Índice do Artigo

Google

Engenheiros de Inteligência Artificial deixam Google para trabalhar em startup secreta

O Google perdeu parte do seu grupo de engenheiros que desenvolvem tecnologias de Inteligência Artificial para a Groq Inc, uma startup do Vale do Silício que nem mesmo possui um site.

A startup secreta é um projeto financiado investidor Chamath Palihapitiya, que injetou mais de US$ 10 milhões na empresa, e tem como objetivo criar um chip para Inteligência artificial que possa competir com produtos da Intel e Nvidia.

De acordo com Palihapitiya, o que motivou o investimento foi o projeto do Google chamado de Tensor Process Unit (TPU) do Google, um chip da empresa que promete mais processamento com menos consumo de energia e silício.


TPU do Google, o chip que levou ao nascimento da misteriosa Groq Inc

Em entrevista a CNBC, o capitalista de risco disse que conseguiu contratar oito dos 10 engenheiros responsáveis pela criação da tecnologia.

“Gastamos um ano e meio em busca das pessoas que criaram esse projeto, e conseguimos oito das 10 pessoas que fizeram o chip. Essa  tecnologia é revolucionária em diversas formas”
– Chamath Palihapitiya, principal investidor da Groq Inc.

De acordo com o relatório de investimento, além de ter Palihapitiya como diretor, a Grog Inc conta com Jonathan Ross e Douglas Wightman como diretores executivos. Os dois engenheiros são os principais desenvolvedores do chip para IA do Google. 


Chamath Palihapitiya, o cara que “roubou” o time titular de Inteligência Artificial do Google

A inteligência artificial é uma das principais tendências para as próximas gerações, e empresas como Nvidia, Intel e Qualcomm são as principais investidoras nesse mercado.

Os chips como o TPU do Google conseguem entregar poder de computação para processos como Machine Learning e Deep Learning, utilizados por grandes empresas como Fabebook, Amazon, Tesla e o próprio Google, o que tornam a área interessante para investimentos.

Ainda não temos mais informações da misteriosa empresa formada por ex-funcionários do Google. Basta esperar para ver o que o pessoal da Groq Inc tem para oferecer. Segundo Palihapitiya, a pequena companhia está “criando algo essencial para a próxima geração de computadores.”

Via: CNBC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções