Publicidade

AMD alcança um quarto do mercado de CPUs x86, segundo melhor resultado desde 2006

Ryzen segue deixando sua marca na história deste segmento

04/11/2021 às 10:49 por Raphael Giannotti
Reportar erro
Publicidade

Quem acompanha a indústria de hardware há muitos anos, sabe que a AMD vive seu melhor momento hoje, depois de muito sufoco, principalmente em CPUs, alguns anos atrás. Desde o quarto trimestre de 2006, a AMD não tinha um resultado como o obtido agora, como mostra uma nova pesquisa da Mercury Research.

27/10/2021 às 10:55
Notícia

AMD fecha terceiro trimestre de 2021 com recorde financeiro

Receita no último trimestre foi equivalente a todo o ano de 2016

Publicidade

A fatia de mercado em CPUs da empresa comandada por Lisa Su chegou a um quarto, segundo melhor resultado da história da AMD. Com crescimento de 2.1% por trimestre, a companhia chegou agora a 24.6% de participação num mercado que é comandado pela Intel. Há 15 anos atrás, a AMD conseguiu chegar a 25.3% e esse é seu melhor resultado.

Nessa época, a AMD e Intel brigavam para ver quem tinha o dual core mais rápido do mercado. Do lado da AMD, os Athlon 64 X2 (AM2) e a Intel com seus Core 2 Duo, que estavam substituindo os Pentium D. Foi a partir dessa época também, que os processadores de dois núcleos começaram a se tornar um padrão.

A pesquisa mostra ainda outros resultados, como a participação da AMD com seus CPUs para notebooks. Um novo recorde histórico foi alcançado. Com crescimento de 1.8% ao ano, a AMD chegou aos 22% de participação nesse mercado em que a Intel dominou com muita folga com seus CPUs mobile. 

Esse crescimento com os notebooks garantiu aumento de receita também histórica em 16.2% no terceiro trimestre deste ano, um crescimento de 1.3% por trimestres e 3.9% ano a ano. Hoje já não é mais difícil encontrar notebooks com processadores AMD Ryzen nas lojas, até mesmo nas que vendem camas e guarda-roupas.

Publicidade

25/10/2021 às 15:00
Notícia

AMD apresenta GPUs Instinct MI250 HPC e CPUs Milan-X em 8 de ...

Empresa anunciou evento Accelerated Data Center Premier para

Já se passaram 15 anos desde o melhor desempenho da AMD no mercado, mas com contínuo crescimento que a empresa está tendo desde que os processadores Ryzen com a microarquitetura Zen chegaram ao mercado, não é difícil imaginar que até o fim do ano que vem, a gestão de Lisa Su consiga estabelecer um novo recorde.

Os CPUs Intel Core desbancaram facilmente a família de processadores FX da AMD e depois que os Ryzen começaram a incomodar a gigante do segmento, até arquitetura diferente foi criada para esta disputa. Hoje, oficialmente, os CPUs da 12ª geração da Intel, Alder Lake, chegam ao mercado.

Via: WCCFtech
Publicidade
Assuntos
AMD Hardware Notícias
Tags
amd ryzen amd ryzen
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Microsoft está desenvolvendo jogo próprio no estilo Monster Hunter [RUMOR]

LIVE DE MEMBROS: RTX 3050, NFT e nossa primeira reunião de pauta!

G.SKILL lança kits DDR5-6400 de baixa latência com CL32

Evil Dead: The Game é adiado novamente, mas foi confirmado para 13 de maio

Destruction AllStars, exclusivo de PS5, pode se tornar gratuito

Publicidade