ANÁLISE: Cooler Master V6

ANÁLISE: Cooler Master V6

Com lançamento previsto para os próximos dias no Brasil, recebemos com exclusividade o cooler V6 da Cooler Master.

O V6 chega ao mercado como nova opção da Cooler Master para o segmento de alto desempenho intermediÁrio, com suporte aos principais sockets existente, sendo eles LGA 775, 1156 e 1366 quando falamos de processadores Intel, e AM2 / AM2+ e AM3 quando falamos de AMD.

A empresa ainda tem outras duas opções da linha "V", o V8, lançado ano passado, e o modelo V10, destinado a usuÁrios com maior poder aquisitivo, por se tratar de um projeto diferenciado que traz um sistema de refrigeração para as memórias anexo ao cooler do processador.

Cooler Master V6
Como destacamos na introdução, o modelo V6 da Cooler Master entra no mercado como opção da empresa com suporte a todos os principais processadores existente no mercado atualmente, sendo uma ótima opção principalmente para a linha Core i7 800 da Intel e Phenom II X6 da AMD.

Vale destacar que a empresa lançou também o modelo V6GT que, entre as diferenças frente ao V6, estÁ o fato de vir com um sistema que troca a cor dos LEDs, além de vir acomopanhado de 2 FAN´s com a tecnologia DynaLoop™ Bearing, que possuem sistema de lubrificação diferenciado, dando a eles maior tempo de vida.

Abaixo as principais características do V6.


- Continua após a publicidade -

{break::Fotos}Abaixo uma série de fotos do cooler e acessórios que o acompanham.

{break::Instalação}A instalação é simples e prÁtica, tendo como destaque o fato de ter suporte aos principais sockets do mercado, dessa forma, compatível também com os principais processadores como jÁ destacamos na introdução.

Montamos o V6 em uma plataforma socket LGA 1366 com processador Core i7 920 e mainboard Asus Rampage II Extreme.

Para a instalação não é necessÁrio nenhuma ferramenta extra, jÁ que tudo acompanha o cooler.

Como podem ver abaixo, inicialmente prendemos a base de fixação do cooler na mainboard, jÁ devidamente "configurada" para o socket 1366, coisa que é feita facilmente através dos seletores nos contos da base. Após fixar a base e a presilha na parte superior (também pré-configurada para socket LGA 1366), bastou passar pasta térmica no processador, encaixar o cooler por cima, e prender o adaptador que faz a pressão do cooler na base.

Feito isso, encaixar o FAN na base de headpipes, ligar em uma conexão de força na placa mãe e pronto, é só ligar a "mÁquina".

- Continua após a publicidade -


{break::Testes}Os testes foram feitos em uma plataforma X58 com processador Core i7 920, comparando o Cooler Master V6 com 1 e 2 FAN´s, jÁ que ele vem com suporte a essa possibilidade. Também utilizamos os coolers Thermalright Venomous X, Cogage Arrow e True Spirit e um cooler BOX.

Preferimos não colocar o Thermalright HR-02 nos comparativos, porque o mesmo por padrão não vem acompanhado de nenhum FAN, e devido essa fator não pode brigar de igual para igual com modelos TOP que utilizam FAN.

Os testes estão na seguinte sequência: IDLE (sistema em modo ocioso), "Crysis" em modo CPU Benchmark e, por fim, wPrime no teste de 1024.

IDLE (ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso. Como podemos ver, quando utilizando 2 FAN´s o cooler mantem o processador em 36º graus, 3 abaixo do cooler quando utilizando apenas um FAN. Na comparação com os demais, também temos uma diferença interessante a favor do V6, resta saber como ele vai se comportar nos testes com processador em uso, que mostraremos a seguir.

{benchmark::906}

Crysis
Rodando um game temos testes bem interessantes. Quando o cooler estÁ com 2 FAN´s, sua temperatura fica em em 43º graus, 4 abaixo da média dos demais, inclusive do própria V6 quando utilizando um FAN.

{benchmark::907}

- Continua após a publicidade -

wPrime 2
No "stress test" com o wPrime temos resultados não tão favorÁveis ao V6, pelo menos em modo padrão com 1 FAN, jÁ que quando utilizando 2 FAN´s ele fica em 56º graus, mesmo assim acima do Venomous X, que não passa de 55º graus.

Como podemos ver, quando utilizando apenas um FAN o V6 chega em 60º graus, um grau acima do Cogage Arrow.

{benchmark::908}

{break::Overclock}Para finalizar os testes, fizemos testes com o Core i7 920 overclockado para 3.8GHz, mais de 1GHz acima do seu clock padrão (2.66GHz). Abaixo os grÁficos de temperatura.

IDLE (ocioso)
Assim como aconteceu quando o processador estava trabalhando com clock padrão, quando ele estÁ overclockado o V6 obtém os melhores resultados dentre as opções testadas, ficando com temperatura mÁxima em 39º graus com 2 FAN´s e 43º com um FAN. Os demais modelos ficaram 2 graus acima, como mostra o comparativo.

{benchmark::909}

Crysis
Diferente do resultado com o processador em stock, quando overclockado o V6 acaba ficando 1 grau acima do Venomous X, mas ainda abaixo dos demais modelos testados.

Vemos também com o fato de estar rodando com 2 FAN´s não surtiu uma diferença tão grande, apenas 2 graus a menos.

{benchmark::910}

wPrime 2
Por fim o teste em modo stress com o processador overclockado. O resultado mostra o que vimos em todos os demais testes, comportamento a altura de outros bons modelos do mercado, mas novamente com diferença bem pequena no desempenho, quando utilizado 1 ou 2 FAN´s.

{benchmark::911}

{break::Conclusão}A Cooler Master estÁ entre as empresas mais respeitadas desse mercado, sempre se destacando com produtos diferenciados que prezam pelo acabamento e visual, sem deixar de lado sua principal função: resfriar o processador.

O Cooler Master V6 consegue fazer o que promete, manter processadores TOP de linha a temperaturas bem abaixo de um cooler BOX, e brigar com outros modelos de coolers do mercado por resultados satisfatórios nesse meio.

Seu destaque em cima da grande maioria é seu acabamento, por vir acompanhado da "carcaça" de plÁstico deixa ele muito mais bonito, escondendo os heatpipes e estrutura de alumínio que torna feio a maioria dos coolers. Como vimos nas fotos, o fato dos FAN´s ficarem internos na estrutura, dão um acabamento muito melhor que as presilhas metÁlicas encontradas em outros modelos, e quem se importa com acabamento vai notar a diferença.

Pelo lado de performance, esperava um pouco mais do cooler quando rodando com 2 FAN´s. Como vimos nos testes, a diferença foi bem pequena, em alguns casos podendo até ficar atrÁs de modelos que utilizem apenas um FAN.

Agora isso de forma nenhuma tira os méritos do V6, jÁ que ele tem um comportamento muito bom quando trabalhando com o cooler que o acompanha.

 


PRÓS
Acabamento excelente
Instalação simples e rÁpida
Desempenho na média de coolers de mesmo valor
Baixo ruído
Suporte aos principais sockets/processadores do mercado
CONTRAS
Diferença pequena de desempenho de 1 FAN vs 2 FAN´s
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.