As animações de “Mass Effect Andromeda” estão dando o que falar. Depois de diversos memes e muitas pessoas tentando explicar o que está acontecendo, um ex-funcionário da BioWare e atual animador da Naughty Dog se pronunciou sobre o caso. No Twitter, Jonathan Cooper, que atualmente está escrevendo um livro sobre animação em games, explicou o que pode ter acontecido para que os seres humanos do novo game da BioWare ficassem tão estranhos.
When you walk into a clothing store just to look at shit and the clerk sneaks up on you to ask if you need help pic.twitter.com/Eg5tLVdsJA
— Nibel (@Nibellion) 16 de março de 2017
Os maiores problemas de Mass Effect Andromeda não são técnicos
Antes de mais nada, o animador ressalta que atacar pessoas que trabalham na BioWare não vai ajudar a consertar o problema. “Nunca devemos julgar uma pessoa pela falha de um time”. Em seguida, Cooper entra nos aspectos técnicos da animação.
Animar um RPG gigante é diferente de animar um game linear
Para começar, ele explica que existem diferenças na animação de um RPG intergalático como Mass Effect e um jogo como “Uncharted 4”, onde tudo é mais linear e, consequentemente, fácil de evitar erros de animação. “Os RPGs oferecem um volume maior de conteúdo e, além disso, escolhas na história e jogabilidade. É uma troca entre qualidade e quantidade”.
Every encounter in Uncharted is unique & highly controlled because we create highly-authored 'wide' linear stories with bespoke animations.
— Jonathan Cooper (@GameAnim) 23 de março de 2017
Nesse momento, você deve estar pensando: “mas e The Witcher 3, que é imenso e ainda assim lindo?” Segundo Cooper, é possível fazer um RPG de qualidade de animação boa, mas para isso é necessário um controle de qualidade, o que possivelmente faltou em “Mass Effect Andromeda”.
De acordo com Cooper, quando o jogo possui uma grande quantidade de cenas e diálogos, as sequências de animação são pré-criadas por “designers, não animadores” e depois recebem atenção de acordo com a probabilidade do jogador vê-las. O animador exemplifica esse processo com “The Witcher 3” e “Dragon Age: Inquisition“.
Controle de qualidade foi o que possivelmente faltou em Andromeda
Segundo o ex-funcionário da BioWare, a empresa pode não ter tido tempo suficiente para revisar todas as cenas do game e colocou um algoritmo para fazer o trabalho. Por causa desse sistema de pré-criação e hieraquização automatizado, algumas partes da jogabilidade nem foram analisadas por humanos, o que gerou as caras de pastel e animações estranhas em diversos momentos.
Em suma, mesmo com cinco anos de desenvolvimento e três estúdios trabalhando em conjunto, a BioWare possivelmente não teve tempo para revisar todas as animações pré-renderizadas e automatizou esse processo, o que acabou precarizando os seres humanos do game.
“O que aprendemos é que Jogos AAA com grandes histórias não podem economizar com o controle de qualidade da animação e deixar o trabalho para uma solução automatizada”
– Jonathan Cooper, animador da Naughty Dog e ex-BioWare
A BioWare não resolveu os problemas na animação com o patch de Day One de “Mass Effect Andromeda”, mas já está trabalhando numa solução para isso. O game está disponível para PC, PS4 e Xbox One.
Confira nossa análise de Mass Effect Andromeda
Fonte: Jonathan Cooper | Via: VG247
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