ANÁLISE: iPod Touch 4

ANÁLISE: iPod Touch 4


O iPod Touch vem mudando gradativamente desde sua primeira versão, lançada no dia 5 de setembro de 2007. Na época foi uma grande revolução devido principalmente à sua tela touch screen, que hoje jÁ é unanimidade em qualquer gadget que se preza.

Não fugindo à regra, a Apple anunciou no último dia 9 de setembro o lançamento do novo iPod Touch - juntamente com os outros gadgets da empresa. Chamado de 4g, ou seja, de quarta geração, as novidades e promessas foram muitas, como tela em alta definição chamada de Tela Retina, facetime, duas câmeras, giroscópio embutido, filmagem em HD, dentre outras coisas.

Agora de fato, tudo que foi prometido realmente funciona no aparelho? A qualidade dele é realmente assustadora no que diz respeito a definição da tela? Todas as funções estão lÁ? Vamos ver.

{break::A sua aparência}A primeira coisa que se nota é a aparência diferente dos anteriores. O Touch 4 é bem mais fino, mais leve, não possui borda e a sua tela possui uma tecnologia anti-gordura que apesar de ainda sujar, é bem menos que os gadgets anteriores.

Se comparar com o primeiro iPod Touch, o novo possui botões de volume nas laterais, microfone embutido, um poderoso alto-falante na parte de baixo e o botão de liga/desliga mudou de lado e foi para direita do aparelho.

Ao ligar é que vem a grande surpresa: as cores da tela são incrivelmente mais brilhantes, mais vivas, os detalhes são absurdamente melhores do que os Touchs anteriores. Mas isso tem um nome: Tela Retina, que veremos mais adiante.

{break::Duas câmeras & Facetime}Duas câmeras = Facetime
A versão 4 do aparelhinho da Apple possui muitas funções, algumas até curiosas, outras jÁ manjadas mas que estavam fazendo falta. Das que são muito bem vindas é a inclusão de duas câmeras: uma traseira e uma frontal.

Mas oras, pra que duas câmeras?! A resposta é simples: Facetime, a grande aposta da Apple! Esse recurso nada mais é do que uma conversa por voz usando uma webcam, muito comum em PC's com Live Messenger, Skype, dentre outros.

- Continua após a publicidade -

Mas o interessante é você poder fazer isso com uma qualidade fora do comum, em HD, e de qualquer lugar onde hÁ uma conexão Wi-fi, ou seja, a mobilidade é a grande sacada da novidade. Claro que a qualidade da imagem e do Áudio, é diretamente influenciada pela velocidade da conexão de internet do Wi-fi.  Mas os testes foram feitos em conexões tanto caseira de 10mb, quanto conexões públicas que não passava de 500kb, e o resultado foi surpreendente de fato.

Eu mesmo jÁ usei vÁrias vezes o FaceTime, até para assuntos relacionado ao trabalho, e o resultado é excelente. O curioso, e que quase não é divulgado, é o fato de se poder usar qualquer uma das duas câmeras no recurso, ou seja, se você quiser mostrar algo ao seu redor à pessoa que estÁ do outro lado, basta mudar a câmera com um simples toque na tela. Isso se torna bastante útil principalmente quando se quer mostrar algum objeto, ou algum local.

Existem diferenças entre as duas câmeras. Nota-se claramente que a câmera frontal possui visão diferente da traseira. Ela parece usar um angulo mais fechado, que enquadra perfeitamente o rosto da pessoa. De acordo com a Apple isso é proposital, para dar mais qualidade e destaque ao rosto da pessoa que tiver falando.

Um outro detalhe das duas câmeras do Touch é um fator bastante negativo: as câmeras são no padrão VGA de 1.3Mpixel. Ou seja, resolução absurdamente baixa para fotos. Percebe-se claramente que o iPod Touch não foi feito para se usar como mÁquina fotogrÁfica digital. Qualquer câmera digital atual, seja da mais simples vendidas por ate 100 reais, fazem fotos incrivelmente melhores que o Touch. É lastimÁvel essa atitude da Apple de colocar uma câmera tão ruim no aparelho, e até mesmo inexplicÁvel porque a qualidade dos vídeos são uma obra prima.


Alguém conseguiria entender isso? Porque colocar duas câmera que são péssimas para fotos, mas que por outro lado são espetaculares para se filmar?? Lembrando que os vídeos gravados são em HD (High Definition) de 720p. Incrível isso!

Veja esse vídeo gravado na Brasil Game Show 2010, no Rio de Janeiro. Atente para a qualidade do Áudio, que é acima da média se comparados com Áudios gravados por celulares. Assista em HD. 

{break::Tela Retina}O que é Tela Retina?
Muitos devem estar se perguntando o que é tela retina, a grande novidade dos novos iPod Touch's. Para quem nunca mexeu em um aparelho desses ou similares com tecnologia Touch screen, não ficarÁ espantado ao manusear os novos gadgets da Apple. Isso acontece porque a pessoa não tem uma base de comparação, e assim não ficarÁ surpresa.

O fato é que a série 4 dos aparelhos da Apple possuem uma qualidade absurda em relação ao tamanho das telas, que são ainda de 3,5 polegadas.
Tanto o Touch quanto o iPhone das séries anteriores (leia-se 1g, 2g e 3g) possuem uma mesma qualidade de tela com a mesma resolução, que é de 320x480 pixels, e mesma quantidade de pontos por polegada, que é de 163 PPI.

JÁ as versões novas, a resolução dobrou de tamanho, indo para incríveis 960x640 pixels com 326 pontos por polegadas com 24bits de cores! Pode até parecer pouco, mas quem tiver acesso a um a aparelho, verÁ que uma resolução dessas em uma tela de 3 polegadas e meia, é algo nunca antes imaginado. É a maior resolução, conseqüentemente maior qualidade, jÁ vista em uma tela de celular e similares.

Para terem uma idéia, tentei capturar os pixels das telas do iPod Touch 1g e do 4g, usando a macro de uma câmera digital da Sony. Foram vÁrias tentativas até obter um resultado que mostra realmente a diferença entre as duas telas. É bom lembrar que a variação de cor e luminosidade de cada aparelho são diferentes, enquanto as cores no Touch 1 parecem ser de tom quente, no Touch 4 ele parece ser mais fria. Por isso hÁ uma pequena variação de tom nas cores das imagens. Mas nada que comprometa a visualização dos pixels, que é justamente o propósito das imagens.

Observando as imagens, percebe-se claramente que dÁ até pra contar os pixels em cada letra, em cada ícone, na imagem do Touch 1, enquanto que no Touch 4 isso é impossível.

É importante ressaltar que foi usado macro ao bater a foto, e a olho nu você consegue enxergar os pixels no Touch 1, mas no Touch 4 não. A imagem é extremamente nítida e em alta definição. Realmente incrível.

Na pÁgina seguinte você poderÁ observar as diferenças entre a versão anterior do iPod Touch e a atual, através de imagens tiradas em macro da tela.

Vale destacar que além da qualidade da tela, a Apple atualizou sua tecnologia Touch Screen, adicionando agora multi-toques. Ou seja, agora hÁ funções simultâneas e distintas ao tocar com dois dedos na tela. VÁrios jogos e aplicativos jÁ usam esse benefício, que é muito bem vindo.

{break::Imagens Tela Retina}Observe a diferença de pixels entre os iPods, lembrando que essa comparação também serve para o atual iPhone, que também possui Tela Retina.


- Continua após a publicidade -







{break::Desempenho}Desempenho
O que mas pude perceber durante esse mês de testes é que o desempenho geral do aparelho é absurdamente maior do que os modelos anteriores, a começar pela velocidade da internet. Nos testes feitos, e que pode ser observado no vídeo abaixo, a velocidade de carregamentos das pÁginas é bem mais rÁpida do que nos aparelhos anteriores.

- Continua após a publicidade -

Até agora não achei uma explicação lógica para isso, mas parece que todo o sistema de rede do novo iPod Touch 4 foi aprimorado com otimização para o Wifi e no carregamento de pÁginas. Isso vale também para tudo que for relacionado à internet, desde aplicativos voltados para Web, passando por vídeos do youtube - que chegam a carregar mais rÁpido que no próprio pc - até jogos multiplayer online.


Uma outra possível explicação pode ser também o seu hardware, que mudou drasticamente. O processador do primeiro Touch, que usamos como base de comparação, é o ARM11 de 620Mhz mas que roda a 400Mhz sabe-se lÁ porque. A segunda geração, com o mesmo processador, passou a rodar a 533Mhz. JÁ a terceira geração mudou de processador e passou a usar o, então novíssimo, ARM Cortex A8 de 833Mhz rodando a 600Mhz.

A versão 4 do Touch, e isso vale também para o iPhone 4, usa o processador Apple A4 que roda até 1Ghz além de um processador grÁfico avançado, o PowerVRGX 535 e ainda o dobro de memória RAM das versões anteriores: 256MB, que embora pareça pouco se comparado com o iPhone 4 que tem 512MB, faz uma diferença enorme com relação as versões anteriores do gadget da Apple.

Além disso tudo, a bateria dura bem mais. A diferença chega a ser quase o dobro da primeira versão do Touch. Enquanto a bateria do primeiro durava até 22 horas usando apenas Áudio, a bateria do Touch 4 dura até 40 horas. Se usar o vídeo, a bateria durava até 5 horas, e hoje ela dura 7 horas. O ganho é enorme realmente.

{break::Giroscópio}Giroscópio: a revolução
Afinal, o que é um giroscópio? Primeiro veja esse vídeo abaixo:


Agora imagine isso em um aparelho eletrônico e portÁtil. Parece coisa de ficção científica. Bom, o efeito do Giroscópio pode ser empregado em dezenas, centenas, até milhares de aplicativos e jogos, e a sensação que se tem é algo praticamente impossível de descrever.

Existem aplicativos, como por exemplo "UFO On Tape", "Gyro Air Drums", "Real Racing", "Gyro Guitar", "GyroSynth" dentre outros, que são impossíveis de descrever. É preciso assisti-los em funcionamento.


Mas o bÁsico disso tudo é que o aparelho da Apple, tanto Touch 4 quanto iPhone 4, colocam o usuÁrio como eixo principal. Ou seja, se tiver rodando algum programa que use o Giroscópio, o usuÁrio fica sendo o ponto central dele, e caso o usuÁrio de mova, tanto girando para os lados, levantando ou até abaixando, a imagem da tela faz o mesmo movimento.

Os aplicativos mais interessantes para se usar com Giroscópio são os musicais. Imagina tocar guitarra em um aparelho minúsculo desses. Obviamente que o braço da guitarra não cabe na telinha do aparelho, então, aí que entra o Giroscópio. Basta o usuÁrio mover o aparelho para os lados e então o braço da guitarra também move. Nesse caso, hÁ uma explicação mais fÁcil de entender: é como se existisse uma guitarra de verdade na sua frente e o gadget fosse uma filmadora e tivesse filmando o braço do instrumento. Literalmente!

Veja os vídeos abaixo com todos esses exemplos:


Um dos jogos que usa essa tecnologia, foi lançado no último dia 18. O game se chama Star Wars Falcon Gunner e no vídeo dÁ para se ter uma idéia do uso do giroscópio. Observe que o jogo dÁ opção de se usar o ambiente real, atraves da câmera traseira, como cenÁrio das batalhas.

{break::Especificações Técnicas}Peso e tamanho

  • Altura: 111mm (4,4 polegadas)
  • Largura: 58,9mm (2,3 polegadas)
  • Espessura: 7,2mm (0,28 polegada)
  • Peso: 101g (3,56 onças)
Capacidade
  • Memória flash de 8GB, 32GB ou 64GB2
Sem fio
  • 802.11b/g/n Wi-Fi (802.11n apenas 2,4GHz)
  • Bluetooth® 2.1 + EDR
  • Serviço de mapas baseado em localização4
  • Receptor Nike + iPod integrado
Tela
  • Tela widescreen de 3,5 polegadas (diagonal)
  • Tela Multi-Touch
  • Resolução de 960 por 640 pixels, 326 pixels por polegada
Áudio
  • Resposta de frequência: 20Hz a 20.000Hz
  • Formatos de Áudio suportados: AAC (8 a 320 Kbps), AAC Protegido (do iTunes Store), HE-AAC, MP3 (8 a 320 Kbps), MP3 VBR, Audible (formatos 2, 3, 4, Audible Enhanced Audio, AAX, e AAX+), Apple Lossless, AIFF e WAV
  • Limite mÁximo de volume configurÁvel pelo usuÁrio

Fone de ouvido

  • Resposta de frequência: 20Hz a 20.000Hz
  • Impedância: 32 ohms

Vídeo

  • Vídeo H.264 até 720 pixels, 30 quadros por segundo, versão Main Profile nível 3.1 com AAC-LC até 160 Kbps, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov.
  • Vídeo MPEG-4, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 quadros por segundo, Simple Profile com Áudio AAC-LC até 160 Kbps por canal, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4, e .mov.
  • Motion JPEG (M-JPEG) até 35 Mbps, 1280 por 720 pixels, 30 quadros por segundo, Áudio em ulaw, Áudio estéreo PCM no formato de arquivo .avi
  • Suporte a 1024 x 768 pixels com adaptador conector de dock para VGA; 576p e 480p com cabo A/V Componente da Apple, 576i e 480i com cabo A/V Composto da Apple (cabos vendidos separadamente)

Câmera, fotos e vídeo

  • Gravação de vídeo HD (720p), até 30 quadros por segundo, com Áudio; fotos estÁticas (960x720) com a câmera da parte de trÁs
  • Vídeo e fotos com qualidade VGA, até 30 quadros por segundo na câmera frontal
  • Dê um toque para controlar a exposição em vídeos e imagens estÁticas
  • Identificação do local onde a foto foi tirada e o vídeo foi feito via Wi-Fi

Entrada e saída

  • Conector de 30 pinos
  • Minijack de 3,5mm do fone de ouvido estéreo
  • Alto-falante interno
  • Microfone

Sensores

  • Giroscópio de três eixos
  • Acelerômetro
  • Sensor de luz ambiente

Bateria e alimentação

  • Bateria interna de íon de lítio recarregÁvel
  • Tempo de reprodução
  • Tempo de reprodução de música: até 40 horas com carga total
  • Tempo de reprodução de vídeo: até 7 horas com carga total
  • Tempo de carga: carga rÁpida em cerca de duas horas (80%) e totalmente carregado em aproximadamente quatro horas

{break::Outras novidades & Conclusão}Existem muitas novidades no aparelho que fica difícil descrever todas, senão a review seria um livro. Mas uma interessante é que ele é totalmente localizado para o português do Brasil, tanto em Áudio como em escrita. E uma das novidades é o Áudio. O Touch 4 "fala" com o usuÁrio no bom Portugûes. Basta a pessoa digitar qualquer coisa e ele lê com uma voz feminina. Inclusive se a pessoa errar ao digitar algo, ele corrige falando a palavra correta! Além disso ele ainda possui um dicionÁrio completo em português.

Outra novidade interessante é um sensor de lunimosidade, que adequa a tela de acordo com a luz ambiente. Isso é feito afim de economizar bateria e também para uma leitura mais praseirosa, sem cansar a vista.

Para finalizar, o iPod Touch 4 possui Bluetooth 2.1 + EDR, mas que só emparelha com outros aparelhos da Apple. Uma limitação imposta pela Apple mas que jÁ pode ser contornada através de aplicativos.

Novidades do Sistema Operacional 4.1
O iPod Touch 4 possui outras novidades, mas que podem ser adicionadas nas versões anteriores. Isso se deve ao Sistema Operacional 4.1 que jÁ vem de fÁbrica no aparelho.

Novidades estas que são: criação de pastas para organizar os apps,  a esperada multitarefa onde pode-se alternar entre aplicativos abertos simultaneamente, uma rede social chamada Game Center, dentre outras coisas.

O fato é que estas novidades são do OS e não do aparelho em si, portanto é assunto para uma outra hora. Vale lembrar que hÁ 1 semana foi lançado o OS 4.2.

Conclusão
Como sempre a Apple é pioneira quando o assunto são gadgets. As novidades implementadas no novo iPod Touch são incríveis, a começar pelo revolucionÁrio Giroscópio que é praticamente "inexplicÁvel".

Outro fator importante que coloca o Touch 4 como o melhor gadget portÁtil, são as duas câmeras e a possibilidade de se filmar em Alta Definição. Além disso, traz a inédita Tela Retina que consegue "eliminar" os pixels da tela, mesmo olhando de muito perto.

A beleza do aparelho é outro ponto forte: muito mais refinado. E se comparar com os antigos, agora podemos ver como eram "feios", "grandões" e "pesados".

Para quem gosta de tecnologia, é um produto indispensÁvel!

Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.