Índice do Artigo

AMD

AMD quer melhorar eficiência energética de IA e HPC em 30 vezes até 2025

AMD quer melhorar eficiência energética de IA e HPC em 30 vezes até 2025
Créditos: Reprodução/AMD

Nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, a AMD divulgou a sua meta de aumentar em 30 vezes a eficiência energética dos seus CPUs EPYC (para servidores) e aceleradoras da linha Instinct (GPUs), ambas voltadas para treinamento de Inteligência Artificial e High Performance Computing (HPC). A fabricante planeja atingir essa marca no primeiro semestre de 2025.

A própria AMD reconhece que a sua meta é ambiciosa, destacando que para atingir esse nível de eficiência energética seria necessário desenvolver a sua tecnologia em uma velocidade 2,5 vezes maior do que a concorrência fez nos últimos 5 anos.

Esses hardwares utilizados em HPC são a tecnologia mais avançada em computação e entre as suas aplicações estão: simulações de larga escala em supercomputadores e pesquisas científicas. Como exemplo, o supercomputador da Petrobras que noticiamos recentemente. E claro, também são utilizados para treinar as redes neurais das inteligências artificiais. Mas como disse o tio Ben, com grandes poderes vem grandes consumos de energia. A AMD afirma que, ao bater a sua meta, bilhões de kilowatts-hora de eletricidade serão economizados em 2025, reduzindo em 97% o gasto energético necessário para que os hardwares realizem um cálculo. A meta também vai ao encontro dos projetos de sustentabilidade da AMD.


Fonte: Divulgação/AMD

AMD cresce no segmento empresarial

Recentemente, um relatório da Omdia, uma das várias empresas de análise do mercado de tecnologia, publicou que a AMD atingiu 16% de presença no segmento de CPUs para servidores, um recorde para a companhia. Em 2017 o lado vermelho da força lançou os processadores EPYC para servidores, HPC e outros usos empresariais. A Netflix anunciou no dia 21 que adotará os EPYC em seus servidores, abandonando os CPUs da Intel.

Confira um vídeo sobre GPUs para aplicações profissionais

YouTube video

Via: VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções