Índice do Artigo

Hardware

Preços de GPUs chegam ao nível mais baixo dos últimos 15 meses

Preços de GPUs chegam ao nível mais baixo dos últimos 15 meses
Créditos: WCCFtech

As placas de vídeo estão ficando mais baratas, isso é notável. Apesar de ainda estarem acima do preço sugerido pela fabricante (MSRP), o item mais desejado pelo PC gamer está vez mais próximo de ter seus preços de voltar ao normal. Um novo relatório do site alemão 3DCenter revela que as placas de vídeo da AMD e NVIDIA estão 25% acima do valor ideal e alta disponibilidade.

YouTube video

Claro que estamos falando de Europa, mais especificamente Alemanha e Áustria nesse caso. Mas, mesmo aqui, que demora para o reflexo acontecer, já é possível ver que isto está acontecendo. Já não é mais difícil ver uma NVIDIA GeForce RTX 3050 abaixo dos R$ 3 mil, diferente dos mais de R$ 3.300 em seu lançamento, por exemplo. Mesmo com as quedas nos preços, a situação ainda anda longe do ideal por aqui.

O 3DCenter vem mostrando toda essa situação nos preços das placas de vídeo desde o boom quando a pandemia começou. Em maio do ano passado, os preços chegaram a ser inflacionados em absurdos 318% entre os modelos da NVIDIA e e 218% com as GPUs da AMD. Além disso, o preço do Ethereum subia, enquanto a disponibilidade caia.

Diferente desse momento caótico, agora o Ethereum, que tem como placa de vídeo o hardware necessário para mineração, desvalorizou, o preço das placas começaram a cair e a disponibilidade aumentou bastante. Ainda existe um outro fator que ajudou a encarecer as placas de vídeo. A indústria de hardware passou por uma grave falta de matéria prima para fabricação, afetando as placas de vídeo, entre outras peças. 

Os lojistas ainda não têm um palpite de quando toda essa situação se normalizará de fato, de acordo com o TechRadar. Porém um dos maiores varejistas nessa área na Europa, o site box.co.uk, disse que, a partir de maio, os preços devem se tornar mais “atraentes”. “Entre o fim de abril e começo de maio, devemos começar a ver as coisas retornando para um preço mais atraente”, disse o representante da loja.

Resta saber, no entanto, quando teremos essas quedas nos preços refletidas por aqui, mas de forma significativa. Apesar da crise mundial, o Brasil sempre vive sua própria crise.

Via: VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções