Publicidade

DD Pro: Fanatec lança volante oficial para os games da série Gran Turismo

Desenvolvido em parceria com a Polyphony Digital, modelo tem sistema de acionamento direto para mais realismo e precisão.

25/11/2021 às 14:05 por Igor Pankiewicz
Reportar erro
Publicidade

24/11/2021 às 17:21
Notícia

PS4 e Xbox One tem dificuldade em manter 30 FPS em beta de El...

Já o PS5 e Xbox Series X se esforçam para alcançar 60 FPS

Nesta quarta-feira (24) a Fanatec finalmente revelou a sua nova geração de volantes, chamada Gran Turismo DD PRO. Projetado especificamente para os jogos de corrida da série GT, da Polyphony Digital, o modelo é compatível com PlayStation 5, PS4 e PC e traz uma série de diferenciais, a começar pela tecnologia Direct Drive. 

Publicidade

Segundo a Fanatec, o sistema de acionamento direto utiliza um motor 100% customizado, desenvolvido na Alemanha, para entregar um grau de desempenho bem superior a outras tecnologias de Force Feedback disponíveis no mercado. 

O resultado é a transmissão de mais nuances ao jogador, desde a resistência do volante até a sua resposta aos impactos e colisões. Outras partes do sistema de Feedback incluem um eixo de rotação reforçado em fibra de carbono. 

Haja braço para segurar

Em sua configuração mais simples, o volante Fanatec Gran Turismo DD PRO tem 5 Nm de torque sustentado. Com o kit Boost (opcional, vendido separadamente), esse valor sobe para 8 Nm. A peça dispensa o uso de resfriamento ativo, sendo construído em um case de alumínio que já age como um cooler passivo. 

Publicidade

Construído como um tanque

O Gran Turismo DD PRO vem com um kit de dois pedais construídos completamente em metal (exceto pela superfície emborrachada), com sensores calibrados para frenagem e aceleração. 

Adicionalmente, os compradores podem adquirir uma versão de 3 pedais com sistema de Load Cell para mais realismo. Em ambas as versões, o pedal de frenagem tem uma mola mais pesada, combinada com um amortecedor PU para simular o funcionamento dos freios de um carro real. 

A Fanatec ainda garante que todos os componentes são de qualidade automotiva, com sistemas de engate e desengate rápidos, compatíveis com todo o restante da linha Direct Drive da marca. A conexão entre os pedais, manches e freio de mão (dos kits opcionais) é feita por portas RJ12 de alta durabilidade. 

Projetado para Gran Turismo e muito mais

O Fanatec Gran Turismo DD PRO é anunciado como o primeiro Direct Drive compatível com PlayStation. Em parceria com a Polyphony Digital, a marca projetou todos os aspectos do volante para a compatibilidade com os jogos de simulação de corrida. Por isso ele vem com paddles ergonômicos e todos os comandos necessários para navegar pelos menus dos jogos. 

O volante em si tem 280 mm de diâmetro, que segundo a marca é o ideal para representar a experiência na maior parte dos veículos de Gran Turismo 7. 

Além de todos os comandos, 4 direcionais e 11 botões, o DD PRO ainda conta com indicadores RevLED nas cores amarelo, vermelho e azul, além de uma belíssima tela OLED para acesso a menus e telemetria do carro. No trailer ela é utilizada inclusive como um velocímetro, replicando muitas das informações mostradas na tela. 

Apesar de não mencionar claramente o Xbox, a Fanatec afirma que a compatibilidade existe, mas que depende da implementação de cada jogo. Para uso no PC, a compatibilidade é testada e certificada diretamente pela Fanatec. Já o PlayStation 4 e PlayStation 5 são as plataformas oficialmente divulgadas. 

Lançamento e disponibilidade

As pré-vendas do volante Fanatec Gran Turismo DD PRO começam no dia 26 de novembro deste ano e têm previsão de envio a partir de 26 de março de 2022. Vale lembrar que a data de lançamento de Gran Turismo 7 divulgada pela Sony foi 04 de março, então o volante deve chegar um pouco depois. 

A versão base do Fanatec Gran Turismo DD PRO com 5 Nm de torque e pedal duplo custará 699,95 Euros (aproximadamente 4.400 reais, sem considerarmos impostos). 

O Kit com torque de 8 Nm parte de 849,95 Euros. Já a configuração mais robusta, com torque de 8 Nm e pedal triplo custará € 969,85.

{conteudo_central::72187}

Fonte: Fanatec
Publicidade
Assuntos
e-Sport Games Notícias PC Games Playstation Xbox
Tags
playstation
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Benchmark vazado mostra GeForce RTX 3050 com desempenho bem próximo a GTX 1660 Ti

NVIDIA aumenta preços das GPUs GeForce RTX 30 na Europa

Vendas de dispositivos AR e VR dobrou nos Estados Unidos em 2021

NVIDIA GeForce GT 1010 aparece em benchmark depois de um ano de lançamento

WWE 2K22 chega em 11 de março; versão nWo 4-Life Edition custará quase R$ 650

Publicidade