergonomia é o apoio para o pulso, um tanto pequeno. Nos primeiros momentos de uso acionei acidentalmente a tecla macro T5, que fica próximo a onde ficaria o Ctrl da esquerda em um teclado normal, algumas vezes. Em pouco tempo, porém, habitua-se a sua presença e os enganos cessam.

A luz de fundo das teclas é outro detalhe que merece ser mencionado. Além de ser um toque interessante no visual do produto, elas podem auxiliar jogadores perdidos em um ambiente escuro. Caso você seja daqueles que se distrai com pouco, elas podem ser desativadas pelo software do fabricante, que serÁ descrito na próxima pÁgina.

As duas portas USB acopladas na parte traseira do Challenger Pro também são uma solução bastante inteligente. Vale lembrar que a corrente delas é limitada a 100mA e aparelhos que precisam de uma corrente maior podem não funcionar.

Para otimizar o desempenho, as portas USB da traseira do teclado e a ponta do cabo que é ligada no computador são banhadas a ouro.

- Continua após a publicidade -


{break::Configurações e usabilidade}

Junto com o Challenger, vem um CD com os drivers de instalação. É possível usÁ-lo sem instalar o software, mas algumas funcionalidades ficam indisponíveis.

A instalação é simples e rÁpida. Após a instalação, o computador deve ser reiniciado e o ícone da Tt passa a aparecer na bandeja do sistema.

O utilitÁrio de configuração do Challenger Pro é bastante simples e funcional. Nele é possível configurar as 10 teclas macro para cada um dos quatro perfis disponíveis. Como pode ser visto na imagem abaixo, as teclas não só podem ser configuradas para execução de macros, como podem executar outras funções, como imprimir, salvar e iniciar programas. Nele também é possível desativar o led que ilumina o logotipo da Tt e desligar ou mudar a intensidade da luz de fundo das teclas.

A janela de edição dos macros é um dos pontos altos do aplicativo. O processo de gravação é simples. Basta clicar em "Gravar", executar os comandos e clicar em parar. O programa grava automaticamente as ações executadas e o intervalo entre elas. Após parar a gravação, o utilitÁrio ainda permite que se faça ajustes. 


As 10 teclas (de T1 a T10) localizadas nas extremidades laterais do teclado podem armazenar macros. HÁ ainda a possibilidade de selecionar quatro perfis de uso diferentes, graças a memória interna de 64kb.   Caso não seja o bastante, o usuÁrio ainda pode salvar diferentes configurações para os perfis e alternar entre elas quando quiser, bastando abrir o utilitÁrio de configuração e carregar o arquivo. Os perfis podem ser alternados durante o uso utilizando uma tecla dedicada localizada na extremidade direita, logo acima do teclado numérico. Um indicador luminoso localizado na parte central superior mostra qual perfil estÁ selecionado. Ela é exibida em quatro cores diferentes, uma para cada perfil. A posição da tecla de seleção de perfis é boa, pois dificulta o acionamento acidental.

{break::Conclusão}O Tt eSports Challenger Pro é um teclado bonito, extremamente confortÁvel  e que cumpre muito bem o seu papel. As 10 teclas macro (que viram 40, se considerarmos os 4 perfis) são um bom auxílio para o uso em jogos e também quebra um galhão no trabalho para quem tem de repetir comandos complexos ou frases longas com frequência.

Apesar de voltado ao público gamer, o Challenger Pro é um ótimo teclado para o trabalho. A digitação nele é bastante agradÁvel e as teclas são silenciosas e agradÁveis ao toque.

Na sua faixa de preço (US$ 69,99), ele é uma ótima opção, especialmente para aqueles que, além de jogar, querem um teclado funcional e confortÁvel para o uso casual e até para o trabalho. 

PRÓS
Teclas confortÁveis e silenciosas
Ótima memória interna
Grande número de teclas macro
Cooler
CONTRAS
Apoio para o pulso pequeno
Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.