Índice do Artigo

Intel

Intel apresenta seus novos CPUs Alder Lake mobile e para desktop na CES 2022

Intel apresenta seus novos CPUs Alder Lake mobile e para desktop na CES 2022
Créditos: Digital Trends

Como era esperado, a Intel apresentou boas novidades sobre sua décima segunda geração  Alder Lake de processadores na CES 2022. O foco foram os notebooks gamers, mas a empresa oficializou as linhas H para computadores portáteis e a série S para desktops.

Os processadores serão produzidos no processo de 7 nm da Intel, com arquitetura escalável e que vai de 9W até 125W. Os processadores mobile tem suporte para até 14 núcleos, sendo esses divididos entre núcleos de desempenho (Golden Cove) e núcleos de eficiência energética (Gracemont).

Sobre memórias, eles poderão ser usados com DDR5-4800, DDR4-3200, LPDDR5-5200 e LPDDR4x-4267. Já para conectividade, temos suporte à Wi-Fi 6E e o padrão Thunderbolt 4.

A Intel chamou a linha H de “os mais rápidos processadores mobile de todos os tempos”, dando destaque, claro, ao seu topo de linha. Com performance para designs híbridos, os novos CPUs prometem boas melhorias de velocidade. O modelo topo,  Core i9-12900HK, por exemplo, ofereceria até 40% mais velocidade quando comparado ao seu antecessor Core i9-11980HK e os rivais AMD Ryzen 9-9000K e Apple M1 Max. A promessa também é que a experiência em jogos seja até 28% mais rápida e que haja 44% a mais de performance para quem precisa trabalhar com Pacote Adobe.

Ao todo, serão mais de 100 notebooks equipados com os novos processadores da Intel, passando por marcas como Acer, Dell, Gigabyte, HP, Lenovo, MSI, Razer e ASUS ROG. No total, serão 28 novos CPUs mobile divididos entre as U-Series (notebooks de entrada), P-Series (notebooks intermediários) e a H-Series, que já busca o mercado de notebooks entusiastas.

Já para desktops, serão 22 novos SKUs que vão de modelos Celeron até os conhecidos Core  i3, i5, i7 e i9. O topo de linha, Core i9-12900, possui 16 núcleos, sendo metade de desempenho e a outra metade de eficiência, com 30 MB de cache L3, 14 MB de cache L2 e até 5,1 GHz de clock boost. Esse processador promete 21% mais desempenho em jogos e até 55% de melhorias em recursos de trabalho – isso comparado a sua geração anterior.

Sobre disponibilidade, os processadores mobile vão depender dos parceiros da Intel, mas hoje mesmo já tivemos anúncios de modelos que chegam com as novidades expostas na CES 2022. Vários outros modelos devem ir aparecendo no primeiro trimestre deste ano.

Você pode conferir o evento completo da Intel na nossa transmissão ao vivo abaixo: 

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções