Índice do Artigo

AMD

Steam Deck é testado com Radeon RX 6900 XT como eGPU e consegue rodar bem jogos em 4K

Steam Deck é testado com Radeon RX 6900 XT como eGPU e consegue rodar bem jogos em 4K
Créditos: ETA Prime

Usar placas de vídeo desktop em notebooks (eGPU) é algo algo possível há anos. O custo sempre é perda de desempenho por conta das conexões usadas, mas hardwares mais modernos têm amenizado essa diferença. E como seria com um PC portátil como o Steam Deck? O canal ETA Prime mostra que é possível e os resultados, mesmo com limitações, são bem interessantes.

A conexão recomendada para fazer uso de eGPU em um notebook, por exemplo, é o Thunderbolt, que não está presente no PC/console portátil da Valve. Então tudo foi feito através de um slot M.2, o que aumenta ainda mais o gargalo. A placa de vídeo testada foi uma AMD Radeon RX 6900 XT, o que é muita “areia pro caminhãozinho” do CPU do Steam Deck. Mesmo assim, bons resultados foram alcançados.

O experimento tornou possível jogar qualquer grande título em, pelo menos, 1080p com bom desempenho. O vídeo mostra The Witcher 3 rodando em 4K no ultra confortavelmente acima dos 100FPS. O mesmo jogo, no hardware do Steam Deck, roda em 800p (lembrando que a resolução do portátil é 1280×800) abaixo dos 60FPS em qualidade alta. GTA V, também em 4K configurado no alto, roda acima dos 60FPS.

Porém quando o jogo é mais moderno e CPU bound, como Cyberpunk 2077, a situação é diferente. Em 1080p no alto, a APU do Steam Deck, junto com a RX 6900 XT, consegue manter o jogo da CDPR em torno dos 60FPS, com quedas abaixo disso. God of War, configurado em 1080p, mas na qualidade baixa, mostra o gargalo de CPU com o jogo mal chegando nos 60FPS.

Já em benchmarks sintéticos, a combinação de uma eGPU no porte da RX 6900 XT com o hardware do Steam Deck escalona muito bem, como era de se esperar. No Firestrike, a iGPU da APU do Steam Deck entrega 4.340 pontos, enquanto que a RX 6900 XT consegue 16.357. A diferença no Time Spy é bem maior, com a RX 6900 XT conseguindo resultado seis vezes maior.

O youtuber diz que não foi possível dar boot com nenhuma das placas de vídeo da NVIDIA que ele tentou, como a GTX 1650, GTX 1060 e a RTX 3060. Não é nenhuma novidade dizer que a RX 6900 XT é “overkill” para o hardware do Steam Deck, mas é interessante ver que é possível fazer uso de eGPU no Steam Deck, dando um fôlego extra e até se tornando seu “PC desktop” quando não precisar sair com o PC portátil da Valve.

Via: VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções