Índice do Artigo

PC Games

CPUs Intel Alder Lake podem não funcionar com jogos antigos

CPUs Intel Alder Lake podem não funcionar com jogos antigos
Créditos: Intel / Ubisoft

De acordo com a própria Intel, sistemas de DRM de jogos como Denuvo, VMProtect e SecuROM podem não reconhecer processadores de núcleos híbridos Alder Lake S como sistemas legítimos e impedir que jogos com proteção DRM desatualizada rodem.

Em documento oficial da Intel, a empresa afirmou que devido ao algoritmo dos sistemas anti-pirataria modernos, muitos deles utilizam detecção de CPU e precisam conseguir reconhecer processadores de núcleos híbridos, especialmente o Alder Lake-S, como sistemas legítimos. Sendo assim, as desenvolvedoras de sistemas de DRM podem precisar liberar atualizações para seus softwares de segurança, ou todos os jogos que utilizem DRM desatualizados podem ficar inacessíveis.

Créditos: YuuKi_AnS/Bilibili via Tom’s Hardware

Mesmo com os novos processadores Intel de 12a geração sendo projetados para entregar desempenho bem superior que com combinação de núcleos de desempenho e núcleos de eficiência, justamente essa combinação pode ser barrada em sistemas anti-pirataria de jogos como Mortal Kombat 11, Devil May Cry 5, e praticamente todos os jogos da UBISOFT.

Títulos populares como Assassin’s Creed, por exemplo, podem enfrentar um problema ainda maior já que utilizam sistema anti-pirataria em várias camadas. Assassin’s Creed Valhalla além de utilizar o Denuvo, também utiliza o VMProtect, presente em todos os jogos da UBISOFT, e com isso é provável que qualquer um dos programas anti-pirataria que não estiver atualizado para reconhecer os novos processadores acabe impedindo que os jogos sequer abram

A Intel já afirmou estar trabalhando em parceria com as desenvolvedoras de programas de DRM para garantir que atualizações para sistemas anti-pirataria sejam liberadas o quanto antes, mas até lá uma alternativa legítima é buscar jogos sem DRM.

Lojas como a GOG vendem jogos sem qualquer software de DRM, então para quem tiver interesse de fazer upgrade de sistemas para os novos Intel de 12a geração, talvez seja mais interessante adquirir jogos novos em lojas com essa política num primeiro momento. Publishers como a UBISOFT e Electronic Arts evitam distribuir seus jogos novos na GOG, justamente por não haver DRM, mas por se tratar da loja proprietária da CD Projekt Red, todos os títulos da empresa estão disponíveis por lá, além de lançamentos de publishers menores, além de vários jogos da Bethesda, Warner Games Studios e, claro, títulos clássicos, justificando o nome da loja Good Old Games.

 

Via: Tom’s HARDWARE

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções