Publicidade

CPUs Intel Alder Lake-S terão dois dies diferentes, segundo a MSI

Empresa revelou informações extras sobre os novos CPUs em seu evento online

30/10/2021 às 18:44 por Raphael Giannotti
Reportar erro
Publicidade

O anúncio oficial da Intel revelando os CPUs Alder Lake nos mostrou como funciona a arquitetura e o Diego Kerber deixou tudo bem explicado aqui. Mas a MSI, em seu último evento online, MSI Insider, revelou ainda mais. A fabricante trouxe mais informações acerca dos diferentes dies como pontos diferentes de aquecimento gerado por cada um deles.

30/10/2021 às 08:00
Notícia

Newegg envia CPUs Alder Lake antes da hora, mas pede pros don...

Subreddit Intel já tem vários relatos de novos donos de CPUs Alder Lake

Publicidade

Os processadores da 12ª geração Intel Core terão dois dies diferentes, conforme mostra a MSI. O maior vem com 8P+8E núcleos (perfomance/Golden Cove + eficiente/Gracemont) e equipará os CPUs destravados da linha K (i5-12600k, i7-12700k e i9-12900K até agora). Dependendo da configuração, alguns núcleos eficientes serão desativados como o i7 com 8P+4E e o i5 com 6P+4E.

Já o outro die terá a configuração de 6P+0E e será para os SKUs não destravados que ainda não foram anunciados. Com esse lançamento inicial, somente os processadores destravados foram lançados e detalhados. Esse die irá equipar os SKUs de entrada e intermediário, ou seja, os i5 e i3 que virão depois. Já mostramos aqui testes vazados do i5-12400 com seis núcleos Golden Cove. 

A variante 8+8 tem área total de 215mm² e o die com 6+0 conta com 163mm². Esse die menor não tem os núcleos eficientes ativados, de acordo com a apresentação da MSI. Esses não devem ser os únicos dies que a Intel irá usar, já que os CPUs Alder Lake-P e M para notebooks terão configurações diferentes.

Publicidade

Para a MSI, esses dois dies diferentes podem implicar em dificuldades no que diz respeito a refrigeração. Cada um gera calor em pontos diferentes, como eles mesmos mostraram. No caso de air cooler, o posicionamento dos heat pipes terá que ser bem pensado para atender ambos dies. Já em relação aos liquid coolers, isso não deve ser problema.

30/10/2021 às 16:36
Artigo

O que muda com os Intel Alder Lake? Detalhamos as tecnologias!

A empresa fez a maior mudança em seus produtos na última década

A fabricante também anunciou suas placas-mãe Z690. São 16 modelos ao todo que fazem parte das séries MEG, MPG, MAG e PRO com placas que suportarão memórias DDR4 também, assim como as outras fabricantes têm feito. As placas-mãe Z690 chegarão junto com os CPUs Alder Lake destravados no dia 4 de novembro, mesmo que tenha loja enviando antes e pedindo pros clientes ficarem de bico calado.

Via: VideoCardz, WCCFtech
Publicidade
Assuntos
Hardware Intel Notícias
Tags
intel
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Microsoft está desenvolvendo jogo próprio no estilo Monster Hunter [RUMOR]

LIVE DE MEMBROS: RTX 3050, NFT e nossa primeira reunião de pauta!

G.SKILL lança kits DDR5-6400 de baixa latência com CL32

Evil Dead: The Game é adiado novamente, mas foi confirmado para 13 de maio

Destruction AllStars, exclusivo de PS5, pode se tornar gratuito

Publicidade