Publicidade

ALDER LAKE CHEGOU! Unboxing do kit ASUS ROG com Z690 e memórias DDR5!

Tiramos da caixa e explicamos as novas tecnologias dessa geração de produtos

27/10/2021 às 14:27 por Diego Kerber Reportar erro
Publicidade

A 12ª geração Intel Core começou oficialmente no Adrenaline! A ASUS enviou um kit de testes baseado no novo chipset, o Intel Z690, plataforma que introduz os processadores codinome Alder Lake nos desktops. Na caixa temos nada menos que a ASUS Maximus Z690 Hero, mainboard soquete LGA 1700, além do liquid cooler Ryiujin II 360 e memórias DDR5 Kingston Beast 5200MHz CL40!

Kingston Fury Beats DDR5

As principais novidades da plataforma incluem um novo soquete, o LGA 1700, com um formato bastante diferente de antecessores: ele é retangular, depois de anos de processadores com lados iguais entre os Intel Core em desktop (em notebooks já eram retangulares). Essa geração tem como grande mudança o uso de uma arquitetura híbrida, com núcleos de desempenho (os Performance Cores, ou P-Cores) e núcleos de eficiência (Efficiency Cores ou E-Cores). Em sua implementação máxima, os Alder Lake contarão com 8 núcleos de alto desempenho codinome Golden Cove e 8 núcleos de eficiência codinome Gracemont.

Publicidade

A plataforma também atualizou várias de suas tecnologias. Nas memórias vemos a chegada dos módulos DRAM DDR5, com velocidades maiores de transferências, mais capacidade de armazenamento de dados e nova arquitetura, com direito a dois canais de comunicação em apenas um módulo. Com a instalação de um segundo módulo passamos a ter quatro canais de 32-bit de comunicação entre CPU e memórias

23/10/2021 às 13:54
Artigo

Memórias DDR5: o que muda com a tecnologia? É hora de trocar?

Explicamos as novidades da nova geração da tecnologia e se é melhor não comprar DDR4 agora

Publicidade

Os Alder Lake e a plataforma Z690 também introduzem a tecnologia PCI Express 5.0, que irá aumentar a largura de banda disponível para até 16GB/s, o dobro da velocidade teórica do PCIe 4.0 utilizando nas plataformas domésticas atuais. Com o uso em x16, temos um total de 64GB/s de largura de banda via PCIe integrado no processador. Além disso, há mais x4 em PCI 4.0 também na controladora no processador, e a plataforma adiciona mais x12 PCIe 4.0 e x16 PCIe 3.0.

A 12ª geração Intel Core, com os novos processadores e o chipset Z690 para desktops, chega no dia 4 de novembro.

Publicidade
Assuntos
Hardware Intel Vídeos
Tags
placa mae
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Radeon RX 6500 XT em PCIe 3.0: vai DAR RUIM no gameplay?

Benchmark vazado mostra GeForce RTX 3050 com desempenho bem próximo a GTX 1660 Ti

NVIDIA aumenta preços das GPUs GeForce RTX 30 na Europa

NVIDIA GeForce GT 1010 aparece em benchmark depois de um ano de lançamento

Venha interagir com a gente: ESTREIA DO MEMBROS e novo formato de lives!

Publicidade