Índice do Artigo

Nvidia

Superguia Adrenaline de notebooks gamers: como eu escolho o meu?

O mercado de notebooks gamers no Brasil se tornou bastante povoado nos anos recentes, com várias empresas disputando espaço. Com tantas marcas e configurações, como escolher um modelo? 

Vamos resolver essa questão da melhor forma que conhecemos: rodando testes! Colocamos em ação seis modelos de notebooks de diversas configurações, diversos modelos e diversas fabricantes em ação. Focamos no segmento mais popular do mercado: os modelos de entrada com chips como GeForce GTX 1050, 1050 Ti e 1060, e processadores Intel Core i5 e i7. As configurações de RAM variam entre 8 e 16GB, as mais comuns nesse segmento.

YouTube video

Participam dos testes três modelos da Acer: o Helios 300 e sua config avançada e dois Nitro (um com i5 + GTX 1050, outro com i7+GTX 1050 Ti), o Dell 15 Gaming, o Alienware 15 e o Samsung Odyssey. Vocês podem ver os detalhes das configurações abaixo:

Algumas das situações mais interessantes desse comparativo:

– Configuração semelhante em marcas e modelos diferentes: Acer Nitro e Dell 15 Gaming (ambos com GTX 1050 Ti, 16GB de RAM e Core i7)
– Mesmo notebook com configurações diferentes: Acer Nitro com GTX 1050 Ti e Core i7 ou  GTX 1050 e Core i5
– Configurações semelhantes, mas com 8 e 16GB de RAM: Alienware 15 e Helios 300 (GTX 1060 e Core i7)

E qual a primeira conclusão de nossos testes? Os chips gráficos continuam sendo um dos elementos principais para definir a performance do modelo gamer. Alinhamos as cores de acordo com a GPU que equipa cada modelo:

Avaliando a média de quadros produzidos, o componente que trouxe o impacto mais evidente na performance foram os chips gráficos usados. Em muitas das situações as diferenças são quase inexistentes entre um modelo e outro, quando ambos possuem a mesma GPU.

{quote}O chip gráfico é o principal fator para
definir a média de quadros produzida{/quote}

Alinhando os gráficos baseado em memória RAM disponível, vemos que 8GB parecem ser um patamar suficiente, sem uma clara influência positiva na quantidade maior de memória.

Em nossa experiência testando games, em geral vemos que 8GB são suficientes para encarar a maioria dos games atuais, algo que é evidenciado pelos bons desempenhos do Alienware 15, mesmo equipado com apenas 8GB. E mesmo que em curto ou médio prazo essa realidade mude, a memória RAM é um dos poucos componentes que a maioria das fabricantes facilitam a troca, posicionando aberturas que dão fácil acesso aos módulos e possibilitam a troca, mesmo por usuários não muito experientes. 

{quote}Até o momento 8GB de RAM são suficientes.
E se precisar, é fácil fazer upgrade{/quote}

Muitos modelos gamers recentes também tem dado acesso a uma conexâo M.2, onde pode ser colocado um SSD. Atualmente essas são as duas principais possibilidades de upgrades nos notebooks disponíveis hoje no mercado.

Processador

E processador, importa? Se você ficou de olho na disputa Odyssey versus Nitro, ambos com a GTX 1050, notou que ter um Core i7 no Odyssey não fez muita diferença. Para ver como isso influencia, precisamos de uma análise mais a fundo. Se fazemos uma análise do percentil, isolando os 1% e 0.1% piores quadros, a situação muda bastante de figura:

 

O Core i5 causa quedas maiores em games que dependem de uma boa performance da CPU, Se você está de olho em jogos de mundo aberto, de mapas complexos ou games multiplayer com muitos jogadores simultâneos, melhor analisar com carinho a compra de um modelo com um processador mais potente.

Apesar de não ficar evidente na média de quadros produzidos, um CPU mais potente é importante para maior estabilidade na produção dos quadros.

{quote}Melhor pegar um CPU mais potente se vai jogar games
que dependem de um bom processador{/quote}

Em outras situações o Core i5 dá conta porque os chips gráficos de nossos testes raramente atingem altas taxas de quadros, e para muitas franquias ele tem fôlego para manter uma taxa na casa dos 60FPS.

Temperatura

E como essas múltiplas marcas e configurações se saíram  em termos de aquecimento? Separamos novamente os modelos baseados na placa de vídeo presente, e agora as coisas estão um pouco mais embaralhadas:

Em geral, os chips mais potentes são os que mais aquecem, então não é uma surpresa ver o Nitro com a GTX 1050 como o melhor resultado e a GTX 1060 do Helios como o pior. O ponto fora da curva é o Alienware 15, que apesar de ter o potente chip GTX 1060, foi o segundo melhor modelo do comparativo. Isso mostra o quanto o projeto de resfriamento do notebook é importante.

{quote}Bons sistemas de resfriamento fazem a diferença no aquecimento,
mas muitas vezes tornam o notebook maior e mais pesado{/quote}

O Alienware é um dos maiores e mais pesados notebooks do comparativo, e tem o mais robusto sistema de resfriamento dos modelos testados. Essa margem fica evidente pelo fato dele ser o único que também comporta uma GTX 1070. Como resultado, ele consegue manter a temperatura da GTX 1060 em um patamar próximo ao de outros notebooks inclusive com chips menos potentes.

{quote}Chips menos potentes aquecem menos e
possibilitam sistemas mais compactos{/quote}

Outra coisa importante de destacar: usamos os notebooks em configurações padrão de resfriamento. O Helios 300 conta com um aplicativo de configuração do funcionamento de suas ventoinhas, onde o usuário pode ativar tecnologias que tornam a rotação mais agressiva para atingir maior performance e melhores temperaturas. A contrapartida de acionar um desses modos é que isso aumenta sensivelmente a produção de ruído, resultado das fans operando de forma mais agressiva. No caso do Helios, o ideal é ativar esse modo em franquias específicas onde a demanda da GPU é mais alta e, principalmente, quando você estiver usando fones.

{quote}Muitas vezes é possível melhorar a eficiência térmica do notebook,
porém em alguns modelos isso causa aumento da produção de ruído{/quote}

E a temperatura do processador. Tirando o modelo com Core i5 (marcado em azul claro), a realidade é triste:

Fica difícil defender a Intel nessa situação, já que seria preciso afirmar que nenhuma empresa sabe fazer notebooks. Todas as marcas e modelos testados apresentaram temperaturas na casa dos 90ºC em testes de estresse, e ao longo do benchmarks é possível ver momentos em que o processador segura a capacidade do sistema, limitando o aproveitamento da performance de outros componentes, como a placa de vídeo. O Core i7-7700HQ é um dos modelos mais potentes da empresa para notebooks, e muitas vezes é pareado com chips gráficos ainda mais potentes que esses, como GTX 1070 e 1080.

Duração de bateria

E como fica a capacidade de cada um desses modelos em ficar longe da tomada? Um fator importante de consumo de energia é o tamanho e resolução da tela, e como todos os modelos do comparativo usam um display de 15.6 polegadas e resolução FullHD, essas duas características ficam de fora da disputa. No primeiro teste usamos o PCMark 8, um software que fica revesando ações até descarregar o aparelho, no modo Home, que faz edição de fotos. chamadas por vídeo e games 3D. O resultado foi esse aqui:

Novamente a potência dos chips foi um elemento importante para o resultado, com os modelos com GTX 1050 sendo os mais econômicos e os mais potentes descarregando mais rápido. Obtivemos entre 2 a 3 horas e meia de duração de bateria, mas se mudamos para o teste Office, que troca as ações para editar textos e planilhas e navegar na internet, os resultados mudam de uma forma  bem interessante:

Quando usados em atividades mais leves, uma situação em que o chip gráfico dedicado para de ser usado e os gráficos integrados (que são mais econômicos) entra em ação, a autonomia sobe consideravelemtne, chegando a mais de três horas na maior parte dos modelos, e ultrapassando as 6 horas no resultado bastante impressionante do Dell Inspiron 15 Gaming.

Conclusão

Então… qual eu escolho? Definir sua necessidade é o primeiro passo. Se o seu foco é games mais leves como eSports, coisas como League of Legends, DoTA, Counter Strike, Rainbow Six Siege, dá para ir com um modelo menos potente. Além de mais barato, ele provavelmente será mais leve, compacto, terá melhor duração de bateria, menor aquecimento e será menos barulhento. Mesmo havendo diferenças de desempenho, os chips menos potentes já vão rodar em uma alta taxa de quadros esse tipo de jogo. Basta olhar esse comparativo para ver que todos acabam “se embolando” quando colocamos games mais leves no comparativo, e mesmo os piores colocados no gráfico estão entregando um bom nível de desempenho.

{quote}Se vai jogar games leves, dá para pegar modelos menos potentes que serão
mais leves, aquecerão menos e também são mais baratos{/quote}

Agora se vai jogar games muito pesados, coisas como Witcher 3, Assassins’ Creed Origins, Watch Dogs e outros lançamentos que não tem pena de chips menos potentes, o jeito é investir a mais em uma máquina mais pesada, mais difícil de carregar, mas que vai dar conta do recado.

{quote}Vai jogar games mais pesados ou quer mais performance? Se prepare
para gastar mais e para ter um notebook menos compacto{/quote}

Também é bom ficar de olho em outras características, como qualidade da tela e do teclado. O Alienware é um dos modelos mais caros desse comparativo, mas traz diferenciais como a tecnologia G-Sync na tela, evitando problemas de tearing, os já mencionados LED RGB, conexão para placa de vídeo externa e a tecnologia Tobby de rastreamento dos olhos, que é usada em alguns games. Tecnologias adicionais também podem ser um diferencial, se você estiver na dúvida entre dois modelos.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções