Índice do Artigo

PC Games

REVIEW | Placa-mãe MSI MPG Z690 Carbon WiFi - ideal para quem quer muitas tecnologias

Recebemos para review a placa-mãe MSI MPG Z690 Carbon WiFi, um modelo de alta qualidade e com muitas tecnologias. Ela é opção para quem busca montar um sistema bem completo baseado nos novos processadores Intel de 12ª geração Alder Lake-S, que utilizam o novo soquete LGA 1700. A mainboard se destaca por trazer um bom acabamento e todas as principais tecnologias do mercado, incluindo conexões Wi-Fi, Bluetooth e USB 3.2 Gen2x2.

Site oficial da MSI MPG Z690 Carbon WiFi
Link com modelos Z690 da MSI no Kabum!

Além das tecnologias, a placa é baseada no chipset Z690 e tem projeto com bom potencial para overclock, com 18+1+1 controladores de fases, PCB com 8 camadas e suporte para memórias DDR5 de alta frequência, suportando kits com mais de 6666 MHz.

Em cenário internacional, a MSI MPG Z690 Carbon WiFi chegou por US$380, na mesma faixa de preço de outros modelos com esse nível de tecnologias e acabamento. Por aqui, a placa custa cerca de R$4.000, valor alto, próximo da conversão padrão de 10x o valor do dólar para o preço final em reais que costumamos ver nos últimos tempos.


Tecnologias

Como colocado acima, a MSI MPG Z690 Carbon WiFi é uma placa com projeto pensado para quem pretende alcançar o máximo dos processadores Alder Lake-S, incluindo overclock do sistema. Seu projeto com 18+1+1 controladores de fases vai permitir que o usuário leve os CPUs da linha K ao limite. Como é padrão nesse perfil de placa, temos materiais da mais alta qualidade e tecnologias que buscam dar um extra em pequenos detalhes, como PCB de 8 camadas e dois conectores de 8 pinos para alimentação do CPU. Vale destacar que esse tipo de feature faz diferença em situações bem específicas – não são necessárias para uma placa Z690 funcionar.

Ela é recheada de tecnologias em suas versões mais atuais, com destaque ao suporte para 128GB de memórias DDR5 com mais de 6666MHz através do XMP 3.0. Ela também suporta conexão sem fio Wi-Fi 6E, a versão mais recente do mercado, junto de Bluetooth 5.2 e suporte a MU-MIMO em duas rotas. Tratando-se de rede com fio, ela oferece uma conexão de 2.5 GbE.

Especificações do chipset Intel Z690

Chipset Intel Z690

O chipset Intel Z690 é o modelo topo de linha da série 600, único que traz suporte para overclock dos processadores da linha “K”, sendo esse seu maior diferencial em relação ao chipset posicionado abaixo dele, o H670. Mas, além de oferecer overclock para os CPUs, o Z690 traz suporte ao máximo do que a plataforma proporciona, e isso quer dizer mais canais PCI Express, mais portas USB, suporte a memórias de alta frequência e por ai vai.

Intel anuncia chipsets Serie 600 para processadores Core de 12º geração

Por se tratar do chipset mais completo da Intel e único que oferece overclock de CPU, naturalmente as fabricantes tem um cuidado maior com os projetos de placas Z690, tanto com os componentes utilizados quanto no acabamento. Porém, dependendo do uso, na prática a diferença pode sequer existir quando comparada a um sistema utilizando uma placa-mãe B660, que já tem ótimas tecnologias, mas não suporta overclock.


Fotos

A placa-mãe tem um acabamento de boa qualidade, semelhante a outros modelos com esse perfil. Vale destacar que a MSI tem alguns modelos acima dessa placa com esse mesmo chipset, ou seja, apesar de bem completa, a linha MPG é considerada custo x benefício entre os modelos de alta qualidade – e isso não quer dizer que seja barata. Os modelos mais entusiastas ficam por conta da linha MEG.

Nessas linhas, já vemos praticamente todas as tecnologias de proteção para maior durabilidade de placas-mãe, como carcaça metálica nos slots PCI-Express x16 e nos slots de memórias, que nesse caso a MSI adotou um conceito de proteção interna do slot. Essa é uma diferença com relação a outras fabricantes que tem adotado a proteção na parte externa, assim como faz nos slots PCI-Express. Uma série de dissipadores ajudam a dar um ar mais imponente para a placa.

Na hierarquia de chipsets série 600, estão em ordem o H610, B660, H670 e Z690

O chip de áudio é o Realtek ALC4080, uma novidade frente à grande parte dos modelos que ainda traz o clássico ALC1220, chip ainda presente na maioria das placas-mãe de alta qualidade.

O painel traseiro é fixo, padrão já há algum tempo nos modelos de maior qualidade. Como destaque, 9 portas USB Tipo A, sendo 5 delas Gen 3.2. Também está disponível uma conexão USB 3.2 Gen 2×2, essa tipo C. Como conexão de vídeo, uma DisplayPort 1.4 e uma HDMI 2.1. E. claro, estão ali as conexões para as antenas Bluetooth e Wi-Fi.

Já o soquete é o novo LGA 1700, compatível, por enquanto, apenas com os processadores Core de 12ª. Apesar do formato agora retangular, o conceito para colocar e fixar o processador é o mesmo das gerações anteriores. Vale destacar que não existe mais a compatibilidade de cooler, sendo necessário um modelo específico ou adaptadores.

Nas fotos abaixo é possível ver a placa sem os dissipadores, interessante para entender como ela é sem esses componentes. Também fizemos testes de temperatura dos controladores de fases nessa situação.


BIOS

Como sempre destaco em análises e vídeos quando se trata de placas MSI, gosto de como a empresa se comporta com relação à atualização de BIOS – com updates constantes, visando maior compatibilidade com componentes como memórias, além de eventuais correções da plataforma.

Já relacionado à interface, a MSI também está entre as empresas com a melhor solução na minha opinião, e não apenas nesse modelo – de todos, já que a interface segue o mesmo layout.

BIOS DOWNLOAD – MSI MPG Z690 Carbon WiFi


Sistema Utilizado

Veja abaixo os detalhes do sistema utilizado na bateria de testes. Usamos o mesmo em todas as plataformas, com exceção da placa-mãe.

Máquinas utilizadas nos testes:
Todos os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:

– Processador: Intel Core i5-12600K [análise]
– Placa de vídeo: MSI GeForce RTX 3080 Gaming X Trio [análise]
– Memórias: 32GB Kingston Fury 5200MHz (2x16GB) CL20 [site oficial]
– SSD Kingston Fury Renegade 2TB PCIe4 [site oficial]
– Cooler: Cooler Master ML240L V2 RGB [site oficial]
– Fonte de energia (PSU): CoolerMaster V850 Gold [site oficial]

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 11
– GeForce 511.xx

Aplicativos/Games:
– 7-Zip
– AIDA64
– Cinebench R23
– Crystal Disk Mark 8
– 3DMark
– Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
– Rainbow Six Siege (Vulkan)


AIDA
Confira abaixo a tela CPUID do aplicativo AIDA, com detalhes da placa-mãe e parte do sistema utilizado nos testes. As memórias utilizam a configuração máxima recomendada pelo CPU utilizado no teste default, neste caso, 4800MHz do Core i5-12600K.

Para usar a frequência máxima das memórias, é necessário definir o perfil XMP na BIOS


Overclock

Nos testes de overclock desse modelo, tentamos colocar todos os núcleos do Core i5-12600K em 5GHz, mas, independente das mudanças de tensão que fazíamos, o resultado ficava abaixo do overclock de todos os núcleos em 4.9GHz. Por fim, decidi manter esse resultado, especialmente porque, em teoria, a tensão em automático não fica forçando o processador sem necessidade.

Outro detalhe é que deixar a tensão em modo automático foi melhor do que colocar uma tensão fixa. Tentamos 1.35, 1.375, 1.38, 1.39 e 1.4.

Além de overclock do processador, também colocamos as memórias trabalhando em seu XMP máximo, de 5200MHz.

Apenas placas baseadas em chipset Z690 suportam overclock de CPUs Intel de forma automática


Testes

Consumo de energia
Fizemos os testes do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema. Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso (IDLE).

Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, obtivemos os seguintes resultados de consumo:


Aquecimento dos VRMs

Abaixo, fotos da temperatura de algumas partes da placa-mãe durante um teste de estresse em overclock. Temos dois cenários de testes: um com os dissipadores e outro sem os dissipadores. Ao meu ver, o que importa é o teste com os dissipadores, já que é esse o cenário de uso normal da placa.

Com dissipadores, então, a temperatura ficou na casa de 50ºC sobre a área dos controladores de fases e mosfets. Já sem os dissipadores, a temperatura chegou a subir oito graus, ficando em 58ºC – ainda bem aceitável, já que a placa utiliza componentes de alta qualidade, e essas temperaturas estão bem dentro do aceitável.


Testes Sintéticos

Testes de desempenho
Fizemos uma série de testes de desempenho com o sistema, que você pode conferir abaixo. Comparamos a placa da MSI com outros modelos do mercado, utilizando os mesmos componentes e fazendo exatamente os mesmos testes – com exceção de overclock, que é diferente em cada placa-mãe/sistema. E, nesse caso, como já repeti algumas vezes, não existe além da nossa placa principal.

AIDA64 
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o AIDA64 e seu teste de memórias, mostrando o resultado de leitura, escrita, cópia e latência. Confira abaixo:

Crystak Disk Mark
O aplicativo Crystal Disk Mark é um dos mais populares para testes de desempenho de unidades de armazenamento, indicado para qualquer tipo de drive, seja um SSD, HD ou mesmo drive virtual. Vejam abaixo o comportamento de um SSD PCIe4 de alta capacidade testado nos modelos de placas comparadas:

CineBENCH R23
O CineBench está entre os mais famosos testes de benchmarks para processadores, baseado em um teste convertendo uma imagem.

7-Zip
O software de compactação 7-Zip se tornou um dos mais populares do mundo por se tratar de um aplicativo de código aberto. Ele possui também um benchmark interno que vem sendo muito utilizado para métrica de performance. Abaixo, o desempenho dos sistemas com ele:

3DMark
Como últimos testes sintético, utilizamos várias ferramentas do 3DMark para ver como alguns sistemas se comportam. Como novidades, agora um teste de velocidade da placa de vídeo e do barramento PCI-Express, um teste com o SSD PCIe 4.0 e também um teste com o processador, além do teste com a placa de vídeo.


Testes em games

Red Dead Redemption 2
Game da RockStar com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento de sistemas. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkam.

Rainbow Six Siege
Depois de testarmos um game que usa mais a placa de vídeo, vamos a um teste que mostra mais diferença em processadores:


Conclusão

Para quem busca placas-mãe completas, com muitas tecnologias, essas linhas intermediárias são as mais interessantes, já que o preço, apesar de alto, fica consideravelmente abaixo dos modelos topo de linha. No caso da MSI, a linha de alta qualidade intermediária, uma espécie de custo x benefício, se é que podemos chamar assim, é a linha MPG.

A MSI MPG Z690 Carbon Wi-Fi é uma placa excelente em vários aspectos, entregando tudo de melhor em tecnologias, com um projeto que também busca atender quem pretende overclockar o sistema. Por se tratar de uma placa Z690 e pelo perfil dela, todo o projeto consiste em detalhes de acabamento e também na escolha de componentes com maior qualidade.

Em desempenho pouco muda de uma placa para outra se a ideia não é overclockar o sistema. Mesmo quando comparando uma Z690 com uma H610 com um mesmo processador, a diferença pode ser quase nula em vários cenários quando se trata de desempenho.

Lembro que a maior diferença entre placas com chipsets diferentes fica por conta dos projetos, já que, por lógica, os melhores consistem em utilizar o chipset Z690, o único da Intel que permite de forma oficial overclock os processadores, que também precisam ser da linha K. Mas as placas com melhor custo x benefício costumam ser os modelos da linha B – no caso da nova geração, placas B660. O maior porém de placas com esse chipset é justamente não oferecerem overclock de processadores, mas felizmente possibilita o uso de perfis XMP de alta frequência.

Você precisa de memórias DDR5? Elas são mais caras e entregam pouco desempenho prático acima de modelos DDR4

Particularmente, recomendaria analisar bem os modelos disponíveis antes da compra. Essa placa-mãe está custando na casa de R$4.000, enquanto modelos como a MSI MAG Z690 Tomahawk WiFi DDR4, uma placa com perfil bem semelhante, mas baseada em memórias DDR4, está custando R$2.600. Considerando ainda que o preço de memórias DDR5 são bem mais altos, e que na prática os resultados não são tão diferentes, certamente a opção mais consciente é optar por placas Series 600 com suporte a memórias DDR4.

YouTube video

Prós

Bom acabamento e componentes de alta qualidade

Suporte aos processadores Core de 12ª geração e futura 13ª geração

Muitas tecnologias em versões atualizadas, como DDR5, PCIe 5.0, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2

Suporte até 5 SSDs formato M.2

Contras

Dificuldade de ser encontrada no Brasil

Preço muito alto

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções