Publicidade

Mineradores de Bitcoin adotam imersão em liquid cooling

Consultora acredita que com o tempo essa solução de resfriamento será cada vez mais utilizada

27/11/2021 às 09:00 por Willian Ferreira
Reportar erro
Publicidade

Não é segredo nenhum que as grandes fazendas de mineração geram uma grande quantidade de calor, e que os administradores desses estabelecimentos vêm procurando maneiras de diminuir a temperatura nas suas máquinas. Agora aparentemente eles encontraram uma solução que pode ser quase definitiva: usar imersão em liquid cooling para resfriar o hardware.

22/11/2021 às 15:11
Notícia

BLACK FRIDAY 2021 | As melhores ofertas atualizadas em tempo ...

Nossa cobertura começa agora e não tem hora para acabar! Acompanhe com a gente as melhores ofertas da...

Publicidade

Isso porque esse tipo de resfriamento promete ser mais eficiente que os utilizados atualmente, reduzindo consideravelmente o superaquecimento das máquinas de mineração e consequentemente aumentando o desempenho e os ganhos delas. Nishant Sharma, fundador da consultoria de mineração BlocksBridge, afirmou à Bloomberg que as máquinas ficarão em sistemas que parecem “um tanque de peixes com máquinas dentro dele. Mais cedo ou mais tarde, todos os grandes mineradores farão mineração por imersão em grande escala."

Desde 2018 é possível datar usuários usando esse tipo de sistema de resfriamento em suas máquinas de mineração, mas agora as grandes mineradoras também estão começando a aderir essa possibilidade.


Sistema de datacenter com resfriamento por imersão / Créditos: Divulgação Gigabyte

Um exemplo disso é a Riot Blockchain, uma empresa do Texas que está listada na Nasdaq, que recentemente anunciou planos para a construção da sua primeira instalação de mineração de Bitcoin resfriada por imersão em grande escala. Esse novo estabelecimento deve contar com um total de 46.000 e terá um consumo total de 20 MegaWatts de energia.

As grandes fazendas de mineração sofrem em desenvolver sistemas de resfriamento por causa do seu funcionamento, que se assemelha muito a grandes datacenters. Mas como apontado pelo Tom’s Hardware, o ambiente onde fica esses servidores é projetado desde o começo para o resfriamento dos computadores, já as fazendas de mineração geralmente ocupam instalações que não possuem essa infraestrutura, como indústrias e galpões abandonados.

Publicidade

26/11/2021 às 14:24
Notícia

Red Dead Redemption 2 rodando em 8K com Ray Tracing em uma RT...

Os reshaders mods estão disponíveis no Nexus Mods e podem ser usados gratuitamente

Isso obriga as grandes empresas de mineração a terem que procurar soluções para todo o calor gerado, que diversas vezes superaquece a máquina comprometendo o seu desempenho. A imersão em liquid cooling pode ser uma solução que ajuda a combater isso e ao mesmo tempo permitirá aos mineradores instalarem mais máquinas no mesmo ambiente, o que compensa qualquer desvantagem em usar essa solução para eles.

Fonte: Bloomberg, Tom's Hardware
Publicidade
Assuntos
Hardware Notícias Tech
Tags
gigabyte
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Radeon RX 6500 XT em PCIe 3.0: vai DAR RUIM no gameplay?

Benchmark vazado mostra GeForce RTX 3050 com desempenho bem próximo a GTX 1660 Ti

NVIDIA aumenta preços das GPUs GeForce RTX 30 na Europa

Vendas de dispositivos AR e VR dobrou nos Estados Unidos em 2021

NVIDIA GeForce GT 1010 aparece em benchmark depois de um ano de lançamento

Publicidade