Índice do Artigo

AMD

Gigabyte apresenta SSD de 8TB que atinge velocidades maiores que 15 GB/s

A Gigabyte apresentou na Computex deste ano o que diz ser o SSD mais rápido do mundo. O Aorus AIC Gen 4 é a junção de 4 SSDs PCIe 4.0 de 2TB (8TB no total) em uma única placa dedicada rodando em Raid0 e conectado a placa mãe por um slot 16x .

Placas-mãe Gigabyte Aorus X570 chegam com VRM de até 16 fases e PCIe 4.0

Esse SSD atinge velocidades superiores a 15GB/s de gravação/leitura, de acordo com as demonstrações da empresa. Isso é possível porque as novas placas-mãe baseadas no chipset X570 da AMD possuem suporte para PCIe 4.0, que oferece o dobro da largura de banda do PCIe 3 (de 4GB/s para 8GB/s).

O Raid0, adotado pela Gigabyte, tem o objetivo de combinar e melhorar o desempenho dos drives. No Aorus AIC, esse sistema entende os 4 SSDs de 2TB como um só e combina o desempenho e capacidade de todos eles.

O dispositivo vem com uma ventoinha e thermal pads para dissipar calor e manter o fluxo de ar constante, já que o alto desempenho combinado resulta em um grande potencial para temperaturas muito elevadas. De acordo com a Gigabyte, o Aorus AIC funciona na velocidade máxima apenas com processadores Ryzen de terceira geração, pois são as únicas CPUs com suporte nativo para PCie 4.0.

Não há informações sobre uma possível distribuição desse produto no futuro nem sobre seu preço estimado.  A hipótese mais provável é que ele pode ter sido apenas uma exposição do potencial dos SSDs Auros NVMe gen 4, um dos mais rápidos até o momento. Eles alcançam 5GB/s de gravação/leitura.

Amanhã, dia 30, você poderá conferir mais detalhes sobre esse SSD “monstro” no vídeo que estamos preparando aqui para o Adrenaline.

Via: TechPowerUp, Mundo Conectado

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções