A Guerrila Games liberou nesta quarta-feira (26) uma nova atualização para a versão PC de Horizon Zero Dawn que promete melhorar a estabilidade do jogo. O patch 1.11.2 já está disponível para download e aprimora o gerenciamento de memória VRAM do jogo quando a resolução é alterada ou soluções de upscale são usadas.
Segundo a desenvolvedora, os jogadores não vão mais ter que reiniciar o game para que os recursos de suas máquinas passem a ser usados corretamente. A atualização também modifica o nível de qualidade dos recursos visuais usados quando as tecnologias DLSS e FSR estão ativadas e reduziu o flickering presente quando algumas GPUs da AMD eram utilizadas.
Para completar, a atualização de Horizon Zero Dawn promete corrigir problemas de clipping quando a câmera passava por um objeto. Segundo a desenvolvedora, isso acontecia especialmente em situações nas quais o jogador usava telas ultrawide ou campos de visão expandidos junto ao DLSS e ao FSR.
Atualização surge 10 dias após o último patch
O patch 1.11.2 surge somente 10 dias depois de a Guerrila Games liberar a atualização 1.11.1 para o título. Nela, a empresa corrigiu problemas de desempenho nas GPUs das séries GTX 600 e 700 e corrigiu um bug que fazia o jogo congelar quando um save em que o DLSS estava ligado era aberto em uma máquina sem suporte à tecnologia.
Lançado em agosto de 2020 para o PC, Horizon Zero Dawn chegou à plataforma com diversos problemas de desempenho e foi considerado um port problemático. Desde então, os desenvolvedores têm trabalhado em diversas atualizações que garantem uma maior estabilidade e aprimoraram a compatibilidade do título com diferentes tipos de hardware.
A Guerrilla Games atualmente trabalha nos toques finais de Horizon Forbidden West, sequência até o momento confirmada somente para PlayStation 4 e PlayStation 5. Enquanto isso, o PlayStation Studios continua dedicado a trazer outros títulos da Sony para o PC, sendo que o próximo lançamento esperado é o de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, que chega no dia 28 ao PlayStation 5 e, nos próximos meses, ao Steam e à Epic Games Store.
Fonte: WCCFTech, Guerrilla Games