Índice do Artigo

Nvidia

Instalação limpa do Windows 10 1809 traz conflito com drivers Nvidia - veja soluções

Mais um problema foi encontrado envolvendo o update de outubro de 2018 para o Windows 10, também conhecido como a versão 1809. Segundo relatos de muitos usuários de GPUs Nvidia, fazer uma instalação limpa da versão mais recente do sistema operacional da Microsoft está resultando numa mensagem de erro quando a pessoa tenta atualizar seus drivers manualmente no site da Nvidia. A mensagem acusa um conflito, dizendo que o driver que o usuário estaria tentando instalar não seria compatível com essa versão do Windows, como mostrado abaixo:

O pessoal do TechPowerUp investigou a situação e chegou à conclusão que isso está acontecendo porque quando você faz uma instalação limpa da versão mais recente do Windows 10, ele faz o download e instalação automáticos do driver GeForce 398.36 DCH pelo próprio Windows Update. Esse “DCH” significa que essa é uma versão Universal Windows Driver do software, que usa a plataforma universal do Windows. Sendo assim, ele não pode ser substituído pela versão “não DCH” dele, que é o que a Nvidia disponibiliza para download direto em sua página oficial, dando a mensagem de conflito.

A solução mais rápida para o problema é baixar o GeForce Experience. A plataforma faz download automático de drivers atualizados e usa a versão DCH deles, não enfrentando o conflito e mantendo o sistema em dia. O usuário, no entanto, fica “preso” na plataforma, precisando se cadastrar e depois podendo fazer a atualização somente por ela.

Quem preferir pode formatar o sistema e fazer a instalação limpa do Windows 10 de novo, mas desconectado. Assim, o Windows Update não vai conseguir instalar o driver automaticamente e é só usar uma versão padrão dele num pen drive ou algo do tipo. Depois de instalada uma versão normal do driver, o Windows não vai substituí-lo por um DCH automaticamente, mesmo que esteja desatualizado, e você pode então voltar a se conectar à internet.

Para quem não pode formatar o sistema e não quer ter a versão DCH do driver, fazendo seus próprios downloads manualmente pelo site da Nvidia, o TechPowerUp fez um passo a passo de uma terceira solução, um pouco mais complexa e que envolve mexer nos arquivos do sistema. Você confere como fazer neste link, em inglês.

Fonte: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções