Índice do Artigo

Hardware

Samsung muda componentes do SSD 970 EVO Plus por escassez de matéria-prima

Samsung muda componentes do SSD 970 EVO Plus por escassez de matéria-prima
Créditos: Tom's Hardware

Depois de noticiarmos que a Western Digital mudou componentes na fabricação de um de seus SSDs, o que causou perda de desempenho, não demorou muito para a Samsung entrar para o seleto grupo. Um youtuber chinês parece ter sido o primeiro a achar a mudança óbvia de componentes do SSD 970 Evo Plus, já que até as embalagens mudaram.

Em março, a Samsung estava enfrentando a falta de fabricação de controladores. A Texa, empresa que fabrica seus controladores, teve que parar todo o processo de fabricação em fevereiro. A situação pode ter forçado a Samsung a trocar os componentes.

A Samsung, que não é besta nem nada, mudou o número de identificação dos modelos já na própria caixa, além do data sheet com informações técnicas. Em nível de hardware, a Samsung equipou a nova revisão do SSD 970 Evo Plus com maior cache. Enquanto que a versão original tinha 42GB, a nova versão vem com 115GB, de acordo com informações mostradas no HD Tune Pro.

Porém, assim como aconteceu com o SSD da WD, quando a memória pSLC Cache (pseudo-SLC Cache) fica cheia, há uma queda de desempenho de quase 50%. Quando os 42GB de cache da versão original são preenchidas, não causa muita perda (1.750 MB/s para 1.500 MB/s). Já na nova revisão, essa queda é muito maior: de 2.500 MB/s para 800 MB/s quando os 115GB de SLC cache é preenchido.

O modelo 970 Evo Plus original usa o controlador Samsung Phoenix (S4LR020). A versão revisada deste ano, por outro lado, usa o controlador Elpis (S4LV003). Este último controlador é o mesmo usado no modelo de SSD superior da marca, o 980 Pro. Mesmo que este controlador tenha sido criado para interface PCIe 4.0 x4, ele oferece suporte ao PCIe 3.0 4x. Em tese, o 970 Evo Plus agora é como o 980 Pro, mas sem a velocidade de PCIe 4.0.

Já o uso de componentes, como memória flash, continua o mesmo entre os dois modelos. A nova revisão usa módulos K9DUGY8J5B-CCK0, o mesmo usado no modelo original. As versões de firmware sofreram alterações.

Nos testes de benchmarks feitos pelo youtuber, a nova revisão do Samsung 970 Evo Plus entregou desempenho misto, mas com os maiores resultados ficando para a versão original. As imagens dos testes mostram que a nova versão opera em temperaturas maiores, mesmo que não fica claro qual a temperatura ambiente dos testes ou até mesmo o gabinete usado. Em testes de transferência de dados, é possível ver a nova revisão com desempenho menor também.

Mesmo que a Samsung tenha identificado os modelos diferentes por suas caixas e até informações técnicas em seus data sheet, a alteração na memória cache levou a marca pro mesmo rumo que a Western Digital. A troca de componentes não é algo exclusivo da situação com a crise de falta de componentes causada pela pandemia, mas se tornou mais recorrente recentemente. Fabricantes como Adata, Patriot, Crucial e a mencionada WD estão entre os listados que tomaram a decisão depois da pandemia.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções