Índice do Artigo

PC Games

Intel detalha os gráficos Gen11 do Ice Lake: até 80% mais performance e Adaptive Sync

Junto com o anúncio da 10ª geração de processadores Intel Core, codinome Ice Lake, a empresa também detalhou um pouco da próxima geração de gráficos embarcados, a Gen11. A Intel trouxe importantes ganhos de performance em games em alta qualidade na resolução FullHD, chegando a até 80% de incremento no desempenho, além de incorporar novos recursos e também aprimorar a codificação de vídeo.

10ª geração Core (Ice Lake): 18% mais IPC, 2x performance em AI

Uma das novidades mais relevantes é que a Intel está trabalhando com a tecnologia aberta do Adaptive Sync da VESA. Com ela, o chip gráfico é capaz de sincronizar a produção de novos quadros com a atualização do monitor, trazendo uma experiência muito mais eficiente e sem problemas como stuttering e tearing.

Nós explicamos um pouco de como funciona o Adaptive Sync no vídeo abaixo, que fizemos quando a Nvidia também passou a dar suporte ao recurso em algumas de suas placas. É importante destacar que o monitor também precisa ser compatível, bem como a conexão usada e até mesmo o cabo deve ser o correto.

YouTube video

Os gráficos da 10ª geração ficarão por conta do Iris Plus com até 64EU nos modelos mais “parrudos”, com produtos mais modestos sendo equipados com Intel UHD. As frequências podem chegar a 1.1GHz e a performance a mais de 2.25TFLOP de performance em precisão simples. O suporte a monitores sobe para até 5K60fps ou 4k120fps, usando protocolos como DisplayPort 1.4 e BT.2020

O rasterizer foi melhorado, atingindo 16 pixels por clock e contando com 3MB L3 cache mais 0.5MB de memória local compartilhada. O subsistema de memória, inclusive, é um dos principais destaques da Gen11, de acordo com a Intel.

A empresa mostrou alguns benchmarks comparativos com a 8ª geração em diversas franquias, com ganhos de performance que enfim ultrapassam a barreira dos 30fps, o que torna o gameplay viável. Apesar de ser possível jogar, é bom destacar que em games do tipo competitivo, como Rainbow Six Siege e Fortnite, taxas mais altas de quadro são muito mais recomendáveis para jogar, ao menos algo na casa dos 60fps.

Em outras áreas relacionadas, como a codificação de vídeo, há de ganhos de 2x com a tecnologia HEVC em alta qualidade, um novo nível de performance possibilita codificar vídeo em 4K60fps 10b 4:4:4 ou 8K30fps 10b 4:2:0. Outras duas tecnologias bastante relevantes que passam a ter suporte na plataforma são o HDR10 e o Dolby Vision.

A Intel também está trabalhando na parte do software, buscando tornar o Centro de comando de gráficos Intel mais completo e organizado. Além de novas skins que estão em desenvolvimento, ele passará a ganhar funções como otimização automática das configurações gráficas, com suporte a 44 jogos. A área de ajustes de energia e performance também está ganhando configurações mais avanaçadas, possibilitando balancear melhor economia de energia e desempenho em múltiplos cenários.

A empresa também está “correndo atrás” para entregar atualizações de drivers mais frequentes, inclusive novas versão de “dia 0”, ou seja, que chegam junto com o lançamento de novos jogos. O Linux também não fica de fora do suporte, com gráficos Gen11 habilitado em projetos upstream, inicialmente com suporte beta e com todos os recursos disponíveis até o final do terceiro trimestre de 2019.

A empresa também desenvolveu um site, o gameplay.intel.com, onde o usuário pode verificar se possui hardware suficiente para rodar determinado jogo. Hoje já há mais de 400 jogos cadastrados na ferramenta.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções