Índice do Artigo

Nvidia

GeForce RTX 4090 e 4080 podem ter até 24GB de RAM GDDR6X e consumir 600W

GeForce RTX 4090 e 4080 podem ter até 24GB de RAM GDDR6X e consumir 600W
Créditos: Nvidia/Reprodução

Ainda na última sexta-feira o site Igor’s Lab compartilhou novas informações vazadas sobre as placas RTX 4090 e RTX 4080 da nova geração de GPUs da Nvidia. As placas de vídeo, que devem ser baseadas na nova microarquitetura de codinome Ada Lovelace, podem ter até 24 GB de memória e consumir incríveis 600 Watts. 

O pessoal lá do Igor’s Lab recebeu essas informações vários insiders em conjunto, e já conseguem estabelecer algumas coisas interessantes sobre as novas placas. De acordo com eles, a Nvidia está atualmente testando o conector PCIe Gen5 para os chips dessas placas de vídeo mais robustas. 


Imagem: Igor’s Lab/Reprodução

Podemos ver no esquema simplificado do PCB que a placa conta com 12 pontos para instalação de memórias GDDR6X, que podem ter 1 ou 2GB em cada módulo, o que nos deixa com um limite de 24 GB de VRAM para as RTX 4080 ou RTX 4090. Mas, assim como ocorre nas atuais placas de vídeo Ampere, há a possibilidade de modelos mais básicos contarem com compatibilidade para 8 desses módulos, permitindo capacidades de 8 a 16 GB. 

Analisando os 24 conversores de vantagem em torno do chip no modelo de PCB, é bem provável que o consumo total da placa (ou Total Board Power – TBP) seja de absurdos 600W. Além de um consumo desses gerar muito calor. Esses são os modelos topos de linha, que normalmente consomem e esquentam muito em todas as gerações, então seria interessante ver o quanto as GPUs mais simples da família vão se comportar nessa relação de consumo e aquecimento. 

Os rumores acumulados da RTX 4090 já apontam que a placa deve contar com 18432 núcleos CUDA e impressionantes frequências entre 2300 MHz e 2500 MHz. Considerando essas especificações ainda com possíveis 24 GB GDDR6X, podemos perceber que realmente, de uma forma ou de outra, essa GPU deve consumir e aquecer muito mesmo. 

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções