Índice do Artigo

Intel

Intel começa envio de processadores Alder Lake-P para uso em laptops para fabricantes

Intel começa envio de processadores Alder Lake-P para uso em laptops para fabricantes
Créditos: Divulgação/Intel

A Intel iniciou as entregas dos seus processadores Alder Lake-P, família da 12ª geração voltada para notebooks, para as fabricantes. O anúncio foi realizado por Gregory Bryant, vice-presidente executivo da companhia, através da sua conta no Twitter. Os processadores Alder Lake-P terão duas configurações, a depender do segmento do laptop.

Apesar do anúncio de Gregory acontecer nesta semana, faltando pouco mais de um mês para o fim do ano, nós não veremos os notebooks equipados com os CPUs Alder Lake-P ainda em 2021. É especulado que as fabricantes de laptops iniciem as vendas de seus produtos com os novos Intel Core de 12ª Geração somente em 2022, após a CES 2022. O maior evento de computação do mundo será realizado entre os dias 5 e 8 de janeiro, onde também devem ser apresentados os outros processadores da família Alder Lake — como as séries não entusiastas/”não K” e série-M, também para notebooks, mas com um desempenho menor e sem suporte para memórias DDR5

A série Alder Lake-P será dividida em dois modelos: um topo de linha, com seis núcleos de performance e oito de eficiência, e a versão de entrada, que terá um total de dez núcleos (dois de performance e oito de eficiência).

12ª Geração Intel: Alder Lake estreia tecnologia de núcleos híbridos

A nova geração de processadores Intel é baseada na tecnologia de 10nm Enhanced SuperFin, agora chamada de Intel 7, e com montagem de núcleos híbridos. Essa montagem híbrida faz com que os CPUs tenham uma combinação de núcleos grandes para tarefas mais pesadas e núcleos menores para tarefas mais simples. Assim, há uma economia de energia no uso do processador.

Essa será a primeira geração de processadores Intel compatível com memórias DDR5 e PCIe de 5ª geração. Com isso, em breve veremos os primeiros notebooks utilizando essas tecnologias. O soquete do Alder Lake é o LGA 1700.

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções