Publicidade

EVGA anuncia placas-mãe Z690 DARK Kingpin e Z690 Classified

Feitas para overclocking e games, placas têm visual escuro e VRM robusto para aguentar as CPUs Intel Alder Lake mais poderosas

28/10/2021 às 17:05 por Igor Pankiewicz
Reportar erro
Publicidade

28/10/2021 às 14:00
Notícia

ASRock anuncia sua linha de placas-mãe Z690 para CPUs Intel A...

Somente modelos topo de linha terão suporte a DDR5

Na última terça-feira, dia 26 de outubro, a EVGA finalmente revelou a sua nova linha de placas-mãe com chipset Z690. Os modelos anunciados foram a Z690 DARK K|NGP|N e a Z690 CLASSIFIED, ambas com foco em altíssima performance, gaming e capacidade de overclock

Publicidade

O anúncio antecipou a chegada da nova geração de processadores Intel Alder Lake de 12ª geração, que marca a estreia de tecnologias inéditas no espaço dos PCs, a exemplo do suporte para memórias do tipo DDR5 e também ao novo padrão de PCI Express (PCIe) 5.0. 

EVGA Z690 DARK K|NGP|N

Começando pela placa-mãe mais robusta da EVGA, temos o modelo Z690 DARK K|NGP|N. Batizada após o famoso overclocker Vince "Kingpin" Lucido, essa placa-mãe foi projetada para máximo desempenho e suporte a overclocks pesados. 

Para isso, ela utiliza um VRM digital com 21 fases e um PCB bastante complexo, construído com 10 camadas. Segundo a EVGA, a placa-mãe Z690 DARK K|NGP|N será capaz de operar com os processadores Intel Core Alder Lake mais poderosos, o que inclui o novo i9 12900K. 

Como esperado, o modelo suporta memórias RAM DDR5, PCIe Gen5 e armazenamento M.2 NVMe de altíssima velocidade via PCIe 4.0. Outros destaques da placa incluem múltiplas opções para conectividade USB, além de: 

Publicidade

EVGA Z690 CLASSIFIED

O segundo modelo revelado foi o EVGA Z690 CLASSIFIED. Também posicionada no segmento de alta performance, mas voltado principalmente ao público gamer, essa placa-mãe traz um design um pouco mais chamativo, com elementos RGB e a escrita CLASSIFIED em vermelho entre os slots PCI Express. 

Falando nisso, novamente temos suporte para PCIe Gen5 e a toda a linha de processadores de 12ª geração Intel Core Alder Lake. Segundo o press release, os usuários poderão equipá-la com até 128 GB de memória tipo DDR5, embora não tenha sido revelada qual a frequência de operação permitida. 

Assim como no modelo Kingpin, também estão presentes os módulos controladores de tensão (VRMs) digitais, aqui de 19 fases, posicionados sobre um PCB de 10 camadas. 

Outros detalhes incluem duas placas de rede integradas com velocidades de 2.5 Gbps, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.1 e áudio 7.1 integrados, além de múltiplas portas e conexões tipo USB. 

Pelas imagens das placas, percebe-se que a grande maioria dos conectores é angulada, o que permite um melhor gerenciamento dos cabos e uma estética mais limpa para o interior do gabinete. 

Controle total sobre o PC

Na divulgação das placas, a EVGA também destacou o sistema EVGA ELITE X1 (ELEET). Trata-se de um conjunto de ferramentas concentradas em uma interface acessível, que permitirá um extenso controle sobre todos os parâmetros de funcionamento do computador. 

Isso inclui acesso aos clocks do processador, memória, curvas de velocidade das ventoinhas, ajustes manuais de cada um dos cores (sejam eles de performance ou eficiência), além de programação dos LEDs da máquina, desde que compatíveis com a plataforma. 

Alder Lake vem aí!

É importante frisar que, mesmo tendo mostrado o design e as principais especificações das novas placas-mãe, a EVGA ainda não detalhou questões importantes, como perfis de velocidade das RAM DDR5, codecs de áudio, sistemas de resfriamento utilizados e a relação completa de processadores compatíveis. 

É bastante provável que esses dados sejam divulgados em data mais próxima do lançamento da linha Intel Alder Lake, marcada para o dia 4 de novembro deste ano.

Por enquanto, fique com o nosso unboxing e primeiras impressões da plataforma, com a linha ASUS ROG Z690 e memórias DDR5:

{conteudo_central::71691}

Fonte: EVGA
Publicidade
Assuntos
Games Hardware Intel Notícias PC Games
Tags
placa-mãe motherboard intel cpu
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Prováveis testes indicam Core i7-12700H até 35% mais rápido que o Ryzen 7 5800H

Veja o novo trailer de história de Star Wars: The Old Republic

GTA Online: "episódio" final com Dr. Dre entrega o dobro de recompensas

Elden Ring terá "situações loucas" que poderão ser evitadas por conta da liberdade

TeamGroup anuncia SSD PCIe5 com velocidades de até 13GB/s para final de 2022

Publicidade