Índice do Artigo

PC Games

Steam muda como análises de games são exibidas para fugir das "reviews bomba"

Steam anunciou hoje uma nova forma de exibir as avaliações dos usuários para os softwares na plataforma. A empresa está tentando escapar das “bombas de análises”, picos massivos e temporários de análises negativas com objetivos diversos, sem relação com a qualidade do jogo em si.

De acordo com o post, grupos de usuários agem em conjunto publicando diversas impressões negativas do game, muitas vezes usando como argumentos de classificação a discordância com um update ou até mesmo visão política do desenvolvedor, algo que possui pouca utilidade para uma pessoa cogitando a compra do jogo. A empresa estudou diversas formas de lidar com esse tipo de ação, inclusive controlar essas anomalias usando mecanismos semelhantes ao mercado de ações, que entram automaticamente em ação ao perceber algo “fora da curva” nas atividades recentes, porém decidiu por outro caminho.


Análises de GTA V

Em geral, as “bombas de análises” são temporárias, com o jogo voltando ao seu patamar natural de avaliações pouco depois desses episódios, e para conseguir exibir esse comportamento aos potenciais compradores de um jogo, irá mostrar um gráfico com a evolução das análises do game deixando claro a mudança das classificações ao longo do tempo. Dessa forma fica evidente picos anômalos, e surge uma opção para tirar esse período de tempo da classificação.

Essa novidade pode ser revisada no futuro, quando o Steam irá implementar análises personalizadas que levarão em consideração os games que você curtiu no passado.

As análises negativas tem sido usadas contra várias desenvolvedoras e inclusive contra a própria Valve, que já viu as notas de Dota 2 despencarem porque “Half-Life 3 não existe”. GTA V também sofreu esse tipo de ação após proibir mods no game, algo que fica evidente no gráfico que ilustra essa matéria. De acordo com a Rockstar, não há problema nenhum em implementar modificações no modo single-player, porém foi preciso agir contra mods que alteravam a experiência multijogador e que desbalanceavam o jogo, algo que atingiu jogadores que utilizam essas alterações apenas no modo single-player. O jogo chegou a ficar com classificações extremamente negativas, o que o colocou como um potencial game para nossa serie “Piores Jogos da Steam” (PIJOS).

Episódios da serie Piores Jogos da Steam

Além da Valve, recentemente a Blizzard também falou sobre a dificuldade que ações tóxicas na comunidade estão causando no gerenciamento de jogos. Jeff Kaplan, diretor do game Overwatch, afirmou que novos conteúdos para o jogo estão sendo atrasados pela necessidade de deslocar profissionais para lidar com a moderação e controle dos jogadores com comportamentos negativos no game.

Fonte: Steam

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções