Índice do Artigo

Explicamos tudo que você precisa saber sobre teclados na Escola de Hardware!

A Escola de Hardware segue no mundo dos periféricos e chega aos teclados. Como sempre, comentamos e explicamos as principais características e diferenças entre modelos para ajudar você, usuário, a escolher o que melhor vai atender suas necessidades.

Entre as características que comentamos no vídeo estão as seguintes:

Idioma e posicionamento das teclas

Os teclados não são iguais em todos os países do mundo. O posicionamento das teclas e mesmo os símbolos mudam dependendo do idioma porque o uso das letras varia muito em cada língua.

O modelo padrão brasileiro atualmente é o ABNT 2, que conta com uma tecla para o “Ç” e algumas mudanças de posicionamento de acentos, especialmente do til. Mas é interessante conhecer também o teclado em inglês porque não é incomum comprarmos periféricos ou notebooks importados, como mostramos no vídeo.

Teclas de macro e multimídia

Se até no mouse as empresas conseguem colocar mais botões, imagine no teclado que foi feito pra isso. Muitos teclados ainda voltados para o segmento casual já acompanham teclas multimídia para ajudar com atalhos assistindo a vídeos, ouvindo músicas ou navegando na internet, por exemplo.

Quando entramos no segmento gamer, começam a aparecer ainda mais teclas, principalmente os “macros”, para programar ações em seus jogos ou software. Há também teclas para trocar perfis instantaneamente que também são muito comum e mais uma infinidade de funções, que exemplificamos no vídeo.

Construção do teclado

É aqui que o assunto fica bem técnico. A maneira que o teclado é feito impacta, e muito, na sua usabilidade. Os mais comuns, atualmente, são os de membrana. Mas os modelos mecânicos são também muito populares, especialmente para usuários entusiastas e há também os chamados “scissor” ou “tesoura”, muito usados em notebooks e teclados de perfil baixo.

No vídeo explicamos melhor as diferenças, mas temos também um conteúdo anterior desmontando um teclado pra mostrar bem como é:

YouTube video

LED RGB

Como não poderia deixar de ser com os periféricos, tem também os LEDs RGB, as famosas pequenas lâmpadas que deixam tudo colorido. Este recurso é uma tendência cada vez mais presente no mundo dos computadores e tem umas diferenças a serem explicadas em relação aos teclados de membrana e mecânicos principalmente.

Até onde a moda RGB vai chegar?

Playlist da Escola de Hardware:

Episódio 1: Placas-mãe
Episódio 2: Processadores
Episódio 3: Memória RAM
Episódio 4: Placas de vídeo
Episódio 5: Armazenamento
Episódio 6: Resfriamento
Episódio 7: Fontes
Episódio 8: Gabinetes
Episódio 9: Montando um PC
Episódio 10: Eletricidade estática
Episódio 11: Reforço de processadores
Episódio 12: Mouses

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções