Índice do Artigo

A Thermalright estÁ entre as grandes empresas do mercado de coolers, com destaque para os modelos destinado a processadores.

Nos últimos anos, um de seus produtos de maior destaque foi o “Ultra 120”, que reinou por muito tempo através de suas vÁrias revisões. Sabemos que é muito difícil manter-se no topo, seja onde for, e nesse mercado não é diferente. O Ultra 120 jÁ não faz mais o sucesso de tempos atrÁs. Modelos como o Noctua NH-D14 estão entre os melhores do mercado, conseguindo resultados excelentes e, com isso, a Thermalright tem trabalhado em uma nova solução nessa briga pelo topo. Assim, a companhia chegou ao Venomous X, cooler que analisaremos hoje.

Thermalright Venomous X
O cooler Venomous X, como destacamos na introdução, é a nova aposta da Thermalright para substituir o Ultra 120. Abaixo temos os principais destaques do cooler.

  • Novo sistema múltiplo patenteado de pressão das presilhas, possibilitando ao usuÁrio colocar uma pressão entre 40 e 70 lbs na presilha, gerando maior eficiência e segurança na montagem.
  • Base espelhada com melhor desempenho na dissipação do calor
  • Design melhorado a fim de permitir ao ar quente passar pelo heatsink com maior velocidade
  • Todos os heatsinks são banhados a níquel para garantir maior qualidade e desempenho, com durabilidade de anos
  • Heatpipes, base e aletas soldadas, garantindo maior eficiência na condução térmica
  • Design com seis heatpipes, todos banhados a níquel, retardando a oxidação que os deteriora, garantindo maior qualidade e tempo de vida ao heatsink
  • Inclui 2 jogos de clips para FAN 120×25 mm e uma pasta térmica Chill Factor II
  • Design da base côncava, assegurando maior eficiência na condução térmica entre o processador e o dissipador de calor.

Detalhes técnicos:

  • Tamanho: Comprimento = 127mm x Largura = 63mm x Altura = 160mm
  • Peso: 755 Gramas (sem o fan e o sistema de presilhas)
  • Heatpipe: 6mm x 6mm
  • Base: C1100 de níquel puro, com superfície ultra espelhada

Temos que destacar que ele possui um excelente acabamento, além de incluir pasta térmica. Com isso, o cooler estÁ pronto para ser instalado, sem necessidade de ferramentas extras.

Outro ponto interessante, é o fato dele ter controle de pressão sobre o processador, e suporte a dois fans, um de cada lado do heatsink, mas vem acompanhado de apenas um.

Confiram algumas fotos do cooler, acessórios e sistema utilizado.

{image}{image}{image}

{image}{image}{image}

{image}{image}{image}

{image}{image}

HÁ alguns meses, analisamos o cooler True Spirit da Cocage. Um dos pontos fracos do True Spirit era relativo à sua instalação, um pouco complicada, sendo que, devido à pressão necessÁria para prender o cooler na presilha, o processo requeria duas pessoas para ser feito de uma forma mais tranquila.

JÁ no caso do Thermalright Venomous X, o sistema estÁ muito mais prÁtico e simples. Todo o processo pode ser feito por apenas uma pessoa.

O sistema criado para prender o heatsink na base é muito prÁtico e fÁcil, sem necessidade de ferramentas, jÁ que o cooler acompanha uma “chave” compatível com as duas roscas disponíveis, uma para prender o cooler e outra para gerar pressão.

Abaixo temos algumas fotos representando o procedimento feito para a instalação.

{image} {image}{image}

{image} {image}{image}

Um detalhe interessante é que o Venomous X tem suporte aos sockets LGA 775, 1156 e 1366. Para isso, foram criadas arestas ajustÁveis às presilhas de cada um desses sockets, mas sem tornar o cooler complexo e cheio de detalhes técnicos.

Nós fizemos a instalação em cima de uma plataforma baseada em socket LGA 1366, com mainboard ECS X58B-A e processador Intel Core i7 920.

{image}

Utilizamos dois coolers para os comparativos desta review: um BOX, para podermos ter a real noção da mudança que um cooler diferenciado representa, e o Cogage True Spirit que analisamos hÁ meses atrÁs.

Todos os testes foram feitos em temperatura ambiente de 25 graus, em sequência – primeiro IDLE, depois Crysis e depois wPrime 2.0.

IDLE (ocioso)
Com o sistema ocioso, o cooler se comportou muito bem, abaixando a temperatura em 9 graus na comparação com o cooler BOX. JÁ relativamente ao True Spirit, temos um empate, sendo que este também conseguiu um bom resultado.

{benchmark::524}

Crysis
Rodando uma aplicação mais exigente, no caso o game Crysis, jÁ vemos um comportamento ainda melhor na comparação com o cooler BOX. A diferença de temperatura ficou em 15 graus a menos para o Venomous X.

Na comparação com o True Spirit, o novo cooler da Thermalright também se mostrou uma solução melhor, mesmo que por apenas 2 graus.

{benchmark::525}

wPrime 2.0
Diferente do teste do Crysis, o wPrime mantém o processador em uso contínuo e extremo, deixando a sua temperatura elevadíssima. É quando vemos quem é quem, afinal é o melhor teste prÁtico, jÁ que o processador estÁ em seu mÁximo.

Como podemos ver abaixo, a diferença entre o Venomous X e o cooler BOX é muito alta, nada menos que 25 graus.

Interessante também foi o comportamento frente ao True Spirit, jÁ que o Venomous X conseguiu ficar com 7 graus a menos, um resultado que mostra bem o ótimo trabalho feito pela Thermalright.

{benchmark::526}

Agora todos sabemos que esse tipo de cooler tem seu foco voltado a usuÁrios mais exigentes e que quase sempre procuram colocar seus processadores para trabalharem a clocks mais elevados a fim de tirar maior proveito dos mesmos.

Dito isso, não tem como não testar coolers desse porte sem overclockar o processador. Colocamos um Intel Core i7 920 trabalhando a 3.8GHz, mais de 1GHz acima do seu padrão (2.66GHz) e fizemos os mesmos testes de antes. Abaixo podemos ver os comparativos do cooler em stock e overclockado.

IDLE (ocioso)
No modo ocioso, vemos que a temperatura aumentou pouco para o Venomous X, apenas 3 graus. O True Spirit também se comportou muito bem.

A diferença maior é em cima do cooler BOX, como jÁ era de se esperar. Reparem que a temperatura subiu 9 graus após o overclock, mesmo com o processador não rodando aplicações.

{benchmark::527}

Crysis
Rodando o game Crysis, novamente temos um comportamento muito bom por parte do Venomous X, subindo apenas 3 graus quando em uso.

Vemos também que o True Spirit tem um aumento maior, 6 graus, mostrando a melhor eficiência do cooler da Thermalright.

E como jÁ era de se esperar, o aumento de temperatura do cooler BOX é notadamente maior, 9 graus, colocando a temperatura a 71 graus.

{benchmark::528}

wPrime 2.0
Aqui teremos os resultados através dos quais poderemos tirar a melhor conclusão do desempenho dos coolers, com o processador overclockado e trabalhando exaustivamente em seu mÁximo.

Com o Venomous X,  a temperatura subiu de 55 para 69 graus, resultado muito bom se considerarmos que é um teste de exaustão e o processador raramente vai se manter em uso mÁximo contínuo.

O True Spirit também se comportou bem, subindo também 14 graus com o processador overclockado. A diferença é que a temperatura, tanto em stock como overclockado, ficou acima da proporcionada pelo Venomous X.

O cooler BOX não conseguiu finalizar o teste, pois o sistema travou com tela azul logo no início. Tentamos rodar o wPrime por três vezes, todas elas com intervalo para o processador esfriar, mas não teve jeito. A única forma de o BOX rodar o wPrime com processador overclockado foi colocando o mesmo a 3.6GHz, mas a temperatura ficou a 100 graus. Caso permanecesse assim, com certeza viria a comprometer o funcionamento do processador em pouco tempo.

{benchmark::529}

Pelo ótimo trabalho da Thermalright com o Ultra 120, todos esperavam um “substituto” à altura e a empresa não deixou a desejar. O Venomous X é uma das melhores opções do mercado para quem deseja um sistema de alto desempenho, principalmente com processador overclockado.

O acabamento do cooler é de primeira qualidade, com destaque para o sistema de presilha e dissipação de calor. O sistema de presilha é prÁtico e simples, deixando o cooler muito bem preso e dando segurança após finalizar o processo, coisa que não acontece com alguns modelos. JÁ a ideia da dissipação de calor, que é o motivo de se optar por um cooler desse porte, é ter algo melhor na comparação com modelos comuns, coisa que o Venomous X consegue com maestria.

Vale destacar também o suporte aos três últimos sockets da Intel, LGA 775, 1156 e 1366, tornando assim uma opção para as mais variadas plataformas, isso se tratando de Intel.

Acreditamos que a Thermalright conseguiu fazer um excelente trabalho com o Venomous X, que vai agradar aos usuÁrios mais exigentes e que tinham o Ultra 120 como referência de boa eficiência acima de tudo.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções