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REVIEW: ASUS ROG Strix GeForce RTX 3050 - um novo patamar de entrada para as RTX

Placa introduz um segmento de entrada para as GeForce RTX

26/01/2022 às 11:28 por Diego Kerber
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Recebemos para review uma placa de vídeo GeForce RTX 3050, modelo de entrada da NVIDIA que chega com o objetivo de popularizar os recursos RTXs para um novo patamar de preço. Enquanto a linha xx50 não recebia atualizações desde a GTX 1650, de 2019, a RTX 3050 chega com um valor próximo ao da GTX 1660 Super, mas com o diferencial de contar com tecnologias como aceleração de Ray Tracing e, principalmente, o Nvidia DLSS.

Site oficial da ASUS ROG Strix GeForce RTX 3050
Placas de vídeo GeForce RTX 3050 na Kabum

Essa placa introduz uma nova faixa de custo. Seu preço sugerido de US$ 249 coloca ela levemente acima dos US$ 229 da GeForce RTX 1660 Super, mas é consideravelmente abaixo dos US$ 329 sugeridos no lançamento para a RTX 3060. Sempre bom lembrar que os preços estão longe dos sugeridos pelas fabricantes, com a RTX 3060 custando o dobro do que o valor anunciado pela Nvidia, e a GTX 1660 Super, o triplo. Comparado a rival, ela é 50 dólares mais cara que a Radeon RX 6500 XT.

A RTX 3050 no Brasil é comercializada por R$ 3.399, com a RTX 2060 surgindo a partir de R$ 3,5 mil e a RTX 3060 a partir de R$ 5 mil. Por parte da AMD as opções ficam entre a Radeon RX 6500 XT por R$ 2,3 mil e a RX 6600 XT, por R$ 3,5 mil.


RTX 30

A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).

A serie 30 aperfeiçoa o conjunto das três estruturas introduzidas com as RTX Turing

Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.

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Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem "matriz não esparsa" das Turing para impressionantes 238 TFLOPS das matrizes esparsas das Ampere.


A RTX 3050

A RTX 3050 é baseada no chip GA106, o mesmo da RTX 3060, com porções desabilitadas. Isso reduz a contagem de núcleos CUDA de 3.840 da RTX 3060 para as 2.560 presentes na RTX 3050, mas ainda representa um salto de 2x sobre uma GTX 1060 6GB.

Apesar da redução em outras estruturas, como o número de núcleos tensores e núcleos RT, ela ainda conta com esses recursos, o que mantém a possibilidade de habilitar o Ray Tracing em games compatíveis e, mais relevante, ela também pode usar o Nvidia Deep Learning Supersampling (DLSS) em games compatíveis.

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02/01/2022 às 14:05
Artigo

Não deixe de usar! Nvidia Image Scaling e comparação com DLSS...

Vamos ver o que o recurso é capaz de fazer, e quem se sai melhor!

Com isso é possível buscar ganhos de performance ao renderizar o game em uma resolução menor que final e utilizar o machine learning acelerado por núcleos tensores para ampliar para a imagem final. Em nossos testes, o DLSS em geral apresenta resultados superiores a outras tecnologias de escala de resolução, caso do AMD FidelityFX Super Resolution ou o próprio Nvidia Image Sharpening.

Felizmente a Nvidia não foi tão econômica em outras especificações e, diferente da AMD, não reduziu as trilhas de comunicação PCIe, entregando até x8 e tecnologia PCIe 4.0, além de manter também um total de 8GB de memória GDDR6, um valor cada vez mais necessário para jogar em 1080p e qualidade Ultra e dando margem para, quando ela dar conta, até de rodar games mais leves em 1440p, especialmente com a ajuda do DLSS.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas comparativas com a RTX 3060 e outros modelos:

Comparativo

Preços

Preço no lançamentoU$ 329,00 12/01/2021U$ 249,00 04/01/2022U$ 489,99 27/01/2022U$ 329,00 13/10/2021
Preço atualizadoR$ 4.499,00 24/01/2022R$ 3.349,00 27/01/2022U$ 489,99 27/01/2022R$ 3.599,00 24/01/2022

Especificações da GPU

Processo de fabricação8 nm (Samsung) 8 nm (Samsung) 8 nm (Samsung) 7 nm
PCI-Express bus4.0 4.0 PCIe 4.0 x8 4.0
ChipAmpere GA106-300 Ampere GA106-150 Ampere GA106-150 Navi 23 XL
Clock do GPU1320 MHz1552 MHz1552 MHz1626 MHz
Clock do GPU (Turbo)1777 MHz1777 MHz1860 MHz2491 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS192 128 128 128 bit
Quantidade de RAM12 GB 8 GB 8 GB 8 GB
Clock das memóriass1875 MHz1750 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo15000 MHz14000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda360 GB/s224 GB/s224 GB/s224 GB/s

Características Gerais

Shading Units3584 2560 2560 1792
TMUs112 80 80 112
ROPs48 32 32 64
Pixel Rate85.30 GPixel/s56.86 GPixel/s59.52 GPixel/s159.4 GPixel/s
Texture Rate199 GTexel/s142.2 GTexel/s148.8 GTexel/s279 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes12.74 TFLOPS9.098 TFLOPS9.523 TFLOPS17.86 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÂO NÂO NÂO N/A
Tipo de SlotDois slots Dois slots 3 slots Dois slots
Comprimento da placa242 mm242 mm300 mm190 mm
TDP170 W130 W130 W132 W
Fonte recomendada450 W300 W300 W300 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 2x HDMI 2.1 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate
OpenCL2.0 3.0 3.0 2.1
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.6 6.6 6.5

Extras

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Fotos

A atual geração de placas da linha STRIX está entre as mais bonitas do mercado, com um sistema de cooler muito imponente e bem acabado. Por outro lado, é um projeto que aparenta ser muito mais do que uma GeForce GTX 3050 precisa, e por se tratar de um projeto de altíssima qualidade, naturalmente vai elevar o preço dessa placa que teoricamente deveria ser barato, tirando todo o momento atual que acaba com o valor referência anunciado pela NVIDIA.

O destaque fica por conta do projeto com 3 FANs, acabamento de primeira linha em um design bem rubusto ocupando 3 slots com comprimento de 300mm. Por parte de conexões, a placa traz 3x DisplayPort 1.4a e 2x HDMI 2.1, possibilitando múltiplos monitores.


Sistema utilizado

Fizemos uma mudança em nossa plataforma de testes de placas de vídeo, agora baseada em um processador AMD Ryzen 9 5900X. Vários outros componentes de alto desempenho acompanham esse sistema, como SSDs NVMe e 32GB de RAM com frequência de 3200MHz (CL16). Abaixo algumas fotos da placa instalada em nossa nova bancada de testes para placas de vídeo:

Antes dos testes, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes:

NOSSA MÁQUINA DE TESTES, APLICATIVOS E GAMES FORAM ATUALIZADOS EM MAIO DE 2021

Máquina utilizada nos testes:
- Processador AMD Ryzen 9 5900X
- Placa-mãe GIGABYTE X570 AORUS Xtreme
- Kit de memórias HyperX Predator RGB 32GB (2x16GB) 3200MHz CL16
- SSD Kingston KC2500 250GB + 2TB
- Sistema de refrigeração CM MasterLiquid ML360 V2 RGB
- Fonte de energia CM v1300W Platinum
- Gabinete CM MasterFrame 700 Personalizado

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 511.xx

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2021 (renderização pela GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- SPECviewpeft 13 (Solid Works/Maya, renderização pela GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Assassin's Creed Valhalla (DX12)
- Cyberpunk 2077 (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Rainbow Six Siege (Vulkan)
- Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
- Resident Evil Village (DX12)
- The Division 2 (DX12)
- Watch Dogs: Legion (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Subimos o clock do GPU em 140MHz, estabilizando o mesmo em 1692MHz em modo normal e 2000MHz em modo turbo, conta 1552MHz e 1860MHz do padrão. Para isso foi necessário trocar para a BIOS do modo OC, além de utilizar o app ASUS Tweak III, já que não foi possível pelo Afterburber. Já as memórias subimos de 14000Mz para 14880MHz. Destacamos que não foi mexido em tensão, apenas colocado o power limit em seu limite máximo.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.

Abaixo algumas fotos da placa com uma câmera termal da Flir, mostrando a temperatura em algumas partes do corpo da placa:


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2021
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

SPECviewperf 13
A suíte de testes de aplicativos profissionais é composta por uma bateria abrangente de cenários que envolvem intenso uso de hardware para renderizar diversos usos, desde arquitetura, mineração e medicina. Rodamos dois testes, um com foco em performance em Maya e outro em SolidWorks.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Assassin's Creed Valhalla
Game de mundo aberto tem amplos cenários e um benchmark com boa quantidade de personagens e estruturas, tornando um desafio tanto para o processador quanto para a placa de vídeo. O jogo usa o motor Ubisoft Anvil, uma evolução do AnvilNext 2.0 presente na série desde o Assassi'ns Creed Unity. A versão usada em Valhalla no PC é baseado na API DirectX 12.


Cyberpunk 2077
O sucesso de vendas mas desastre de críticas da CD Proejct RED tem como destaque o uso amplo de diversas tecnologias como o FidelityFX da AMD e tanto o DLSS quanto o Ray Tracing acelerado por hardware Nvidia RTX. No teste corremos pelas ruas movimentadas de Night City, tornando desafiante o trabalho tanto do processador quanto da placa de video, e trazendo esforço redobrado para a placa de vídeo quando o traçamento de raios de luz está habilitado.


Forza Horizon 4
O game da Playground Games usa um motor gráfico próprio e, como exclusivo para sistemas da Microsoft, é totalmente desenvolvido para o DirectX 12. Esse game se destaca pelos excelentes gráficos e a capacidade de entregar bom nível de performance em múltiplos hardwares, inclusive alguns mais limitados.


Grand Theft Auto V
O jogo já é um clássico e após anos ainda segue firme como um dos games mais jogados. Baseado em DirectX 11, ele também traz uma noção de motores gráficos mais antigos baseados na ainda popular API da Microsoft. É um teste bastante exigente em processador, e memórias mais rápidas também tem impactos bastante perceptíveis. Para as palcas de vídeo modernas, já não é um grande desafio.


Rainbow Six Siege
O game da Ubisoft tem como pontos altos o uso da API de baixo nível Vulkan em sua implementação mais recente. Esse Esport demanda altas taxas de quadros para ser jogado de forma satisfatória, e costuma ser um dos games mais eficientes em alcançar esse desempenho em múltiplos componentes.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos é uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Resident Evil Village
O game da Capcom usa a excelente RE Engine, motor gráfico que entrega resultados interessantes desde os hardwares high-end do PC quanto plataformas mais limitadas como o Nintendo Switch. O Resident Evil 8 traz como destaque cenários complexos e ricamente detalhados, com uso de Ray Tracing na iluminação dos cenários e com recursos como o FidelityFX disponíveis. Nos testes fazemos uma volta pelo Castelo Dimitrescu, uma das localidades mais pesadas e detalhadas do game.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Watch Dogs: Legion
Game apoiado pela Nvidia é baseado no motor gráfico Disrupt e tem um amplo uso de tecnologias RTX, como o DLSS, e também possui o Ray Tracing, sendo acelerado tanto por hardware GeForce RTX quanto Radeon RDNA 2. Seu principal destaque é uma Londres futurista repleta de geometria e personagens, o que combinado com os efeitos de traçamento de raios de luz tornam um desafio e tanto rodar o game.


Gameplay em vídeo


Conclusão

A GeForce RTX 3050 consegue entregar uma opção mais barata para o segmento de placas RTX, mantendo algo próximo do entregue pela GTX 1660 Super tanto em performance quanto custo, mas com o diferencial relevante de incluir as tecnologias RTX. 

Comparado com outros modelos, ela está de 10 a 20% atrás da RTX 2060, e uns 25 a 30% inferior a RTX 3060. Versus a Radeon RX 6600, temos dois cenários: em rasterização a placa da AMD tem ampla vantagem, abrindo de 15 a 30%. Mas é ligar algum recurso relacionado a Ray Tracing e a maior eficiência da Nvidia nessa área faz ambas as placas encostarem.

Na prática é possível jogar praticamente todos os games em 1080p qualidade Ultra ou ao menos no Alto com boas taxas de quadros, e com auxílio do DLSS ou do FSR, é possível jogar em 1440p na qualidade Alta. O Ray Tracing começa a ficar mais limitado, mas ainda é viável habilitá-lo em alguns títulos em 1080p com auxílio do DLSS e buscando configurações intermediárias.

Com preço próximo da RTX 2060 e um pouco menos de performance, esse modelo é o retrato da estagnação do mercado de placas de vídeo. Ela chega tendo dificuldades de se mostrar uma clara evolução sobre esse produto lançado 3 anos atrás, com apenas algumas melhoras em RT e mais memória, e bem atrás da Radeon RX 6600 em vários cenários, que também tem um custo próximo.

A RTX 3050 em si é uma placa que conta com um bom nível de performance, mas na prática, pra quem estava procurando uma nova placa de vídeo de entrada, não está trazendo praticamente nada de novo em termos de custo e performance, e muito menos vai ajudar algo na triste situação que é buscar uma placa de vídeo de entrada com um balanço aceitável entre custo e performance.

PRÓS
Bom desempenho em FullHD/Alto
Possibilidade de rodar QuadHD/Alto com DLSS ou FSR
Performance suficiente para Ray Tracing
Recurso RTX como Nvidia Studio
Streaming e gravação acelerado por NVENC
Boa quantidade de VRAM
CONTRAS
Inferior a RX 6600 em rasterização
DLSS se torna menos eficiente em resoluções menores
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Assuntos
Análises Hardware Nvidia PC Games
Tags
placa de vídeo geforce nvidia ray tracing
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