Índice do Artigo

AMD

AMD alcança um quarto do mercado de CPUs x86, segundo melhor resultado desde 2006

AMD alcança um quarto do mercado de CPUs x86, segundo melhor resultado desde 2006
Créditos: AMD

Quem acompanha a indústria de hardware há muitos anos, sabe que a AMD vive seu melhor momento hoje, depois de muito sufoco, principalmente em CPUs, alguns anos atrás. Desde o quarto trimestre de 2006, a AMD não tinha um resultado como o obtido agora, como mostra uma nova pesquisa da Mercury Research.

A fatia de mercado em CPUs da empresa comandada por Lisa Su chegou a um quarto, segundo melhor resultado da história da AMD. Com crescimento de 2.1% por trimestre, a companhia chegou agora a 24.6% de participação num mercado que é comandado pela Intel. Há 15 anos atrás, a AMD conseguiu chegar a 25.3% e esse é seu melhor resultado.

Nessa época, a AMD e Intel brigavam para ver quem tinha o dual core mais rápido do mercado. Do lado da AMD, os Athlon 64 X2 (AM2) e a Intel com seus Core 2 Duo, que estavam substituindo os Pentium D. Foi a partir dessa época também, que os processadores de dois núcleos começaram a se tornar um padrão.

A pesquisa mostra ainda outros resultados, como a participação da AMD com seus CPUs para notebooks. Um novo recorde histórico foi alcançado. Com crescimento de 1.8% ao ano, a AMD chegou aos 22% de participação nesse mercado em que a Intel dominou com muita folga com seus CPUs mobile. 

Esse crescimento com os notebooks garantiu aumento de receita também histórica em 16.2% no terceiro trimestre deste ano, um crescimento de 1.3% por trimestres e 3.9% ano a ano. Hoje já não é mais difícil encontrar notebooks com processadores AMD Ryzen nas lojas, até mesmo nas que vendem camas e guarda-roupas.

Já se passaram 15 anos desde o melhor desempenho da AMD no mercado, mas com contínuo crescimento que a empresa está tendo desde que os processadores Ryzen com a microarquitetura Zen chegaram ao mercado, não é difícil imaginar que até o fim do ano que vem, a gestão de Lisa Su consiga estabelecer um novo recorde.

Os CPUs Intel Core desbancaram facilmente a família de processadores FX da AMD e depois que os Ryzen começaram a incomodar a gigante do segmento, até arquitetura diferente foi criada para esta disputa. Hoje, oficialmente, os CPUs da 12ª geração da Intel, Alder Lake, chegam ao mercado.

Via: WCCFtech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções