Índice do Artigo

AMD

Como instalar um processador AMD Ryzen 7000 em uma placa-mãe com soquete AM5

Como instalar um processador AMD Ryzen 7000 em uma placa-mãe com soquete AM5
Créditos: MSI

Após muitos meses de vazamentos, a AMD anunciou oficialmente seus tão esperados processadores Ryzen 7000, arquitetura Raphael. Logo após o anúncio, a MSI postou um tutorial em vídeo em um de seus canais do YouTube (que está privado no momento) detalhando como é fácil instalar o processador no novo soquete AM5.

Ao contrário da típica tampa de soquete preta, o vídeo da MSI mostra uma tampa transparente sobre o soquete AM5. É muito cedo para dizer se é o novo padrão para placas-mãe AMD ou se a MSI optou por uma tampa transparente. 

Clique na imagem para ampliar

O soquete AM5 compartilha um design semelhante ao soquete LGA115x da Intel, portanto, o processo de instalação parecerá familiar para quem já instalou um. No entanto, o tutorial da MSI é interessante para consumidores que nunca tiveram um processador Intel antes.

O processo começa empurrando a alavanca para baixo para liberar a trava do soquete. Em seguida, você pega o chip AM5 com o polegar e os dedos indicadores, alinha os dois entalhes do soquete (um de cada lado) e abaixa suavemente o processador no soquete. 

Com o AM5, a AMD finalmente fez a transição para um design LGA (Land Grid Array) em vez de um design PGA (Pin Grid Array) que era usado em suas plataformas “casuais” há muito tempo. Em termos leigos, os processadores Zen 4 não terão mais pinos, mas contatos, pois os pinos agora estão dentro do soquete.

Os proprietários do Zen 4 não precisarão mais se preocupar em dobrar os pinos do chip; no entanto, eles ainda precisarão ter um cuidado extra ao colocar o processador no soquete. Embora alguns possam odiar ter os pinos no processador, descobrimos que é mais fácil endireitar um pino torto no chip do que um pino torto no soquete. 

Outra novidade dos processadores Zen 4 é o design da “capa” do processador. Os dois entalhes são um ótimo complemento, pois impedirão que usuários menos experientes instalem o processador na orientação errada. Os processadores AM4 anteriores tinham apenas um pequeno triângulo em um dos cantos para indicar a posição correta. Era preciso alinhar isso com outro pequeno triângulo na placa-mãe.

O soquete AM5 tem 1718 pinos, apenas 18 a mais do que o soquete LGA1700 da Intel para os processadores Alder Lake (Core 12ª geração) e os futuros chips Raptor Lake (Core 13ª geração). 

Ao contrário da Intel, o soquete AM5 da AMD não possui um recorte para capacitores. O vídeo do YouTube expõe o soquete AM5 com 1.718 pinos em toda a sua glória. Acima você pode ver a parte de trás de um chip Zen 4, e ele tem apenas os contatos sem capacitores conforme imagem acima.

Mudança de soquete, mesmos coolers

Uma vez que o processador esteja firmemente dentro do soquete, você deve abaixar a trava do soquete e empurrar a alavanca do soquete de volta para sua posição original. A tampa do processador se soltará sozinha no processo. A MSI usa o cooler AMD Wraith Prism em seu tutorial, sugerindo que a AMD não fez uma revisão geral em seus coolers padrão. 

Apesar da reforma radical que o Zen 4 e o soquete AM5 exibem, este último mantém o suporte para o cooler AM4. É uma pequena economia para quem vai realizar um upgrade quando for lançado, já que o AM5 suporta apenas memória DDR5, estão muito caras atualmente. Comenta aí o que você achou dessa mudança no soquete da AMD.

Conteúdo Relacionado
games/pc-games/amd-revela-soquete-am5-e-chipsets-x670e-x670-e-b650-com-ddr5-e-pcie-5-0/" title="AMD revela soquete AM5 e chipsets X670E, X670 e B650 com DDR5 e PCIe 5.0">
AMD revela soquete AM5 e chipsets X670E, X670 e B650 com DDR5 e PCIe 5.0

AMD

AMD revela soquete AM5 e chipsets X670E, X670 e B650 com DDR5 e PCIe 5.0

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções