Índice do Artigo

PC Games

Usuários conseguem fazer GPUs da Nvidia suportarem AMD FreeSync

Alguns usuários fizeram o que parecia impossível e utilizaram placas de vídeo atuais da Nvidia para jogar usando a tecnologia AMD FreeSync de seus monitores. Para isso, é preciso ter um computador com uma placa de vídeo da AMD — pode até ser integrada — e outra da Nvidia.

A primeira pessoa a relatar a proeza no Reddit utiliza o nick bryf50. Segundo ele, a ideia surgiu quando o menu da expansão World of Warcraft: Battle for Azeroth trouxe a opção para escolher qual placa de vídeo do sistema iria renderizar os gráficos.

Ele utiliza um PC com uma GPU AMD Radeon Pro WX4100 e uma GeForce GTX 1080Ti. Seu monitor foi conectado na placa da AMD utilizando a entrada DisplayPort com o FreeSync ligado. O usuário então escolheu a 1080 Ti para renderizar o jogo. De maneira surpreendente, a tecnologia anti-tearing da AMD estava funcionando.

Algum tempo depois, o usuário survfate fez um experimento parecido e também o publicou no Reddit. Em seu caso, ele utilizou uma APU Ryzen 3 2200G e a placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1060. Novamente, o monitor com FreeSync estava conectado na GPU da AMD (no caso, a Vega integrada).

O computador identificou automaticamente a APU como uma GPU de “economia de energia” e a GTX 1060 como a opção de “alto desempenho”. Desta maneira, foi possível jogar uma série de games utilizando a placa da Nvidia com AMD FreeSync.

O pessoal do site PC Per levou a ideia adiante e fez seus próprios testes independentes com um Ryzen 5 2400G e uma GeForce GTX 1080 — spoiler: eles conseguiram fazer o FreeSync funcionar.

Eles também testaram se a solução improvisada aumenta a latência do sistema. Foi verificada uma pequena diferença (de 24,9ms para 31,9ms), mas que continua sendo uma experiência de jogo decente.

Vale lembrar que o AMD FreeSync é baseado na tecnologia de padrão aberto Adaptive Sync. Ela também é uma extensão opcional da especificação DisplayPort, conexão que está presente em placas de vídeo da Nvidia. Ou seja, a escolha é da própria Nvidia de não suportar FreeSync — que costuma estar em monitores mais baratos do que a opção proprietária Nvidia G-Sync.

Via: Reddit 1, Reddit 2, PC Per

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções