ANÁLISE: Asus P8P67 Pro

ANÁLISE: Asus P8P67 Pro

A Asus possui uma série de mainboards socket 1155 (Sandy Bridge) para brigar pelo mercado intermediÁrio de melhor qualidade. O modelo P8P67 Pro é uma delas e promete conquistar aqueles que procuram uma mainboard com recursos avançados, mas com um preço mais acessível na comparação com os modelos TOP de linha, como a Maximus IV Extreme que analisamos no começo de janeiro.

Asus P8P67 Pro
Como destacamos acima, a P8P67 Pro deverÁ agradar muita gente que procura por uma placa-mãe top de linha, mas que não pode ou não quer gastar muito.

A mainboard traz diversas tecnologias diferenciadas, como suporte a Crossfire / SLI, bluetooth integrado, expansor de conexões USB 3.0 frontal e a nova interface amigÁvel de BIOS.

Antes de começarmos com maiores detalhes da placa, temos abaixo uma imagem da caixa e placa.

{break::O chipset P67}Com o lançamento da geração Sandy Bridge, a Intel desenvolveu duas linhas de chipsets da série 6: H e P, ambas compatíveis com a nova pinagem 1155. Enquanto a H suporta a GPU on die dos novos processadores, a P é compatível estritamente com VGAs externas.

Junto com os novos Core ix LGA 1155, a Intel disponibilizou as versões P67 e H67, deixando a H61 para o segundo trimestre. Apesar de a P67 não conseguir "explorar" o vídeo integrado, tal chipset é capaz de suportar duas placas via PCIe x8. Além disso, com a P67, é possível destravar por completo os multiplicadores das memórias, enquanto a H67 estÁ limitada ao padrão DDR3-1333.

A nova geração de chipsets da Intel turbinou a comunicação do barramento PCI Express de 2,5GT/s para 5GT/s. Dessa forma, um único slot PCIe x1 suporta agora uma largura de banda de 500MB/s por direção, ou 1GB/s de forma bidirecional. Essa mudança foi fundamental, entre outras coisas, para o uso de controladoras externas de USB 3.0.

Tanto as versões H67 quanto P67 suportam duas portas do SATA de 6Gbps e quatro do tipo de 3Gbps. Embora nativamente a série 6 de chipsets da Intel não conte com o suporte ao USB 3.0, a Asus P8P67 Pro conta com o chip da NEC, garantindo a compatibilidade com o USB SuperSpeed.


Abaixo, um resumo dos principais recursos presentes no chipset P67:

- Suporte para a segunda geração da família de processadores Intel Core
Suporta a segunda geração da família de processadores Intel Core com a tecnologia Intel Turbo Boost 2.0, processador Intel Pentium e processador Intel Celeron. O chipset P67 Express também habilita os recursos de overclocking dos processadores Intel Core de segunda geração.

- Continua após a publicidade -

- Tecnologia de armazenamento Intel Rapid (Intel RST)
Com a adição de outros discos rígidos, a Intel RST fornece um acesso mais rÁpido a arquivos de foto digital, vídeo e dados com o RAID 0, 5 e 10 e maior proteção dos dados contra falhas de disco rígido com o RAID 1, 5 e 10. O suporte para SATA externo (eSATA) possibilita uma velocidade mÁxima da interface SATA fora do gabinete de até 3 Gb/s.

- Tecnologia Intel Rapid Recover (Intel RRT)
A mais nova tecnologia de proteção de dados da Intel fornece um ponto de recuperação que pode ser utilizado para recuperar rapidamente o sistema em caso de falha no disco rígido ou se os dados forem danificados. O clone pode, também, ser montado como um volume "somente leitura" para permitir a recuperação de arquivos individuais.

- Serial ATA (SATA) 6Gb/s
Interface de armazenamento em alta velocidade de próxima geração com apoio para taxas de transferência de até 6Gb/s para excelente acesso a dados com até duas portas SATA.

- Serial ATA (SATA) 3Gb/s
Interface de armazenamento de alta velocidade com suporte para até quatro portas SATA.

- Interface PCI Express 2.0
Oferece até 5 GT/s para acesso rÁpido a dispositivos periféricos e redes com até oito portas PCI Express 2.0 x1, configurÁveis como x2 e x4 conforme os designs das motherboards.


Falha nos chipsets Intel Sandy Bridge é descoberta


A Intel informou sobre um bug nos chipsets Cougar Point (série 6) para os processadores Sandy Bridges. O problema ocorre num transistor na 3Gbps PLL clocking tree. O transistor estÁ deixando corrente vazar, o que faz com que as portas 3Gbps SATA tenham uma perda de performance, causando inclusive uma falha completa. As portas 6Gbps não são afetadas pelo problema por terem clocking trees independentes.

O bug levou a Intel a fazer recall de todos os chipsets das séries 6 (H67 e P67), o que acarretarÁ a um atraso de um mês na entrega dos desktops com este chipset.

Provavelmente poucos computadores com o chipset afetado chegaram ao Brasil, então os usuÁrios não devem se preocupar. As fabricantes jÁ começaram a anunciar programas de recall e devolução dos produtos afetados pelo problema.

{break::Os recursos da P8P67 Pro}A mainboard P8P67 Pro possui uma série de recursos exclusivos bem interessantes. Abaixo listamos alguns deles, com uma pequena introdução sobre cada um.

- Continua após a publicidade -

- Extreme Engine Digi+
Ao contrÁrio do design VRM digital comum, o Extreme Engine Digi + combina tanto as vantagens de design do VRM digital quanto analógico, reduzindo o tempo de espera de comutação e oferecendo maior precisão.

De quebra, a tecnologia oferece ainda espaçamento mais fino do intervalo de frequência de potência do PWM, como o os chokes utilizados que sustentam 25% mais corrente do que o projeto de referência, chegando ao pico de 40A. Isso permite uma melhor permeabilidade e menor perda de potência. Com isso, hÁ uma produção menor de calor em relação às placas-mães concorrentes que seguem o modelo padrão.

Além disso, graças à natureza digital, a solução de alimentação também pode ser totalmente personalizada pelo usuÁrio em tempo real, tornando a otimização do sistema facilmente gerenciÁvel pelos utilizadores.

Assim, o usuÁrio serÁ capaz de explorar ainda mais os limites da nova geração de processadores da Intel, atingindo resultados de benchmarks maiores.

- EFI BIOS
Trata-se de um recurso muito interessante, que promete facilitar a vida dos usuÁrios na hora de configurar os parâmetros do computador. O EFI BIOS é, na verdade, uma interface grÁfica (bem intuitiva e com suporte ao mouse) entre o sistema operacional e o firmware do hardware, aposentando de vez a chata (e muitas vezes complicada) antiga versão das BIOS, presentes desde os primórdios dos primeiros PCs padrão IBM.

- BIOS Print
Com o BIOS Print, o usuÁrio poderÁ facilmente compartilhar as configurações de seu BIOS com outras pessoas, bastando, para tanto, pressionar um botão. Assim, a Asus aposenta de vez o velho método de bater fotos da tela.

- GPU.DIMM Post
Quem nunca desejou que a VGA ou memória não fosse detectado pelo sistema? Com este recurso, o usuÁrio terÁ controle sobre todos os componentes/periféricos, podendo analisar rapidamente um problema, a fim de corrigi-lo facilmente antes de tentar um overclock.

- BT GO!
Com bluetooth integrado, a placa dÁ ao usuÁrio a opção de conectar diversos acessórios ao computador, facilitando o compartilhamento de dados, bem como o controle de algumas funções da mÁquina através de aparelhos como smartphones.

- Continua após a publicidade -
- USB BIOS Flashback
Trata-se de uma das maneiras mais convenientes e tranquilas para se fazer a atualização de BIOS. Para tanto, basta conectar um pendrive na porta ROG Connect, apertar o botão e segurar por dois segundos para que a mudança aconteça. O USB BIOS Flashback permite ainda, por exemplo, que um overclocker utilize duas versões diferentes BIOS, cada qual para uma situação específica, como uma para o modo OC e outra para utilizar o sistema nas condições padrões.

- ProbeIt
Essa tecnologia acaba de vez com a "arte das adivinhações" de eventuais problemas com a placa mãe. Através de um conjunto de grupos de pontos de detecção, o usuÁrio poderÁ agora saber exatamente onde obter leituras precisas e rÁpidas por meio de um multiteste.

- MemOK!
O MemOK! rapidamente assegura a compatibilidade de inicialização de memória. Esta excelente ferramenta de resgate da memória requer um simples aperto de um botão para solucionar problemas. O recurso determina as configurações à prova de falhas e melhora consideravelmente o seu sucesso de inicialização do sistema.

- AI Suite II
Trata-se de uma suíte com interface amigÁvel que congrega diversos dos recursos apresentados acima. Ela permite que o usuÁrio supervisione overclock, gestão de energia, controle de velocidade da ventoinha, voltagem e leituras de sensores, e até mesmo interagir com dispositivos móveis através de Bluetooth.

{break::Especificações}Abaixo, as especificações completas da placa, incluindo as tecnologias suportadas e conexões disponíveis, assim como slots para placas adicionais.

Temos vÁrios destaques, como a nova BIOS(EFI) com interface grÁfica e suporte a mouse.

Diferente da Maximus IV Extreme, a P8P67 Pro não possui botões de power, reset e clear CMOS direto no PCB da mainboard. Ela possui dois chaveadores, TPU e EPU, um para maiores controles das funções de overclock através do AI Suite e outro para gerenciar melhor o consumo de energia.

LED´s indicam como estÁ o status do sistema, acusando onde estÁ o problema quando o sistema não dÁ boot, ou mesmo mostrando um código numérico que indica o que pode estar errado (no manual existe uma tabela com a explicação de cada código numérico).

CPU

  • Intel® Socket 1155 for Intel® 2nd Generation Core™ i7 Processor/Core™ i5 Processor/Core™ i3 Processor/
  • Support Intel® 32nm CPU
  • Supports Intel® Turbo Boost Technology 2.0

* The Intel® Turbo Boost Technology 2.0 support depends on the CPU types.
* Refer to www.asus.com for Intel CPU support list

Chipset

  • Intel® P67 Express Chipset

Memory

  • 4 x DIMM, Max. 32 GB, DDR3 2200(O.C.)*/2133(O.C.)/1866(O.C.)/1600/1333/1066 Non-ECC,Un-buffered Memory
  • Dual Channel memory architecture
  • Supports Intel® Extreme Memory Profile (XMP)

* According to Intel® SPEC, the Max. 32GB memory capacity can be supported with DIMMs of 8GB (or above). ASUS will update QVL once the DIMMs are available on the market.
* Hyper DIMM support is subject to the physical characteristics of individual CPUs. Some hyper DIMMs only support one DIMM per channel. Please refer to Memory QVL for details.
* Due to CPU behavior, DDR3 2200/2000/1800 MHz memory module will run at DDR3 2133/1866/1600 MHz frequency as default.
* Please refer to www.asus.com or user manual for Memory QVL.

Expansion Slots

  • 2 x PCIe 2.0 x16 (single at x16 or dual at x8/x8 mode)
  • 1 x PCIe 2.0 x16 * [Black] (max. at x4 mode, compatible with PCIe x1 and x4 devices)
  • 2 x PCIe 2.0 x1
  • 2 x PCI

*The PCIe x16_3 slot shares bandwidth with PCIe x1_1 slot, PCIe x1_2 slot, USB3_34 and ESATA12. The PCIe x16_3 runs at x1 mode by default for system resource optimization.(PCIe x1_2 will be disabled.)

Multi-GPU Support

  • Supports NVIDIA® GPU SLI™ Technology
  • Supports ATI® GPU CrossFireX™ Technology

Storage

  • Intel® P67 Express Chipset
    2 xSATA 6.0 Gb/s ports (gray)
    4 xSATA 3.0 Gb/s ports (blue)
  • Intel® Rapid Storage Technology Support RAID 0,1,5,10
  • Marvell® 9120 controller
    2 xSATA 6.0 Gb/s ports (navy blue)*
  • JMicron® JMB362 SATA controller
    2 xExternal SATA 3.0 Gb/s ports*

* These SATA ports are for data hard drives only. ATAPI devices are not supported.

LAN

  • Intel® 82579 Gigabit LAN Dual interconnect between the Integrated LAN controller and Physical Layer (PHY)

Bluetooth

  • Bluetooth v2.1 + EDR
  • ASUS BT GO! Utility

Audio
Realtek® ALC892 8-Channel High Definition Audio CODEC

  • - Absolute Pitch 192khz/24bit True BD Lossless Sound
  • - BD Audio Layer Content Protection
  • - DTS Surround Sensation UltraPC
  • - Supports Jack-Detection, Multi-streaming, Front Panel Jack-Retasking
  • - Coaxial / Optical S/PDIF out ports at back I/O


IEEE 1394

  • VIA® 6308P controller supports 2 x 1394a port(s) (one at mid-board; one at back panel)

USB

  • NEC USB 3.0 controllers
    4 x USB 3.0/2.0 ports (2 ports at mid-board for front panel support, 2 ports at back panel (blue}
  • Intel® P67 Express Chipset
    12 x USB 2.0/1.1 ports (6 ports at mid-board, 6 ports at back panel)

ASUS Unique Features
ASUS Dual Intelligent Processors 2 with DIGI+ VRM:

  • ASUS EPU
    - EPU, EPU switch
  • ASUS TPU
    - Auto Tuning, TurboV, TPU switch
  • ASUS Digital Power Design
    - Industry leading Digital 12+2 Phase Power Design
    - ASUS DIGI+ VRM Utility
  • ASUS BT GO! (Bluetooth)
    - Folder Sync, BT Transfer, Shot & Send, BT to Net, Music Player, Personal Manager, BT Turbo Remote
  • ASUS Exclusive Features
    - MemOK!
    - AI Suite II
    - AI Charger
    - Anti Surge
    - ASUS EFI BIOS EZ Mode featuring friendly graphics user interface
  • ASUS Quiet Thermal Solution
    - ASUS Fanless Design: Stylish Heat-sink solution
    - ASUS Fan Xpert
  • ASUS EZ DIY
    - ASUS Q-Shield
    - ASUS Q-Connector
    - ASUS O.C. Tuner
    - ASUS CrashFree BIOS 3
    - ASUS EZ Flash 2
  • ASUS Q-Design
    - ASUS Q-LED (CPU, DRAM, VGA, Boot Device LED)
    - ASUS Q-Slot
    - ASUS Q-DIMM

Overclocking Features

  • Precision Tweaker 2
    - vCore: Adjustable CPU voltage at 0.005V increment
    - vCCIO: Adjustable I/O voltage at 0.00625V increment
    - vCCSA: 144-step system agent voltage control
    - vDRAM Bus: 160-step Memory voltage control
    - vPCH: 90-step Chipset voltage control
    - vCPU_PLL: 160-step CPU & PCH PLL voltage control
  • SFS (Stepless Frequency Selection)
    - BCLK/PEG frequency tuning from 80MHz up to 300MHz at 0.1MHz increment
  • Overclocking Protection
    - ASUS C.P.R.(CPU Parameter Recall)

Back Panel I/O Ports

  • 1 x Bluetooth module
  • 1 x PS/2 Mouse (green)
  • 1 x PS/2 Keyboard (purple)
  • 2 x External SATA (1 x Power eSATA)
  • 1 x IEEE 1394a
  • 1 x LAN(RJ45) port(s) (Intel® LAN)
  • 2 x USB 3.0/2.0 ports (blue)
  • 6 x USB 2.0/1.1 ports
  • 2 x S/PDIF Out (1 for Coaxial, 1 for Optical)
  • 8 -Channel Audio I/O

Internal I/O Connectors

  • 1 x USB 3.0/2.0 connector(s) supports additional 2 USB ports (19-pin)
  • 3 x USB 2.0/1.1 connector(s) support additional 6 USB ports
  • 1 x MemOK! Button
  • 4 x SATA 6.0Gb/s connectors (2 x gray; 2 x navy blue)
  • 4 x SATA 3.0Gb/s connectors (blue)
  • 1 x IEEE 1394a connector
  • 1 x CPU Fan connector(s) (4-pin)
  • 2 x Chassis Fan connector(s) (1 x 4-pin; 1 x 3-pin)
  • 1 x Power Fan connector(s) (3-pin)
  • 1 x TPU switch
  • 1 x EPU switch
  • 1 x S/PDIF Out connector
  • 24-pin EATX Power connector
  • 8-pin EATX 12V Power connector
  • Front panel audio connector
  • System Panel (Q-Connector)

BIOS

  • 32 Mb Flash ROM , EFI AMI BIOS, , EFI AMI BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.5, ACPI 2.0a, Multi-language BIOS, ASUS EZ Flash 2, ASUS CrashFree BIOS 3

Manageability

  • WfM 2.0,DMI 2.0,WOL by PME,WOR by PME,PXE

Accessories

  • User's manual
  • 2 x SATA 3.0Gb/s cables
  • 2 x SATA 6.0Gb/s cables
  • 1 x Q-Shield
  • 2 in 1 Q-connector
  • 1 x ASUS USB 3.0 Bracket
  • 1 x ASUS SLI bridge connector

Support Disc

  • Drivers
  • Anti-virus software (OEM version)
  • ASUS Update
  • ASUS Utilities
  • Form Factor    ATX Form Factor
  • 12 inch x 9.6 inch ( 30.5 cm x 24.4 cm ) 

{break::Fotos, BIOS}Vamos às fotos da placa, mostrando o ótimo acabamento da Asus nesse modelo. Entre os destaques, podemos ver seu layout todo na cor azul, inclusive dissipadores, heatsinks e conectores.

Na parte de conexões, o destaque fica por parte do bluetooth integrado e das conexões USB3.0 e Sata 6GB/s.

Para os usuÁrios mais exigentes, a placa conta com três conexões PCI-Express, possibilitando Crossfire/SLI.

Reparem também que a placa não traz conexão de vídeo integrada, pois utiliza o chipset P67, que não tem essa opção.

BIOS
As BIOS das placas para Sandy Bridge da Asus trazem uma grande novidade sobre versões anteriores de BIOS. Os modelos da empresa para a segunda geração de processadores Core i3, i5 e i7 acompanham BIOS da EFi com interface grÁfica amigÁvel, além do suporte a mouse.

Como destacaremos no vídeo abaixo, as empresas devem investir em skins personalizadas nas BIOS, dando uma cara nova a essa característica, que até então não tinha nenhum cuidado especial na parte visual.


{break::MÁquinas/Softwares utilizados}Montamos o sistema com um processador Core i5 2300 que possui clock default de 2.8GHz. Esse processador definitivamente não é a melhor opção para se testar uma mainboard de alto desempenho, mas era o que tínhamos no momento.

Mesmo com a limitação em over do Core i5 2300, ainda conseguimos deixÁ-lo estÁvel em 3.6GHz. No entanto, se fosse um processador desbloqueado, conseguiríamos subir consideravelmente esse clock.

Abaixo, detalhes do sistema montado, que foi comparado com as mainboards Asus Maximus IV Extreme e ECS H67H2-M v1.1, ambas também para a plataforma Sandy Bridge, respectivamente baseadas nos chipsets P67 e H67.

MÁquinas utilizadas nos testes:
- Motherboards: Asus P8P67 Pro / Asus Maximus IV Extreme / ECS H67H2-M
- Processador Intel Core i5 (Sandy Bridge) 2300 @ 2.8GHz
- Memórias 4 GB DDR3-2000MHz G.Skill Trident
- Placa de vídeo ATI Radeon HD 5570
- HD 1 SSD OCZ Agility 2 120GB e HD 80GB SATA2 Samsung
- Fonte Aerocool V12XT-800

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 7 64 Bits com Updates
- ATI Catalyst 10.12

Aplicativos/Games:
- WinRAR 3.93
- CineBENCH 11.5
- x264 HD Benchmark 3.19
- Sandra 2011 (16.75)
- AIDA 64
- Aliens vs Predator
- Just Cause 2

CPU-Z
Abaixo temos algumas telas do CPU-Z, mostrando as principais características da placa e sistema.


{break::Winrar, CineBench, x264 HD}WinRAR
Começamos os testes com o WinRAR, e o resultado comprova o que veremos em todos os demais comparativos e que jÁ "cansamos" de destacar. Review de placa-mãe com mesmo chipset não terÁ mudanças de performance em situações normais, sem overclock etc.

Os grÁficos mostram empate técnico entre os três modelos testados.

{benchmark::1371}

CineBENCH 11.5
Assim como no WinRAR, novamente empate técnico entre os modelos testados.

{benchmark::1372}

x264 HD Benchmark
Para finalizar os testes dessa pÁgina, renderizando vídeo em 720p, novamente não temos nenhuma placa se destacando. Outro empate técnico.

{benchmark::1373}

{break::Sandra 2011, AIDA64}SiSoftware Sandra 2011
Outra pÁgina, novo teste, mesmos resultados: em todos os testes as placas ficam praticamente iguais.

{benchmark::1374}

AIDA64
Para finalizar, com o AIDA64 veio apenas a confirmação: todas as três placas ficam no mesmo patamar de desempenho quando em situação padrão de uma mainboard, com sua BIOS sem mudanças para, por exemplo, overclock.

{benchmark::1375}

{break::Aliens vs Predator, Just Cause 2}Aliens vs Predator
SerÁ que em games teremos alguma mudança? Começamos pelo Aliens vs Predator, teste no qual as três placas comparadas ficam mais uma vez praticamente iguais.

{benchmark::1376}

Just Cause 2
Para quem queria ver uma mudança no desempenho das placas testadas, finalmente aconteceu com o game Just Cause 2. Diga-se de passagem, algo surpreendente, jÁ que a P8P67 Pro chegou a colocar 5FPS de vantagem sobre a Maximus IV Extreme. Como foi algo inesperado, chegamos a refazer o teste duas vezes para confirmar o resultado.

{benchmark::1377}

{break::Overclock}Muita coisa mudou na comparação com o primeira geração de processadores da linha Core i3, i5 e i7. Para dificultar, o processador que tínhamos em mãos, como jÁ mencionamos, não é de série desbloqueado. Isso limitou bastante seu overclock devido ao seu limite mÁximo para o multiplicador e à baixa alteração no BCLK.

De qualquer forma, aumentamos o Intel Core i5 2300 de 2.8GHz para 3.6GHz, overclock de pouco mais de 22%, o mesmo resultado que conseguimos com a Maximus IV Extreme. Abaixo, algumas dicas para o overclock do Core i5 2300 com a P8P67 Pro.

- Opção "EIST" = Enabled
- Opção "C1E" = Enabled
- Opção "C3 Reporting" = Enabled
- Opção "C6 Reporting" = Enabled
- Opção "Turbo Ratio" = All Cores
- Opção "Maximum Turbo Ratio Setting" = 35
- Colocar a opção "BCLK" para 103. Se passar, pode ir aumentando de um em um até o sistema bootar normalmente.

Como destacamos, conseguimos deixar o processador Core i5 2300 de 2.8GHz rodando a 3.6GHz, mesmo clock que deixamos na review da Maximux IV Extreme. SerÁ que o desempenho também serÁ o mesmo? Vamos aos testes:

WinRAR
Começamos pelo WinRAR, mostrando que o resultado foi abaixo do esperado. Foram apenas 8% de ganho quando rodando a 3.6GHz, quase 50 pontos a menos que a Maximus IV Extreme. Quando rodando a 3.1GHz através do Turbo Boost, o ganho foi inferior a 2%.

{benchmark::1378}

CineBENCH 11.5
Com o teste de renderização de imagem CineBench o ganho de performance com o processador overclockado para 3.6GHz foi de 20%. Um resultado muito bom e dentro do que esperÁvamos, quase igual à vantagem obtida com a Maximus IV Extreme. JÁ quando overclockado pela tecnologia Turbo Boost, o ganho foi de pouco menos de 5%, um pouco abaixo do esperado jÁ que o overclock do processador foi de 10% (2.8 para 3.1GHz).

{benchmark::1379}

x264 HD Benchmark
Rodando o teste de conversão de vídeo em formato 720p, quando overclockado para 3.1GHz com o Turbo Boost, o ganho médio nos dois testes foi de 3%. Porém, quando o processador foi overclockado para 3.6GHz, o ganho foi de quase 20%. Vantagem excelente, mostrando que um overclock manual tem ganho bastante superior ao Turbo Boost em determinados casos.

{benchmark::1380}

Just Cause 2
Para finalizar, também fizemos alguns testes em games, nos quais podemos ver que praticamente não existe mudança na performance quando o processador estÁ em overclock, mesmo com o game rodando em baixa qualidade com uma placa de vídeo LOW.

{benchmark::1381}

{break::Conclusão}Ninguém discute que a Maximus IV Extreme é uma excelente mainboard, principalmente para os amantes de overclock. Mas a Asus P8P67 Pro tem seus lados positivos na comparação com sua irmã mais potente. Podemos dizer que ela tem quase tudo que a outra tem, tirando algumas características específicas de overclock e duas portas de rede. No mais, se o que você procura é uma placa-mãe top de linha, mas não quer gastar nos modelos mais caros do mercado, a Asus P8P67 Pro é uma excelente opção.

Tecnologias como Crossfire ou SLI, Conexões USB 3.0 e Sata 6GB/s, Bluetooth integrado, Áudio 7.1, acabamento de primeira linha, nova BIOS amigÁvel com interface grÁfica compatível com  mouse e bom suporte a overclock deixam a P8P67 Pro como uma das melhores opções do mercado na faixa de preço de $180 a $200 dólares.

Poderia sim dizer que faltou o vídeo integrado, mas isso não é culpa da placa e sim do chipset P67 que não traz tal suporte. Mas, como aconteceu na review da Maximus IV Extreme, podemos falar que faltou o suporte à tecnologia HydraLogix, ainda mais por ter quatro conexões PCI-Express. Felizmente, não é por isso que a placa deixa de ser uma das melhores opções do mercado, como jÁ destacamos.

Vale lembrar também que, na comparação com a P8P67 Deluxe, a P8P67 Pro tem uma conexão de rede a menos e a ausência de led´s azuis por baixo do dissipador do chipset. Nada que justifique os $40 dólares a mais, pelo menos para a maioria dos usuÁrios.


PRÓS
Excelente acabamento
Nova interface amigÁvel da BIOS com suporte ao mouse
Muito boa para overclock
Bluetooth integrado
Layout muito bonito na cor azul
CONTRAS
Faltou o suporte à tecnologia HydraLogix
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.