Publicidade

Gigabyte Z690 AORUS Master - Fotos e impressões da placa-mãe para CPUs Intel de 12ª geração

Modelo é um dos melhores da Gigabyte, recheada de tecnologia e com altíssimo acabamento

27/10/2021 às 13:23 por Fabio Feyh
Reportar erro
Publicidade

A Intel anunciou oficialmente sua nova geração de processadores, modelos Intel Core de 12ª geração. Entre os destaques da nova geração o suporte a novas tecnologias, como DDR5 e PCIe 5.0, sendo essa a primeira plataforma a trazer essas versões mais recentes.

Recebemos para review a placa-mãe Gigabyte Z690 AORUS Master, uma das mais completas da empresa para os novos processadores da Intel. Enquanto a review não sai, separamos algumas fotos mostrando em detalhes a mainboard.

Site oficial da Gigabyte Z690 AORUS Master

Publicidade

Especificações da Gigabyte Z690 AORUS Master:
- Suporte aos processadores Intel Core de 12ª geração
- Soquete LGA 1700
- Chipset Intel Z690
- Projeto com 19 controladores de fases de 105A
- 1x slot PCIe 5.0 x16
- 4x slots para memórias DDR5 com suporte a XMP 3.0
- WiFi 6E (6GHz) 2x2 802.11ax
- Rede 10GbE
- Formato E-ATX

As fotos comprovam um modelo de alta qualidade com componentes de primeira linha e o que existe de melhor em tecnologias. A placa como boa parte das mainboards com chipset Intel Z690, traz quatro slots para memórias DDR5. É importante destacar que a nova plataforma da Intel suporta tanto memórias DDR4 como memórias DDR5, mas naturalmente a maioria das placas-mãe do mercado vai apostar no novo padrão de memórias.

Publicidade

Outra novidade é o suporte a PCIe 5.0, tanto para o slot x16 destinado a placa de vídeo, como para SSDs NVMe através de slots M.2. Suporte para Wi-Fi 6E, o mais rápido do mercado.

A placa tem projeto focado em overclock, com 19 controladores de fases e componentes da mais alta qualidade, sendo uma placa ideal para uso com processadores da linha K, especialmente os modelos mais poderosos Core i9-12900K e Core i9-12900KF.

Conexões USB 3.2 Gen2x2 permitem transferência de dados em alta velocidade e também funcionam como conexão de vídeo. A placa ainda traz uma conexão de rede com velocidade de 10 GbE e conexões de áudio banhadas a ouro. Já o soquete agora tem formato retangular, diferentes das gerações anteriores que eram quadradas. Como o nome do soquete LGA 1700 sugere, 1700 pinos fazem a ponte entre a placa-mãe e o processador.

Em breve teremos uma análise completa desse modelo, assim como dos processadores Intel Core de 12ª geração, que prometem desempenho acima de todos os modelos concorrentes no mercado.

Publicidade
Assuntos
Hardware Intel Notícias
Tags
gigabyte placa-mãe intel
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Recorde: memórias G.SKILL DDR5 são overclockadas a 8888 MT/s em placa-mãe ASUS ROG Z690 APEX

Life is Strange Remastered Collection: Primeira gameplay da coleção é revelada

GeForce RTX 3050 supera a Radeon RX 6600 XT com DLSS ativado em novo teste vazado

Mod Dark Souls: Nightfall é adiado e ganha nova demo

Blizzard trabalha em jogo survival ambientado em novo universo

Publicidade