Índice do Artigo

Intel

Governo chinês bane o Twitch

De acordo com a BBC, desde o dia 20 (quinta-feira) o Twitch está inacessível em território chinês, e o aplicativo da plataforma foi removido da loja de aplicativos da Apple da região. Apesar de confirmar o bloqueio, a Twitch não informa o motivo pelo qual o governo chinês travou o serviço para seus nacionais.

O bloqueio vem pouco depois de um salto em popularidade da plataforma, em boa medida causado pela cobertura dos campeonatos de e-Sports. O Asian Games em Jacarta foi um dos principais motivadores, já que os canais tradicionais de televisão não transmitiram a competição, fazendo com que muitos chineses recorressem ao Twitch para acompanhar às partidas. O app do Twitch chegou a ser o terceiro mais baixado entre os softwares gratuitos na App Store.

O intenso regime de censura chinês já fez com que diversos serviços fossem banidos do país, como Skype, Facebook e Google. A retirada do ar do Twitch pode não ter sido motivada por nenhum caso específico dentro da plataforma, e sim uma medida preventiva para evitar que o ganho de popularidade da plataforma traga futuras dificuldades de controle da comunicação da população chinesa. 

Para tentar contornar essa barreira imposta pelos chineses às plataformas estrangeiras, muitas empresas vem trabalhando em conjunto com empresas originárias da própria China, buscando adequar o funcionamento dos seus serviços às pesadas leis de controle da informação do regime chinês. Apesar da dificuldade de entrar nesse mercado, o potencial devido a população massiva do país vem atraindo empresas ocidentais a tentar furar o bloqueio, apesar das complicações impostas pelo governo chinês.

Fontes: BBC, The Verge

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções