Índice do Artigo

Xbox

Engenheiro da Microsoft explica por que Project Scorpio não usa uma CPU Ryzen

Uma das maiores expectativas para os entusiastas de hardware com o Project Scorpio era ver uma nova CPU customizada baseada na geração Ryzen de processadores AMD. Não foi o caso. A Microsoft acabou optando pela arquitetura anterior mesmo, conhecida como Jaguar, mexendo ainda mais no hardware para extrair a performance necessária para o “verdadeiro 4K” e o motivo pra isso não foge o esperado: tempo e dinheiro.

O Project Scorpio está sendo desenvolvido há anos. Possivelmente desde o lançamento do do Xbox One ou até mesmo antes, numa época em que nem se falava de Ryzen ainda. A Microsoft tem investido esse tempo todo numa customização profunda da plataforma Jaguar, tanto que na empresa a CPU nem é mais chamada por esse nome, de tanto que ela teria sido modificada. E todo esse trabalho foi feito em conjunto com a GPU, a Polaris, para que os dois componentes centrais da performance trabalhassem em perfeita harmonia com o software, extraindo o máximo possível do hardware. É o tipo de decisão que resultou na programação do DirectX 12 diretamente na GPU, por exemplo.

Assim, passar para o Ryzen significaria jogar trabalho fora, uma decisão desnecessária já que a Microsoft virtualmente construiu uma nova CPU própria. Além disso, não pode ser ignorada a questão econômica, já que uma nova geração de hardware significaria o encarecimento de um console que provavelmente já vai ser lançado por um valor que não vai ser dos mais acessíveis.

“No lado da CPU, nós ainda conseguiríamos chegar aos objetivos do design com as customizações que fizemos. No fim das contas, nós ainda somos um produto para o consumidos. Queremos atingir os preços em que os consumidores vão querer comprar isso. É uma questão de balancear as duas coisas.”
Kevin Gammill, gerente de grupo na plataforma central do Xbox

Fonte: Digital Foundry | Via: TweakTown

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções