Índice do Artigo

Nvidia

Driver da Nvidia remove limitador para mineração da RTX 3060

Driver da Nvidia remove limitador para mineração da RTX 3060
Créditos: Foto/Adrenaline

O limitador de hash rate implementado pela Nvidia na GeForce RTX 3060 já foi superado menos de um mês após o lançamento da placa.

O fato, que já havia sido ventilado, foi inicialmente confirmado pelos portais alemães HardwareLuxx.de e ComputerBase. Para contornar a trava imposta pela Nvidia, basta instalar um driver específico, o qual foi lançado pela própria empresa.

Não está claro se esta é uma decisão deliberada da companhia ou um erro técnico.

O NVIDIA GeForce 470.05 driver foi distribuído para desenvolvedores e utilizando a plataforma Windows Insider Program. Segundo o ComputerBase, apenas a instalação desse driver já garante a mineração de Ethereum em nível máximo, sem ser necessário atualização da BIOS.

(Créditos: HardwareLuxx e ComputrBase via VideoCardz)

A implementação do limitador de hash rate visava diminuir a eficiência da mineração de criptomoedas utilizando a Nvidia GeForce RTX 3060. Cortando a eficiência da mineração pela metade, era esperado que a placa tivesse seus estoques direcionados ao público alvo: os gamers.

Agora os mineradores tem a oportunidade de ainda assim adquirir a RTX 3060, instalando o driver versão 470.05 e ignorando as solicitações futuras de atualização.

Este fato contradiz o Diretor Global de Relações Públicas da GeForce Bryan del Rizzo. Respondendo a um usuário do Twitter, Bryan disse há cerca de um mês que o limitador consistia em uma liga entre software, hardware e BIOS.

Ainda assim, há quem espere que a mineração de criptomoedas com placas gamers saia de uso. A consultoria JPR, especializada no mercado de GPUs, acredita que a migração do Ethereum para versão 2.0 diminua a rentabilidade, forçando a busca por modelos mais econômicos energeticamente.

Na outra direção, o valor do mercado das criptos segue aumentando, apesar da correção nos preços ocorrida hoje.

YouTube video

Via: HardwareLuxx, ComputerBase, VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções