Índice do Artigo

Notícias

Samsung oficializa processador Exynos 2200 com GPU AMD; veja todos os detalhes

Samsung oficializa processador Exynos 2200 com GPU AMD; veja todos os detalhes
Créditos: Divulgação/Samsung

Uma semana após adiar e dar um ghosting no evento “Play Time is Over”, a Samsung finalmente oficializou o Exynos 2200, seu novo System-on-a-Chip para smartphones. Voltado ao segmento high end mobile o novo SoC da sul-coreana será o primeiro com suporte para a tecnologia ray tracing em celulares, graças a GPU Xclipse 920, produzida em parceria com a AMD.

Exynos 2200 quer superar o Snapdragon

Fabricado no processo de 4 nm, a Samsung espera rivalizar com o SoC topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1. Para isso, a sul-coreana está usando um CPU de oito núcleos no novo Exynos que possui um Arm Cortex-X2 como núcleo principal, três Cortex A710 “big-cores” intermediários (balanço entre desempenho e eficiência) e quatro núcleos de eficiência Cortex-A510. A Samsung não divulgou as frequências na qual operam esses núcleos. Surpresa? Nenhuma visto os problemas recentes que foram vazados pelo leaker Ice Universe. O Exynos 2200 suporta gravações 4K HDR, 4K 120 fps e 8K 30 fps, enquanto o rival Snapdragon 8 Gen 1 consegue filmagens em 8K HDR.


Fonte: Samsung.

GPU é a estrela do show

O anúncio do novo Exynos não era aguardado apenas por fãs de smartphones, mas também por gamers. O Exynos 2200 será o primeiro SoC mobile com a tecnologia ray tracing. Tudo graças a sua GPU Xclipse 920 feita em parceria com a AMD. A fabricante americana produziu a parte de processamento gráfico do chip utilizando a microarquitetura RDNA 2. Esta é a mesma microarquitetura utilizada nas mais recentes GPUs da AMD e foi lançada em novembro de 2020. Mesmo que o Exynos 2200 perca para o Snapdragon 8 Gen 1 em alguns testes, o seu desempenho para jogos tende a ser melhor.

Esta provavelmente será a vantagem da Samsung sobre a Qualcomm. Mesmo que ela tenha que abandonar os planos de uma GPU mobile operando em 1,9 GHz. O plano da Samsung era deixar a Xclipse 920 trabalhando 1,49 GHz sem superaquecimento, mas o chip não conseguia controlar a temperatura acima de 1,29 GHz. Ela não informou a frequência oficial da GPU. “Aguarde o benchmark”.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções