Índice do Artigo

Intel

Intel pode adiantar próxima geração de CPUs em 2 meses

Começa a circular o rumor entre fabricantes de PCs baseadas em Taiwan (ou seja, boa parte das principais fabricantes de placas-mãe do mundo) que a Intel irá adiantar seu cronograma e entregar uma nova geração de processadores antes do esperado. A plataforma Basin Falls trará o chipset X299 e trará os processadores da geração Sylake-X e Kaby Lake-X, e segundo informação não confirmadas pode fazer sua estreia na Computex 2017, evento que começa no final de maio, antecipando em 2 meses a data anterior de anúncio.

Mas não é somente a chegada das novas CPUs topo de linha que devem acontecer antes. A microarquitetura Coffe Lake, que era estimada para o começo de 2018, já tem possível lançamento esperado para agosto, de acordo com rumores recentes. Um indício dessa antecipação seria a compra de cinco máquinas para produção de chips com a tecnologia EUV (Extreme Ultraviolet Litography) com o objetivo de melhorar o volume de produção de seus futuros CPUs. A empresa teria investido US$ 100 milhões nessa nova aparelhagem.

O motivo dessa antecipação é o novo recurso presente em algumas das CPUs Coffe Lake. Esses processadores trarão opções com maior quantidade de núcleos, de acordo com rumores, aspecto em que atualmente a empresa está em desvantagem comparado aos modelos Ryzen, muitos equipados com seis ou oito núcleos e com SMT em todas as CPUs lançadas até o momento. No lado da Intel, os modelos Core para usuário domésticos em geral possuem no máximo quatro núcleos (exceções existem apenas nas linhas mais entusiastas) e alguns sem hyper-threading, colocando “o lado azul da força” em franca desvantagem em número de threads.

Apesar de muitos games não fazerem bom uso de uma quantidade massiva de threads, aplicativos de renderização e processamento intensos tiram bom proveito dessa característica. Considerando a longo prazo, com potenciais melhores otimizações dos softwares para múltiplos threads, também é interessante investir em um processador com mais núcleos físicos e lógicos.

Com as possíveis novas datas, veremos os Skylake-X sendo lançados em junho com três modelos de 140W, nas configurações com 6, 8 e 10 núcleos, enquanto o Kaby Lake-X traz um configuração curiosa: TDP de 112W e apenas quad-core. Para agosto se especula o lançamento de um Skylake-X com 12 núcleos, uma configuração que ainda não existe nessa linha da Intel.

O Coffe Lake será composto por processadores de 14nm Core i3, i5 e i7, inicialmente com modelos desbloqueados para overclock (linha K). Essas CPUs chegam junto com placas mãe da serie 300, inicialmente com modelos Z370 (e por esse motivo se leva a sério rumores sobre CPUs espalhados por fabricantes de placas-mãe).

Fonte: DigiTimes | Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções