ANÁLISE: HIS Multi-view II

ANÁLISE: HIS Multi-view II

Acessórios simples e leves são uma mão na roda para resolver problemas do cotidiano. Uma saída extra de vídeo pode ajudar na hora de apresentações, ou até mesmo para quem precisa de dois monitores para trabalhar ou para o lazer. O MultiView II, da HIS, é um adaptador compacto para quem precisa de uma saída de vídeo a mais no computador.

O que o torna interessante é a conectividade: o aparelho funciona através de uma porta USB.  Uma ótima pedida para aqueles tem uma placa de vídeo sem uma saída extra, e precisa conectar mais monitores. O adaptador tem suporte a sistemas operacionais Windows e Mac OS, sendo possível conectar até 6 adaptadores simultaneamente no computador.

{break::Conectividade}

Windows 

Ligado diretamente na porta USB com o cabo retrÁtil que acompanha o kit, o MultiView II foi automaticamente identificado no sistema Windows (teste rodado no sistema Windows 7, versão 64 bits), que fez o download dos drivers de instalação. No CD de drivers incluso na caixa do produto existe suporte às versões XP SP3, 2000, Vista (32-64 bits) e 7 (32-64 bits) do sistema operacional da Microsoft.

Após a instalação do driver, a imagem apareceu automaticamente na segunda tela conectada (em nosso teste, uma televisão LG). A resolução exibida foi 1920 X  1080 (Full HD) e segundo a produtora o adaptador suporta configurações de até 2048 X 1152.

 

Um trayicon surge com opções como verificar por updates, acionar um otimizador de desempenho e um opção de configuração que aciona o administrador de monitores do próprio Windows. Todas as configurações de vídeo utilizam a interface do próprio sistema operacional.

- Continua após a publicidade -



Mac OS

Ligado em um computador com o sistema da Apple, rodando no sistema Mac OS X 10.6, o dipositivo não foi iniciado automaticamente. Foi necessÁria a instalação do driver mais recente, disponível no site da HIS, pois o driver disponível no CD que acompanha o kit apresentou falhas durante a instalação. Isto pode ser relativo a versão do sistema, jÁ que em outras reviews o dispositivo foi totalmente "plug and play" no sistema da Apple. Após instalado o software e reiniciado o sistema, o adaptador passou a funcionar corretamente, exibindo resolução de 1920 X 1080. Assim como no sistema da Microsoft, o Multi-View é configurado usando a própria interface do sistema operacional.

{break::Itens do kit}

Um ponto forte do produto é o kit que o acompanha. Além do adaptador com um bom acabamento, o cabo retrÁtil USB torna o conjunto prÁtico para ser carregado. Na bolsa inclusa na caixa, podem ser transportados tanto o adaptador quanto o cabo. Outro destaque é o adaptador DVI-VGA, que torna possível a conexão do adaptador com monitores nos dois formatos. O único defeito é que este item extra torna-o um pouco mais extenso, e que o adaptador DVI-VGA não cabe junto com os outros itens na bolsa de transporte. A bolsa é discreta e acolchoada, protegendo eficientemente o adaptador. Pode ser presa em um cinto, ou a diversos outros objetos, graças a um mosquete que acompanha o conjunto.




- Continua após a publicidade -

{break::Desempenho}

O adaptador MultiView II parece sofrer com algumas limitações relacionadas a taxa de transferência das portas USB 2.0. O adaptador funcionou corretamente em diversas funções como abrir softwares e navegar na internet, porém houve quedas sensíveis de desempenho em outras aplicações. Os filmes visualizados no YouTube tiveram uma perda de desempenho quando abertos em tela cheia, assim como diversos vídeos em qualidade alta abertos, com uma quantidade de frames por segundo que inviabilizava assistir os vídeos na resolução mÁxima.

O desempenho mostrou-se superior quando conectado através de um adaptador HDMI, o qual não estÁ incluso no kit. Especialmente o filme do YouTube em tela cheia, que recuperou a fluidez. O adaptador também funcionou melhor rodando na resolução sugerida pelo Windows, em nosso caso 1360 x 768.

Para jogos, foi necessÁria a redução na resolução para rodar apropriadamente os games. No caso do Pro Evolution Soccer 2010, em resolução 800 x 600 houve uma sutil queda no número de frames por segundo, e em resoluções superiores a imagem não era exibida. Outros games mais antigos ou que demandam pouca capacidade grÁfica rodaram em qualidades mais altas, sem maiores problemas.


PRÓS
PrÁtico
Conectividade simples
Acompanha adaptador para VGA
CONTRAS
Perda de qualidade em vídeos e jogos
Não possui entrada HDMI ou adaptador com o kit
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.