Índice do Artigo

AMD

AMD apresenta o refresh da microarquitetura Zen, a Zen+

A AMD apresentou durante um evento pré-CES, em Las Vegas, a nova geração de seus processadores baseados na microarquitetura Zen. Os novos modelos Ryzen serão baseados em uma litografia de 12nm e serão chamados de Zen+. A empresa estima que atingiu um ganho de 10% de desempenho comparado ao processo em 14 nanômetros usados na primeira interação do Zen.

Além da redução no tamanho dos transistores, um dos destaques desse refresh do Ryzen é o Precision Bost 2, aperfeiçoamento do recurso das CPUs baseadas na microarquitetura Zen que utiliza sensores de forma precisa para aumentar as frequências de forma a alcançar o máximo de desempenho possível. Agora o algoritmo pode subir mais as frequências, aproveitando os refinamentos da microarquitetura, e também é capaz de alterar os clocks em uma quantidade maior de núcleos, ou mesmo em todos os presentes no processador. Graças ao refinamento na litografia, que traz um menor consumo, é possível subir mais as frequências ainda obedecendo os limites de consumo do silício.

Os processadores Zen+ seguem utilizando o soquete AM4, o mesmo utilizado na primeira geração Zen, o que torna todas as placas-mãe atualmente no mercado compatíveis com os novos processadores, dependendo apenas de uma atualização de sua BIOS. Esse soquete também será o mesmo utilizado pelas APUs Ryzen para desktop que chegam ao mercado no segundo trimestre do ano.

Junto com os novos processadores chega também uma nova serie de placas-mãe, a serie 400, inaugurada com o chipset X470. Esse novo chipset será capaz de extrair mais performance explorando novas capacidades do refresh do Zen. Como também usa o soquete AM4, também serão placas-mãe compatíveis com a primeira geração de CPUs Zen.

O Zen2 está a caminho, como vinha aparecendo recentemente em rumores, e irá introduzir a litografia em 7 nanômetros. Além de processadores, os 7nm serão importantes também em GPUs: a empresa trabalha em novos chips gráficos baseados em Vega e com esse processo de fabricação. Ambos não possuem ainda uma data prevista de chegar ao mercado.

Os novos processadores série 2000 baseados em Zen+ chegam ao mercado em abril 2018. Ryzen Threadripper e Ryzen Pro baseados nessa nova interação da microarquitetura Zen chegarão no terceiro trimestre do ano.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções