Publicidade

Intel celebra 50 ANOS do processador i4004, primeiro CPU a chegar no mercado

O microprocessador é um dos 4 chips que constituem o conjunto MCS-4

16/11/2021 às 17:35 por Saori Almeida
Reportar erro
Publicidade

Ontem, dia 15 de novembro, a Intel comemorou os 50 anos do seu processador 4004. Este não é exatamente um processador comum do dia a dia, mas sim o primeiro microprocessador a chegar no mercado de hardware no mundo, em 1971.

O Intel 4004, comparado ao que temos hoje em dia, não era muito poderoso. Sua função era  realizar operações matemáticas simples em uma calculadora japonesa chamada “Busicom 141-PF”. Os planos originais citam 12 processadores sob medida, mas os funcionários da Intel "Ted" Hoff, Stan Mazor e Federico Faggin adaptaram o projeto para um conjunto de apenas 4 processadores.

04/11/2021 às 21:00
Vídeo

Gameplay com o mais potente Alder Lake! Intel Core i9-12900K ...

Como oito núcleos de performance e oito de eficiência se saem em games? Veja o teste!

Publicidade

O Intel 4004 (i4004), uma CPU de 4 bits, 2.300 transistors e velocidade de clock que ultrapassava os 100 KHz, foi o primeiro microprocessador em um único chip, bem como o primeiro disponível comercialmente. O objetivo era reunir em um microprocessador todos os elementos necessários para criar um computador, com exceção dos dispositivos de entrada e saída. 

Essa integração foi possível graças ao uso da tecnologia de porta de silício, nova na época, para circuitos integrados, desenvolvida originalmente por Federico Faggin (com Tom Klein) na Fairchild Semiconductor em 1968.

A invenção desse processador também estabeleceu uma nova metodologia de projeto lógico aleatório, sobre a qual as gerações subsequentes de microprocessadores seriam construídas, antes de evoluir para criar os chips encontrados nos dispositivos modernos de hoje.

"Ficou claro que os microprocessadores mudariam a forma como desenvolvemos sistemas, de hardware para software. Mas a velocidade com que os microprocessadores se desenvolveram ao longo do tempo e foram adotados por todo o setor foi realmente surpreendente" - Federico Faggin, antigo engenheiro da Intel responsável por desenhar e produzir o Intel 4004 com Tedd Hoff e Stan Mazor.

Publicidade

O microprocessador 4004 é uma dos 4 chips que constituem o conjunto MCS-4, que inclui a 4001 ROM, 4002 RAM e 4003 Shift Register. Com esses componentes, pequenos computadores com diferentes quantidades de memória e instalações de E/S podem ser criados.

Um tempo depois da sua criação, a Intel iniciou um processo que fez alguns outros fabricantes de chips começarem projetos para desenvolverem os microprocessadores mais capazes, e disso surgiu a tendência que temos até hoje, com suas inúmeras mudanças e atualizações no mundo dos microprocessadores. Hoje, é bastante difícil estar em um ambiente sem um microprocessador, não é?

E fiquem ligados, logo lançaremos um conteúdo especial sobre os 50 anos dos microprocessadores! 

Via: Techpowerup
Publicidade
Assuntos
Hardware Intel Notícias
Tags
intel
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Microsoft está desenvolvendo jogo próprio no estilo Monster Hunter [RUMOR]

LIVE DE MEMBROS: RTX 3050, NFT e nossa primeira reunião de pauta!

G.SKILL lança kits DDR5-6400 de baixa latência com CL32

Evil Dead: The Game é adiado novamente, mas foi confirmado para 13 de maio

Destruction AllStars, exclusivo de PS5, pode se tornar gratuito

Publicidade