ANÁLISE: Kaspersky Internet Security 2011

ANÁLISE: Kaspersky Internet Security 2011

Soluções de segurança são essenciais para quem deseja manter o computador o mais seguro possível, bloqueando as ameaças que, cada vez mais, aumentam a periculosidade de seus propósitos. Se, hÁ anos atrÁs, a "diversão" em criar um malware estava em incomodar a vítima com deleções de arquivos ou bobagens piscando pela tela e propagar seu código viral o mÁximo possível, especialmente através de executÁveis armazenados em disquete, hoje a atividade tornou-se mais perigosa e coloca em risco seus dados pessoais, sua privacidade e até mesmo o seu dinheiro.

Com o surgimento dos vírus de computador, criou-se a demanda pelo softwares antivírus, ainda considerados o bÁsico da proteção digital atualmente. No entanto, com a complexidade dos ataques, a exploração de vulnerabilidades do sistema e as diversas armadilhas espalhadas por todos os lugares da rede, fez-se necessÁria a criação de soluções mais completas e, essencialmente, fÁceis de utilizar, abocanhando o nicho de usuÁrios sem conhecimentos tão específicos ou aqueles que simplesmente não querem se preocupar em controlar dezenas de ajustes.

Este é o caso do Kaspersky Internet Security, que alia funcionalidades extras à proteção bÁsica do antivírus, com proteção em tempo real e firewall, para bloquear acesso de terceiros às informações do sistema. A ideia é oferecer um pacote completo de soluções de defesa, capaz de detectar proativamente as ameaças e eliminar tudo o que for perigoso para o computador, incluindo rootkits (pragas conhecidas pela alta capacidade de disfarce, conseguindo passar despercebidas por softwares de segurança) e spam.



A Kaspersky é uma empresa com origem na Rússia que atua hÁ 13 anos no mercado de segurança e fornece seu serviços para mais de 100 países. De acordo com a companhia, sua base de usuÁrios ultrapassa os 300 milhões, com adição de cerca de 150 mil por semana.  Entre os prêmios jÁ recebidos pelos produtos da companhia, estão o CNET 2006 & 2007 Editors' Choice (Escolha do Editor da CNET).

A empresa desenvolve diversos produtos, como o Kaspersky Antivirus, Mobile Security e Anti-Spam, por exemplo. A partir de agora, você confere os detalhes da sua mais nova versão da solução de segurança integrada Kaspersky Internet Security.

{break::Requisitos do sistema e principais características}Para rodar o Kaspersky Internet Security 2011, é necessÁrio um processador de 800MHz ou mais e, pelo menos, 512MB de memória RAM. A instalação do software requer aproximadamente 480MB de espaço livre no disco, navegador Microsoft Internet Explorer 6 ou superior, Microsoft Windows Installer 2.0 e conexão com a Internet para realizar a ativação do produto.

Contar com a proteção do Internet Security traz uma série de benefícios adicionais em relação à instalação simples do antivírus. Algumas delas são a navegação segura com proteção baseada na nuvem, um "banco virtual" que protege as transações financeiras do usuÁrio, filtro antispam, defesa contra ataques de rede e a proteção familiar.

As principais características do Kaspersky Internet Security são:

  • Proteção imediata contra as ameaças da Internet: a segurança começa com um banco de dados de assinaturas de malware que recebe atualizações pequenas e frequentes e combina-se com a verificação em tempo real baseada na nuvem, que protege ainda downloads e anexos de email, e com o controle de aplicativos, que bloqueia programas potencialmente perigosos. O firewall bidirecional complementa a defesa, criando um perímetro de segurança ao redor do sistema para impedir a entrada de intrusos, além de proteger a direção oposta, controlando o que é transmitido do computador para o exterior, impedindo que malwares enviem informações pessoais.

  • Área de trabalho segura: disponível em sistemas operacionais 32bits, a funcionalidade cria uma Área de trabalho paralela e isolada dos dados e configurações do computador, permitindo ao usuÁrio fazer um "test drive" de objetos e sites suspeitos com a segurança de que o sistema não serÁ danificado.

  • Controle dos pais: o recurso possibilita que os pais controlem o acesso ao computador, bem como à Internet e a aplicativos, jogos e determinados sites, mantendo os filhos protegidos e agindo com responsabilidade. Permite o bloqueio, a limitação ou o registro das comunicações por email, mensagens instantâneas e redes sociais e também é capaz de controlar downloads de arquivos, além de bloquear a transferência de dados particulares, como números de telefone e de cartões de crédito.

  • Criado visando o mÁximo desempenho do computador: a suíte de segurança promete causar pouco impacto nos recursos do sistema e é, inclusive, otimizada para netbooks, com suporte às resoluções de tela desses equipamentos (inclusive 1024x600 e 1366x768) com pouco impacto sobre o desempenho.

{break::Instalação e interface}Instalar o Kaspersky Internet Security é extremamente fÁcil, rÁpido e simples para qualquer tipo de usuÁrio. Basta apenas um clique para avançar e logo a suíte começa a copiar os arquivos. Quem quiser, pode optar pela instalação avançada que, na verdade, não oferece tantas opções como poderia, apenas traz como adicional a escolha do diretório de instalação. Todo o processo termina rapidamente e, ao final, o usuÁrio tem a oportunidade de inserir a chave de ativação do produto caso tenha adquirido a versão completa.



Quando a instalação é concluída, o usuÁrio jÁ pode executar o software. Assim, o KIS começa a procurar automaticamente as últimas atualizações, processo extremamente importante para assegurar a efetividade da proteção. O programa também faz uma avaliação do sistema e dos programas instalados, que servirÁ como referência para anÁlises posteriores.



Uma vez instalado, no Windows 7, o KIS exibe na Área de trabalho um gadget que permite o acesso rÁpido a algumas funções, a execução segura, os relatórios e a atualização do banco de dados. Além disso, ele permite o escaneamento rÁpido de arquivos: basta arrastÁ-los para o seu centro.

- Continua após a publicidade -

A interface completa, por mais discreta e intuitiva que seja à primeira vista, acaba exigindo esforço e tempo na busca por configurações específicas, uma vez que existem muitas funcionalidades acumuladas em pequenos grupos.

Isso traz uma consequência: a necessidade de muitos cliques até o usuÁrio encontrar o que procura. O centro de proteção é a janela padrão, com o nível bÁsico de defesa: proteção de arquivos e dados particulares, proteção do sistema de aplicativos e segurança online. Clicar em qualquer uma dessas opções exibe um menu estendido com sub-opções que, por sua vez, também são clicÁveis, cada uma trazendo mais um nível de menu.



Felizmente, isso só ocorre nessa primeira tela. As demais trazem opções que acionam diretamente suas funcionalidades ou abrem assistentes para criação de discos de recuperação ou para a verificação de vulnerabilidades, por exemplo.



O ponto negativo é que existem diversas maneiras de chegar ao mesmo lugar, o que, por um lado, pode confundir alguns usuÁrios. O acesso à quarentena, por exemplo, pode ser feito clicando em "Quarentena", no topo da tela, ou na grande esfera verde ao lado. O mesmo acontece com a opção "Relatórios". Ambos os menus trazem as mesmas opções: além da quarentena e o relatório, contam com a configurações de antispam.



Uma boa notícia pra quem gosta de personalizar seus produtos é a possibilidade de adicionar skins ao KIS. Basta abrir o painel de controle do software, ir até Configurações, Configurações Avançadas e, então, clicar na opção Aparência. Marcando a caixa "usar capa alternativa", o usuÁrio deverÁ selecionar a pasta em que o tema desejado estÁ armazenado, completamente descompactado.


{break::Antivírus e capacidade de detecção}Uma das funcionalidades do KIS, como não poderia deixar de ser, é o antivírus, disponível logo de cara ao abrir o painel principal da suíte de segurança. Vale ressaltar um detalhe: ele é composto por vÁrios módulos de proteção, que devem ser configurados separadamente.

Ao selecionar o item "proteção de arquivos e dados particulares", o usuÁrio encontra a opção "antivírus de arquivos" que, por sua vez, dÁ origem a um submenu no qual é possível desativar a proteção, mexer nas configurações e mais um botão de ajuda. Por padrão, o KIS vem configurado para selecionar automaticamente a ação que deve ser executada quando encontrar uma ameaça, normalmente a exclusão. Para usuÁrios que confiam plenamente no software de segurança e não querem se preocupar com suas atividades, é uma boa opção. É possível programar o KIS para somente tentar desinfetar ou excluir o arquivo se esse desinfecção falhar.



O nível de segurança também pode ser configurado, tanto subindo ou descendo uma barrinha para níveis mais ou menos avançados, como modificando seus recursos manualmente, uma atividade recomendada apenas a usuÁrios muito experientes.

- Continua após a publicidade -


Todos os demais módulos de proteção trazem opções de configuração iguais, exceto o de mensagens instantâneas.


O antivírus do Kasperky Internet Security varre constantemente o computador em segundo plano e, quando o usuÁrio tenta manipular um arquivo malicioso, o software trata de exibir um alerta e removê-lo, registrando a atividade no relatório que pode ser acessado no console administrativo.

De outro modo, quando o usuÁrio opta por solicitar que o KIS faça a varredura de determinado arquivo, a suíte oferece algumas opções caso o arquivo encontrado seja perigoso.

A sensação é de segurança sem incômodos. Os alertas de vírus não são intrusivos, tampouco intimidadores para os usuÁrios leigos. Por mais que o antivírus "faça tudo sozinho", sem que o usuÁrio precise escolher uma ação específica, todas as atividades podem ser monitoradas na opção "relatório", na interface principal do programa. Ali também fica a quarentena, para onde vão os arquivos suspeitos e podem ser recuperados caso sejam legítimos.



A suíte de segurança ainda tem ótimas taxas de detecção, obtendo pontuação 5.5 de 6.0 no AV-Test.org, a maior nota entre as 16 soluções de segurança completas testadas no terceiro trimestre de 2010. Na avaliação em julho, o KIS detectou 86% das ameaças dia-zero, número que caiu para 76% no mês seguinte e chegou a 100% em setembro, todos os três índices superiores à medida de todos os softwares testados (66%).

O KIS ainda foi capaz de detectar entre 96% e 99% das ameaças recentes, descobertas em um período de dois ou três meses, durante testes com uma amostragem de 1.038.795 malwares. Por fim, a suíte da Kaspersky atingiu 100% de detecção das ameaças jÁ conhecidas, nos testes com 28.838 códigos maliciosos.

Se, por um lado, a detecção de ameaças é tão eficiente que beira a perfeição, a suíte deixa a desejar na hora de reparar um sistema infectado, ainda conforme o AV-Test.org. O software atingiu uma média de 70% na remoção completa de todos os componentes ativos de malwares jÁ conhecidos, número 10% inferior à média. No entanto, o KIS superou a média na recuperação do sistema, revertendo mudanças críticas realizadas pelos softwares maliciosos. Nesse quesito, enquanto a média da indústria de segurança é de 50%, o KIS atingiu os 60%. Os testes garantiram ao software um score de 3.5 de 6.0.

O problema é que o software é rigoroso ao encontrar uma ameaça, excluindo o arquivo quando tem a certeza de que se trata de um código malicioso. A certeza do antivírus pode não ser a mesma que a sua e algum arquivo legítimo pode ir embora. Ou, pelo menos, você pode querer submeter o arquivo a outros testes ou fazer um backup, por algum motivo qualquer.  As configurações do KIS não trazem uma alternativa que simplesmente mostre um alerta solicitando o envio da amostra para a quarentena: é possível apenas optar excluir o arquivo ou ignorar o alerta, que serÁ exibido novamente até a desinfecção.



A taxa de falsos positivos do KIS não é assim tão grande e, nesses casos, é melhor assegurar um PC completamente limpo do que arriscar manter um arquivo potencialmente perigoso. No entanto, quem gosta de fuçar nesses arquivos ou, pelo menos, manter sob controle cada ação que ocorre no PC, esse fato pode incomodar um pouco.

{break::Recursos que fazem a diferença}O que diferencia uma suíte de segurança completa dos antivírus comuns são suas funcionalidades adicionais. E isso o Kaspersky Internet Security tem de sobra. Portanto, vou falar sobre algumas que achei mais interessantes.

A execução segura, tanto de sites quanto de aplicativos, é a primeira delas. Afinal, não é tão raro assim nos depararmos com algum arquivo ou pÁgina potencialmente perigosa, mas, mesmo assim, queremos tirar a dúvida, por exemplo.  O recurso abre uma espécie de mÁquina virtual no PC, idêntica ao desktop comum do usuÁrio, isolando o sistema de eventuais modificações. Portanto, através dele, é possível pode executar arquivos suspeitos com uma camada a mais de proteção, para verificar o seu comportamento.



Ao clicar no "X" no topo da Área de trabalho, o usuÁrio pode alternar para o desktop normal, que mantém abertos todos os seus aplicativos em execução, ou desligar a execução segura, caso não queira mais utilizÁ-la. Voltando à desktop comum, caso alguma ameaça tenha sido detectada, o KIS irÁ exibir um alerta e solicitar a ação do usuÁrio, caso a suíte esteja configurada para não excluir automaticamente. A execução segura de sites funciona de maneira semelhante, mas é específica para o navegador. Uma limitação grave é rodar apenas em plataformas 32bits, sendo que quase metade dos computadores com Windows 7 operam em 64bits.

O controle dos pais é outra funcionalidade muito útil do Kaspersky Internet Security. Com ela, o administrador do sistema pode monitorar toda a atividade de diversos usuÁrios e estabelecer configurações diferentes para cada um.



A tarefa é simples: o administrador tem uma senha e só com ela é possível alterar as configurações para cada usuÁrio. É possível restringir os dias nos quais o computador e a internet podem ser utilizados, bloquear aplicativos específicos, bloquear sites através de filtros como pornografia, violência, drogas, distribuição de software ilegal, redes sociais e jogos online e restringir downloads de arquivos. Além disso, é possível controlar a comunicação dos usuÁrios com terceiros, permitindo contatos determinados em serviços de mensagens instantâneas e em redes sociais. Por fim, o software oferece a possibilidade de proibir o envio de dados pessoais e o uso de certas palavras.



Quando alguma atividade proibida é detectada, o KIS guarda tudo em um relatório detalhado, que pode ser acessado pelo administrador com sua senha. O programa mostra os sites que foram acessados, as tentativas de visualizar conteúdo proibido e inclusive as mensagens trocadas em aplicativos como o Windows Live Messenger.

- Continua após a publicidade -

{break::Desempenho e funcionalidades adicionais}Por mais repleto de funções que seja, o Kaspersky Internet Security consegue realizar constantes varreduras no sistema sem travar. Se o usuÁrio mantiver a mÁquina em dia com as configurações e realizar limpezas periódicas de arquivos, até mesmo o escaneamento sob demanda em paralelo com outras atividades não deve atrapalhar o desempenho do computador.

Em configurações não tão robustas e com uma grande quantidade de arquivos para analisar, o KIS pode tornar o sistema inutilizÁvel durante a varredura sob demanda. Caso você perceba isso, o melhor a fazer é deixar o software realizar seu trabalho em algum período em que o PC estiver ocioso para só depois voltar e conferir as detecções.



A execução do software em segundo plano realizando seus procedimentos de rotina, no entanto, não atrapalha muito a performance do sistema. Eventualmente, uma ou outra lentidão ocorre, mas não é algo que chegue a incomodar. O KIS se comporta  muito bem, inclusive, em netbooks. Portanto, pode apostar nele sem medo caso queira manter seu portÁtil livre de qualquer ameaça.

E, é claro, a suíte de segurança da Kaspersky ainda acumula muitas outras funções e, levando isso em conta, seu desempenho em qualquer tipo de sistema é louvÁvel. Não estamos falando só de antivírus, mas sim de um software completo, que acumula diversas soluções de segurança que poderiam, alternativamente, ser instaladas separadamente, comendo muito mais recursos.



O Kaspersky Internet Security conta com um recurso de antispam, que precisa receber um "treinamento" para se acostumar com o padrão das mensagens recebidas e, então, filtrar o conteúdo indesejado. O software ainda tem um assistente para criar um disco de recuperação, ou seja, um CD ou dispositivo USB removível contendo diversas ferramentas de segurança para usar naqueles casos em que o computador ficou tão prejudicado que sequer permite a inicialização do sistema.



Como adicionais, o KIS ainda executa diagnósticos do sistema para encontrar problemas causados por malwares, procura vulnerabilidades em aplicativos e executa uma limpeza dos dados pessoais do usuÁrio, quando solicitado. Não poderíamos deixar de falar do firewall, ferramenta excelente e pouco intrusiva que monitora o trÁfego da rede sem exigir configurações complexas ou interromper automaticamente o acesso de determinados softwares à Internet.

Por fim, uma funcionalidade sob medida para jogadores: o modo de perfil de jogo. Para encontrÁ-lo, é preciso cavar as configurações em meio à interface lotada de opções: a funcionalidade estÁ na aba "Configurações avançadas".  Ativando o perfil de jogo, o Kaspersky interrompe automaticamente certas atividades quando os games são executados em tela inteira, como as atualizações automÁticas e as verificações programadas, garantindo uma experiência de jogo fluida e sem empecilhos.

{break::Conclusão}O Kaspersky Internet Security cumpre o que promete, transmitindo uma enorme sensação de segurança ao usuÁrio. O software permanece em segundo plano varrendo os arquivos que o sistema manipula no momento e prontamente toma alguma atitude ao encontrar um arquivo suspeito.

Com tanta proatividade, é extremamente recomendÁvel, antes de qualquer coisa, setar as configurações para selecionar a ação de desinefctar, sem excluir automaticamente, porque alguns arquivos podem ir embora sozinhos sem que você queira. Por outro lado, deixar o software fazer tudo sozinho é uma ótima pedida para o usuÁrio leigo ou para quem simplesmente não quer perder muito tempo pensando sobre as ameaças encontradas.

O desempenho é bom, mas o escaneamento sob demanda compromete outras atividades paralelas caso o computador tenha muitos arquivos. No entanto, o software consegue se sair muito bem em portÁteis, mostrando ser uma opção versÁtil e eficiente. Durante os testes, senti falta somente de um uso mais efetivo da quarentena. Penso que, ao invés de excluir os arquivo automaticamente, o KIS deveria ter uma opção para enviÁ-los direto para lÁ, de forma que pudessem ser avaliados posteriormente com calma, sem representar riscos ao sistema.

Com ótima proteção, o software peca um pouco apenas na recuperação dos arquivos, uma vez que nem sempre é possível desinfectÁ-los e, por padrão, o KIS opta pela exclusão. Isso pode ser resolvido, como jÁ comentei, alterando as configurações. Disponível em licenças para três computadores durante um ano por R$149,95 e durante dois anos por R$199,95 (preço promocional), o software é muito eficiente e vale cada centavo. Suas funcionalidades adicionais dão conta do recado e mostram-se um belo diferencial, completando a proteção em todos os níveis.

PRÓS
Ótima taxa de detecção
O recurso de execução segura é muito útil
Relatórios completos sobre as ameaças encontradas
Funcionalidades de sobra para correção de vulnerabilidades e recuperação do sistema
CONTRAS
Exclusão automÁtica de ameaças detectadas como padrão
Varredura sob demanda pode atrapalhar atividades no PC
Interface um pouco confusa
Modo "execução segura" opera apenas em sistemas 32bits
Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.