Publicidade

Lançamento das GPUs Intel Arc pode ser adiado em função da escassez de chips

CEO da empresa já comentou que produção não normalizará antes de 2022

05/10/2021 às 12:00 por Felipe Freitas
Reportar erro
Publicidade

O lançamento da Intel Arc, a linha de GPUs da Intel, não é só uma decisão ousada por entrar em um mercado dominado por um duopólio. Por mais que a empresa tenha experiência no área de tecnologia, Nvidia e AMD estão há anos nesse oceano (is that a Oceano Azul reference?). Mas algo que trará efeitos imediatos na nova empreitada da Intel são as tão faladas escassez de chips e a pandemia, não os concorrentes.

04/10/2021 às 15:44
Notícia

CPUs Intel Alder Lake K-series aparecem em lojas da Europa; v...

Amazon da Holanda confirma novas caixas dos processadores de 12ª geração

Publicidade

Segundo o Youtuber Moore's Law is Dead, conhecido por informações precisas sobre o segmento de hardware, a Intel poderá atrasar o lançamento das suas placas de vídeo Intel Arc devido a escassez de chips e novas restrições contra Covid em países da Ásia. A fala de MLID não é uma grande surpresa, afinal o próprio Pat Gelsinger (e a sua contraparte Lisa Su) disse esse ano que esse problema não deve ser solucionado antes de "um ou dois anos".

A previsão de lançamento da linha Intel Arc até o momento é para o primeiro trimestre de 2022. Uma previsão vaga e que, se as fontes de MLID estiverem corretas, não se concretizará. Com os fechamentos de algumas fábricas na Ásia devido a novos surtos de Covid-19, a cadeia de produção da Intel foi afetada. A nova data ficou para o segundo trimestre de 2022.

Além disso, já noticiamos aqui que a fabricante do lado azul teve que tomar algumas decisões nesse ano sobre onde focar a produção. Neste ano, a empresa levou seus esforços para CPUs de notebooks. Não seria anormal a empresa tomar a decisão de adiar suas placas de vídeo, não trocando o certo pelo duvidoso.

Intel Arc: as GPUs da Intel

Publicidade

Intel Arc é a marca para placas de vídeos focadas em jogos da Intel. Ela foi apresentada no dia 16 de agosto de 2021 e irá competir no segmento de entrada e intermediária contra Nvidia GeForce e AMD Radeon. O que se especula até o momento é que suas GPUs mais potentes disputarão contra as RTX 3070 e RX 6700 XT, enquanto o chip de entrada rivalizará com a GTX 1660 Super.

Sua primeira placa de vídeo é a Intel Arc Alchemist, que será lançada no primeiro trimestre de 2022. A primeira geração será baseada na microarquitetura Xe-HPG (High Performance Graphics). As outras arquiteturas que estarão presentes na família de GPUs são Xe-LP para as placas mais simples, Xe-HPC (High Performance Computing) e Xe-HP para servidores. A Intel já anunciou que suas placas terão suporte para DisplayPort 2.0.

Publicidade
Assuntos
Hardware Intel Notícias
Tags
intel gpu placa de vídeo placas de vídeo nvidia geforce amd
CLIQUE PARA COMENTÁRIOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

GPUs chineses de 5 e 7nm podem ser lançadas ainda esse ano

Todas as propriedades de jogos que a Microsoft tem após a compra da Blizzard Activision

Driver AMD Radeon 22.1.2 traz suporte para Radeon RX 6500 XT, 6400 e 6300 + DOWNLOAD

Total War: Medieval 2 está chegando para iOS e Android

Banjo-Kazooie de N64 é novidade da semana no Nintendo Switch Online

Publicidade