Índice do Artigo

AMD

Vazamento revela detalhes dos novos chips AMD Ryzen 7000, Vermeer S e mais

Vazamento revela detalhes dos novos chips AMD Ryzen 7000, Vermeer S e mais
Créditos: AMD

Várias informações sobre os próximos planos da AMD foram divulgadas pelo leaker Enthusiast Citizen. Ele fala de novos processadores ainda baseados em Zen 2 que irão enfrentar os CPUs Intel Core i3 Alder Lake, além de mencionar outro lineup baseado em Zen 3 e a próxima microarquitetura Zen 4

O nome “Renoir X” é novo e nunca havia sido mencionado em rumores nem pela AMD. Ele diz respeito a uma nova série de CPUs Ryzen baseados em Zen 2 fabricados em 7nm e deve ter especificações parecidas com as APUs Ryzen 4000G, mas sem os núcleos gráficos. Estes processadores devem ser um posicionamento da AMD contra os futuros Intel Core i3 Alder Lake.

O leaker diz que não haverá CPUs da série R7, o que faz sentido se a briga for contra os CPUs de entrada da Intel. No meio do ano, um outro leaker conhecido, Komachi_Ensaka, já havia divulgado a possível existência de um Ryzen 5 4500 e Ryzen 3 4100, então provavelmente estamos falando deles. Assim com os CPUs Core i3 Alder Lake, os Ryzen Renoir X devem chegar em algum momento do ano que vem.

O próximo lineup de processadores é chamado de “Vermeer S” e serão baseados em Zen 3 com melhorias no processo de fabricação de 7nm. Os CPUs Ryzen dessa série terão como maior diferencial o design em chiplets 3D empilhados e serão os primeiros a trazerem esse design. Além disso, estes processadores serão compatíveis com o atual socket AM4. O lineup Vermeer S deve ser apresentado durante a CES 2022.

Durante a comemoração de 5 anos de processadores Ryzen, a AMD divulgou que a suposta série Vermeer S deve ter um ganho de desempenho em jogos em até 15%, até 96MB de cache L3 e mesmo TDP dos CPUs Ryzen disponíveis agora. Estes processadores devem chegar no primeiro trimestre do ano que vem.

O leaker termina a rodada de rumores sobre a AMD com o lineup baseado na nova microarquitetura Zen 4. A série “Raphael” deve chegar entre o segundo e terceiro trimestre de 2022 e chegará junto com placas-mãe X670. As mainboards B650 devem chegar um mês depois. Ambas suportarão PCI-E Gen 5 e somente memórias DDR5, diferente das Z690 para CPUs Alder Lake da Intel que chegaram suportando DDR5 e DDR4.

Via: WCCFtech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções