Publicidade

Zen 4 Dense pode ser a resposta da AMD à tecnologia Intel Hybrid

Leaker detalha informações das próximas gerações de CPUs AMD, incluindo arquiteturas Zen 4D e Zen 5

04/11/2021 às 12:35 por Igor Pankiewicz
Reportar erro
Publicidade

30/10/2021 às 16:36
Artigo

O que muda com os Intel Alder Lake? Detalhamos as tecnologias!

A empresa fez a maior mudança em seus produtos na última década

A Intel está se preparando para o lançamento oficial da 12ª geração de processadores Intel Core, também conhecida como Alder Lake. 

Publicidade

Além da estreia de tecnologias como PCIe 5.0 e suporte a memórias tipo RAM DDR5, essa nova geração de CPUs se destaca também por fazer uso de dois tipos diferentes de núcleos: de Performance (P-Cores - Golden Cove) e de Eficiência (E-cores - Gracemont).

De acordo com um vídeo publicado pelo canal Moore's Law is Dead (MLD) nesta quinta-feira (04), a rival AMD está se preparando para trilhar um caminho bastante parecido, adotando uma distribuição estilo Big.Little para suas futuras gerações de processadores (mais especificamente a partir do Zen 5). 

O vídeo publicado por MLD trata de dois assuntos em especial, que são os novos vazamentos sobre as arquiteturas AMD Zen 4D e Zen 5. 

Zen 4 Dense - uma posta em multi-core

Segundo MLD, o Zen 4 Dense (Zen 4D) seria uma bifurcação da arquitetura Zen 4, reestruturada com um sistema inédito de memória cache, menos recursos e clocks reduzidos. O objetivo por trás dessa simplificação é aumentar a densidade dos chips e ao mesmo tempo diminuir o consumo de energia. 

Publicidade

Apesar de perder um pouco do desempenho para aplicações do tipo single-thread, a arquitetura Zen 4 Dense traria saltos consideráveis em cenários multi-core, uma vez que permitiria a instalação de uma quantidade muito maior de núcleos numa mesma área do die. 

O primeiro chip a utilizar essa arquitetura Zen 4D seria o “Bergamo”, cujo lançamento está previsto para o segundo quadrimestre (Q2) de 2023. De acordo com as fontes, ele viria com até 16 núcleos por chiplet, podendo chegar a 128 cores (8 chiplets). 

O leaker cita ainda que o número de canais DDR5 ainda não foi confirmado, mas que pode chegar a 12. Outros detalhes do Zen 4D supostamente incluem a remoção (total ou parcial) do suporte às instruções AVX-512 (algo que também parece ter sido problemático para a Intel), embora o suporte a multi-threading (SMT-2) ainda seja uma possibilidade. 

AMD Zen 5, a grande virada

MLD afirma que a arquitetura Zen 5 da AMD está sendo tratada internamente com muito mais empolgação em relação à arquitetura Zen 4. Isso porque ela pode trazer um salto de desempenho de até 40% em relação à arquitetura Zen 4 (com um mínimo previsto de 20%).

O ponto mais curioso é que com o Zen 5 a AMD planeja entrar oficialmente no conceito de Big.Little, isto é, de núcleos de eficiência somados a núcleos de performance. Essa ideia que partiu dos smartphones está vindo com tudo para o cenário desktop e de notebooks, com empresas como Intel e Apple já colocando a ideia em prática. 

Aliás, o canal MLD cita ainda que os núcleos Zen 4D simplificados serão justamente a base para os núcleos de eficiência da arquitetura Zen 5. Ao todo, os processadores viriam com 8 cores de alta performance com arquitetura Zen 5, além de mais 16 cores adicionais do tipo Zen 4D. 

Segundo a fonte, esses chips têm lançamento previsto para o fim de 2023 (Q3), o que deixaria um intervalo de 11 a 14 meses entre o lançamento do Zen 4 e do Zen 5. 

Conforme reportou o site Video Cardz, essa não é a primeira vez que vemos rumores sobre a arquitetura Zen 4D, uma vez que o codinome apareceu em vazamentos das linhas Granite Ridge e Strix Point da AMD. 

{conteudo_central::71865}

Via: Video Cardz Fonte: Moore's Law is Dead
Publicidade
Assuntos
AMD Hardware Intel Notícias
Tags
amd
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Microsoft está desenvolvendo jogo próprio no estilo Monster Hunter [RUMOR]

LIVE DE MEMBROS: RTX 3050, NFT e nossa primeira reunião de pauta!

G.SKILL lança kits DDR5-6400 de baixa latência com CL32

Evil Dead: The Game é adiado novamente, mas foi confirmado para 13 de maio

Destruction AllStars, exclusivo de PS5, pode se tornar gratuito

Publicidade