Índice do Artigo

Playstation

VRR no Playstation 5: como ligar, e qual a diferença que faz?

A Sony introduziu com uma atualização recente a função do VRR (variable refresh rate, ou taxa de atualização variável) no Playstation 5. Agora, assim como o Xbox Series S/X e computadores com gráficos compatíveis, o Playstation consegue trabalhar em conjunto com um display que tenha suporte e atualizar de forma sincronizada a imagem da tela com a produção de novos quadros.

A funcionalidade é semelhante ao G-Sync e o FreeSync, presentes no PC com placas de vídeo GeForce e Radeon, respectivamente. Ele tem como função principal impedir o problema do tearing, que é quando temos uma imagem partida no meio da tela.

Isso acontece porque por padrão as telas se atualizam de forma fixa, seja 60Hz nos modelos mais tradicionais, seja 120Hz nos televisores mais modernos. Isso quer dizer que são exibidas 60 ou 120 novas imagens por segundo, respectivamente, nesses displays. O problema é que os computadores e os consoles nem sempre conseguem manter uma taxa fixa, com games fazendo variar muito a taxa de quadros que o sistema consegue gerar dependendo da dificuldade dos gráficos aparecendo na tela.

O efeito mais negativo dessa dissincronia é a tela partida, o tearing, mencionado anteriormente. Na hora que a tela está se atualizando, o chip gráfico ainda não terminou o novo quadro. O resultado é que a tela acaba ficando metade o quadro novo, metade o velho, criando muitas vezes um efeito de partição atravessando o monitor, o que dá o nome ao defeito visual. Uma solução é o V-Sync, que espera para atualizar em um intervalo fixo menor do que a placa é capaz de gerar, o que gera latência, devido essa espera, além de sub-usar a capacidade do hardware.

O VRR é a melhor solução para esse problema. A tecnologia VRR presente no PlayStation 5 está dentro do protocolo do HDMI 2.1, e opera em conjunto com monitores que tragam suporte. Não raro eles irão chamar esse recurso de FreeSync, nome comercial usado pela AMD, porém o padrão VRR em si é aberto. Habilitar o recurso é simples, basta seguir esses passos:

Habilitando o VRR no Playstation 5

O VRR está chegando ao PlayStation 5, conforme já falamos aqui no Adrenaline, o recurso será essencial para sincronizar de maneira dinâmica a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros que está sendo enviada pela saída de vídeo do console, o que permitirá maior fluidez na tela quando houver um aumento ou queda da taxa de quadros durante a jogatina.

O recurso, que estará disponível em atualização durante essa semana, poderá ser ativado facilmente, confira abaixo o caminho para ativar o VRR em seu PlayStation 5 quando o recurso for lançado.

COMO ATIVAR O VRR NO PS5

  1. Primeiro é necessário ter uma TV ou Monitor compatível com HDMI 2.1 e VRR, com o recurso ligado.
  2. Vá para a área de Configurações no PlayStation 5
  3. Selecione a opção Tela e Vídeo
  4. Na parte de Saída de Vídeo, você encontrará uma opção com a sigla VRR, basta deixar ela ligada para utilizar o recurso em algum dos jogos compatíveis com o recurso, também é possível deixar a opção no Automático para que o próprio console reconheça quando houver compatibilidade.

UTILIZANDO O VRR EM JOGOS SEM SUPORTE

  • Embaixo da opção para ativar o VRR, você encontra a opção Apply to Unsupported Games (Aplicar a jogos não suportados), que permite ao usuário forçar o uso do VRR em qualquer jogo lançado para a plataforma mas o resultado por não ser satisfatório, portanto, ao utilizar essa opção, em caso de problemas na reprodução da imagem em algum título sem suporte ao VRR, basta desativar essa opção.

Confira abaixo os jogos que receberão suporte ao VRR nas primeiras semanas.

  • Astro’s Playroom
  • Call of Duty: Vanguard
  • Call of Duty: Black Ops Cold War
  • Destiny 2
  • Devil May Cry 5 Special Edition
  • DIRT 5
  • Godfall
  • Marvel’s Spider-Man Remasterizado
  • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
  • Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
  • Resident Evil Village
  • Tiny Tina’s Wonderlands
  • Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
  • Tribes of Midgard

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções