Publicidade

Ex-executivo da Nintendo apresenta evento de Xbox para a Microsoft

Mesa redonda com diferentes lideranças da empresa tocou até na ferida do Dreamcast

23/11/2021 às 12:50 por Daniel Trefilio
Reportar erro
Publicidade

Reggie Fils-Aimé conduziu ontem (23) uma mesa redonda com lideranças e ex-lideranças da Xbox que discutiu muito da história do Xbox, não apenas como console, mas como uma empresa focada em fazer mais do que apenas replicar no ocidente a indústria dos video games, que até então era quase que absolutamente composta de empresas japonesas.

18/11/2021 às 20:02
Notícia

Chefes do Xbox e PlayStation se manifestam sobre caso Activis...

Phil Spencer e Jim Rayan se juntam a toda indústria contra os casos de assédios

Publicidade

Logo no início da transmissão, Reggie brincou por também não ter a menor ideia de porque o ex-presidente e COO da Nintendo of America estava apresentando um evento da Microsoft. Reggie foi um dos responsáveis por reposicionar a Nintendo no mercado ocidental, especialmente por repensar completamente a abordagem do marketing da empresa em eventos e campanhas, e se tornou possivelmente o rosto oficial da Nintendo fora do mercado japonês.

 

A mesa redonda foi transmitida no canal Microsoft Alumni Network no YouTube e durou cerca de uma hora, cobrindo boa parte da história de Xbox desde sua concepção, inclusive com o fracasso do SEGA DreamCast. O evento contou com  nomes relevantes da história do Xbox como Bonnie Ross, chefe da 343 IndustriesPeter Moore, ex-executivo da SEGA, Microsoft, Electronic Arts e ex-CEO do Liverpool FC; Ed Fries, ex-VP da Microsoft Game Studios; e Robbie Bach, ex-executivo da Xbox.

Bonnie Ross, 343 Industries. Créditos: Microsoft Alumni Network

Publicidade

Um dos pontos altos da conversa foi justamente detalhes da concepção do primeiro Xbox, console que completou 20 anos no último dia 15. Até 2001, majoritariamente empresas e estudios japoneses, como Nintendo, Sony e SEGA, conduziam a indústria de videogames, com filiais e escritórios no ocidente. Peter Moore trabalhou na SEGA durante os anos do Dreamcast e se disse orgulhoso do console, que já utilizava uma implementação do Windows CE, ter sido o primeiro console a enxergar o futuro dos jogos na conectividade online, legado que foi passado para o Xbox com a saída da SEGA do mercado de hardware.

Peter Moore, ex-executivo da SEGA, Microsoft, Electronic Arts e ex-CEO do Liverpool FC.  Créditos Microsoft Alumni Network

Robbie Bach e Ed Fries ainda comentaram sobre as dificuldades em convencer a liderança da Microsoft a focar em porta Ethernet e conectividade via banda larga no conceito final do Xbox. Inicialmente a ideia seria seguir o conceito estabelecido pelo Dreamcast com um modem 56K já que conexão banda larga ainda estava em seus primeiros anos e faria mais sentido tecnicamente adotar o padrão com maior base instalada.

Robbie Bach, ex-executivo Xbox. Créditos: YouTube, via Microsoft Alumni Network

Por questões financeiras não seria viável manter o modem e a porta Ethernet no novo console e Bach ouviu do próprio Bill Gates que retirar o modem era a "ideia mais estupida" que ele já tinha ouvido, mas Robbie defendeu a ideia por se tratar de "olhar para o futuro".

16/11/2021 às 13:45
Notícia

Halo Infinite é o jogo mais popular do Xbox Game Studios na S...

Foram mais de 272 mil jogadores simultâneos apenas na plataforma da Valve

A conversa ainda abordou as melhores lembranças de cada um deles com o Xbox e a importância de ir além de replicar receitas das empresas de jogos japonesas que dominavam o mercado, mas estabelecer conceitos ocidentais dentro desse mercado. Infelizmente o vídeo já conta com legenda embedada em inglês, o que atrapalha na visualização da legenda automática.

Via: Kotaku Fonte: Microsoft Alumni Network
Publicidade
Assuntos
Microsoft Nintendo Notícias Xbox
Tags
xbox xbox one microsoft
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Intel inclui processadores de 12a. geração em notebooks ultraportáteis

Horizon Zero Dawn para PC ganha nova atualização com otimizações e correção de bugs

The Sims 4 ganha pacote de carnaval com colaboração de Pablo Vittar

Atualização do PS5 permite envio de fotos e vídeos automaticamente para o app

The Rock trabalha em filme secreto baseado em game ligado à Microsoft

Publicidade