Publicidade

Cartucho poderoso faz com que Game Boy Advance rode jogos de PlayStation

Alguns furos, soldas, programação e voilà!

23/11/2021 às 16:20 por Raphael Giannotti
Reportar erro
Publicidade

O Game Boy Advance, famoso GBA, está entre os consoles mais vendidos da Nintendo. O portátil completou 20 anos e tem uma biblioteca com muitos títulos relevantes. Agora imagine se ele recebesse os icônicos jogos de PlayStation (1). Isso hoje é possível graças a mods como esse do Rodrigo Alfonso.

21/10/2021 às 11:30
Notícia

Emulador de PS3 agora é compatível com todos os jogos já lanç...

Equipe de desenvolvimento anuncia no Twitter que todos os jogos já são iniciáveis

Publicidade

É claro que o hardware do Game Boy Advance não tem poder de fogo para lidar com todo o processamento necessário para jogos 3D como os de PS1, mas Rodrigo tornou isso possível. Ele nem precisou modificar muito o hardware do GBA, ele simplesmente configurou um emulador de PS1 rodando em um Raspberry Pi 3 e colocou tudo dentro de uma "fita". No fim das contas, o console portátil exibe a imagem e empresta seus controles para os jogos de PlayStation.

Essa "fita" é muito mais do que o que o console suportava normalmente. Basta dar uma olhada no vídeo de tutorial apresentando a criação do sistema extra do GBA para ver que, no fim, fica como se fosse um controle de Nintendo 64 equipado com um Rumble Pack. O mod não é simplesmente acoplar um outro sistema, Rodrigo também fez overclock no CPU do GBA para garantir uma maior estabilidade, mesmo que ele tenha dito que isso é opcional.

Além disso, o modder instalou uma tela retroiluminada, já que a tela original de Game boy Advance não é capaz de gerar iluminação. Todo o processo envolve muitos furos, soldas e configurações. O emulador de PlayStation é o mais pesado no sistema, mas ele também configurou emuladores de Super Nintendo e Mega Drive para rodar no GBA modificado.

Publicidade

28/09/2021 às 07:00
Notícia

É possível jogar games de PlayStation 1 e Nintendo 64 no nave...

Novo Microsoft Edge está disponível em todos os modelos de Xbox Series

A experiência é legal, mas é mais pela graça do experimento em si, do que ser algo realmente útil. Os controles do GBA seriam um fator limitante importante ao jogar títulos do PS1. Embora ele tenha mostrado Spyro the Dragon e Crash Bandicoot, ambos são jogos simples de plataforma 3D. Pensa só como seria jogar um Metal Gear Solid da vida.

Via: Gizmodo Fonte: YouTube/Rodrigo Alfonso
Publicidade
Assuntos
Games Nintendo Notícias PC Games Playstation
Tags
sony nintendo playstation
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Benchmark vazado mostra GeForce RTX 3050 com desempenho bem próximo a GTX 1660 Ti

NVIDIA aumenta preços das GPUs GeForce RTX 30 na Europa

Vendas de dispositivos AR e VR dobrou nos Estados Unidos em 2021

NVIDIA GeForce GT 1010 aparece em benchmark depois de um ano de lançamento

WWE 2K22 chega em 11 de março; versão nWo 4-Life Edition custará quase R$ 650

Publicidade