Índice do Artigo

Xbox

Project Scorpio possui sistema de resfriamento vapor chamber, utilizado na GTX 1080 Ti

Em parceria com o Digital Foundry, a Microsoft apresentou ontem as especificações do Project Scorpio, e um dos fatores que chamou a atenção foi a utilização do sistema de resfriamento vapor chambernormalmente utilizado em placas de vídeo topo de linha, como a GTX 1080 Ti.

O sistema de “câmara de vapor” utiliza um compartimento de cobre com água destilada e ionizada em seu interior, selado a vácuo. O chip do videogame troca calor com a água, que no processo aquece e evapora. Em seguida, o vapor é condensado e volta para o seu estado líquido, enquanto o calor é levado para fora do sistema pela ventoinha.

O resfriador de câmara de vapor é compacto e tem a capacidade de direcionar a onda de calor quando é enviada para fora do hardware. No caso da GTX 1080 Ti Founders Edition, o vapor chamber não mostrou tanta eficiência quanto o modelo das parcerias, que em geral direcionam o calor para o interior do gabinete, mas é uma solução mais interessante em sistemas mais compactos, como é o caso do Scorpio, que precisam direcionar o calor todo para fora.

YouTube video

O Digital Foundry não deu detalhes sobre o desempenho do sistema de câmara de vapor no Scorpio. Levando em conta seus uso em hardwares potentes no PC, o vapor chamber possivelmente dará conta de resfriar o console da Microsoft, que conseguiu rodar “Forza” em 4K a 60 FPS. Considerando que tanto CPU quanto GPU operam em altas frequências no Scorpio, a dissipação de calor será um elemento muito importante desse novo console.

Veja o comparativo inicial do Project Scorpio vs. XOne vs. PS4 Pro vs. PS4

De acordo com Leo Del Castillo, gestor geral do design de hardware Xbox, assim como outras partes do videogame, o sistema de resfriamento foi pensado e customizado especialmente para o videogame. “Cada parte foi desenhada especialmente para aplicação no console”.

Abaixo, você confere as especificações divulgadas do Project Scorpio. Mais informações sobre o videogame serão disponibilizadas na E3 2017, em junho.

Microsoft XBox One X

Microsoft XBox One X

Comparativo

Preço de Lançamento
Preço de Lançamento
US$499,00 07/11/2017
Preço Atualizado
Preço Atualizado
R$4.000,00 22/01/2018
Comprar

Especificações

CPU
CPU AMD customizada 8-Core @2,3GHz
GPU
GPU 40 unidades de computação Polaris (6TFLOPs)
Memória
Memória 12GB GDDR5 (9GB disponíveis para desenvolvedores)
Capacidade de armazenamento
Capacidade de armazenamento HDD de 1TB
Armazenamento adicional
Armazenamento adicional Compatível com HDD externo
Mídia
Mídia Blu-Ray 4K UHD
Controle
Controle Controle Xbox One
Display
Display
Conexões
Conexões 2x HDMI2.0b, 3x USB 3.0, IR, S/PDIF, Ethernet
Energia
Energia Fonte interna
Dimensões
Dimensões 300mm x 240mm x 60mm
Peso
Peso 3.8kg
Extra
Extra Xbox Play Anywhere, retrocompatibilidade

Via: Tweaktown

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções